ESTUDOS > Plano de Deus
Restauração dos relacionamentos consigo mesmo - parte 3
ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
“JESUS É O SENHOR”
Rua Aquidaban, 731 – Vl. Mendonça-   CEP 16015-100 – Fone:(018) 3624-2264– Araçatuba-SP
NA INTERNET:www.jesse.com.brEMAIL: jesse@jesse.com.br
                   CONTRIBUIÇÕES:  Bco. Itaú - agência 7158 / conta corrente00021-1
 
 
 
RESTAURAÇÃO DOS RELACIONAMENTOS
        
 II) RECONCILIANDO-SE  CONSIGO MESMO  ( parte 3 )
    
          Estudamos os sintomas que denunciam que necessitamos de ser tratados por Deus e de sermos curados por  Ele. Para passarmos à frente, é preciso estarmos convencidos de que o senhor nos ama e deseja que sejamos restaurados. Devemos tirar nossas resistências e deixar que o Espírito Santo nos conduza neste caminho de cura.
              È importante lembrar que a cura interior não é um passe de mágica, de forma que após uma oração já nos levantamos completamente mudados. A cura interior é alcançada passo a passo. Mesmo quando somos curados de um trauma antigo, temos que a partir daí aprendermos a viver sem aquele trauma, e sem as defesas que sempre tivemos por causa dele. A cura interior é percebida em nós, pela transformação que dia após dia, o Senhor vai fazendo conosco.  Temos o exemplo de Jacó, que até ser transformado  de  ¨usurpador¨  em ¨campeão com Deus¨, foi uma caminhada bem longa. Quando ele luta com o Senhor e recebe um novo nome, já recebeu a sua benção, mas vai ter que desenvolvê-la através dos tratamentos que Deus vai dando a ele ao longo de sua vida  (  Gn 32, 22-32 ).  Jacó era o que ele era e Israel era o que Deus tinha para que ele fosse. Jacó era o velho homem e Israel , o novo. Tudo se passou em ¨Peniel ¨ , que significa ¨face de Deus¨. As curas e principalmente as transformações de nossas vidas acontecem diante da ¨face de Deus¨, isto é, de um encontro pessoal com o Senhor. O primeiro encontro de Jacó com o Senhor, foi em  Betel, a ¨casa de Deus¨ ( Gn 28, 10-17 ). Foi um encontro mais distante, em sonhos. Entrar na casa de alguém já é um grande passo no sentido de ganharmos intimidade com esta pessoa , mas estarmos com ela face a face, num relacionamento, é muito mais profundo e de muito mais proximidade. Muitos de nós nos contentamos só com a experiência de Betel, isto é, a salvação, o entrar na igreja. Ficamos nos átrios, enquanto o Senhor nos chama para o Santo dos Santos. È aí que recebemos as grandes curas e transformações, na presença do Senhor. È impossível que alguém tenha uma experiência de estar face a face com Deus e continuar do mesmo jeito. Paulo teve sua mudança, a  partir da visão do Senhor Jesus, que de tão gloriosa lhe deixou cego. E ele não parou por aí, teve uma experiência ainda mais profunda, quando foi levado ao terceiro céu (2 Co 12, 1-4). Não devemos parar de buscar cada vez mais estar em intimidade e proximidade do Senhor, pois Ele é a fonte de cura e de tudo o mais que necessitamos.
              Muitas experiências de cura, acontecem em momentos de louvor e adoração a Deus, e só percebemos que fomos  curados, pela transformação que vai acontecendo conosco. Muitas vezes também, acontece em momentos de oração dos irmãos, que como no caso do paralítico, levam  a pessoa até  Jesus (Lc 5,17-26), pois às vezes a pessoa está tão paralisada  emocionalmente, que não consegue chegar mais próxima do Senhor, e aí é a vez da comunidade auxiliar, para que possa existir cura. A igreja, com seus ministérios é representada por aqueles homens que buscavam de todo jeito um meio de introduzir o paralítico até a presença de Jesus, e foi  por causa  da fé daqueles homens, que Jesus curou o enfermo. È interessante notar, que os homens o auxiliaram a chegar até Jesus, mas depois que o Senhor lhe deu a palavra de cura, coube a ele tomar a sua cama e partir para sua casa.
               
 
 
  Depois que o Senhor nos cura através de um ministério, ou de uma experiência com Ele, cabe a nós  tomarmos uma posição para andar de acordo com a cura recebida. Aí está  o mais importante no processo de cura;  aprender a viver de uma maneira diferente , compatível com a nova situação. Por exemplo, este homem agora que já andava, não podia mais viver dependente dos outros e sem trabalhar, tinha que procurar um emprego, começar a se cuidar sozinho , se virar.
              Quando o Senhor nos cura, temos que andar daí para frente, de maneira compatível com essa cura, isto é, toda cura tem que resultar em mudança de vida. Quem é curado de um trauma, tem que aprender a viver sem ele e sem as limitações emocionais que vinham dele. Por exemplo, uma pessoa que é curada de um trauma com seu pai, tem que aprender a se relacionar com o pai de uma maneira diferente, sem a mágoa sentida até a cura, e é neste processo de aprendizagem que levamos algum tempo e que acontecem as transformações de vida.
              Jacó,  quando passou pela experiência de Peniel, teve uma grande libertação, a ponto de ter seu nome mudado para Israel, mas dali em diante, teria que aprender a viver como  campeão de Deus  e não mais como usurpador.
              Que o Senhor nos conceda a graça de passarmos pela experiência de Peniel, mas mais ainda a graça de levarmos esta experiência para uma mudança de nossas vidas.
              OREMOS:Senhor de todo poder, nos apresentamos diante de Ti, com o coração quebrantado e desejoso de buscar uma nova experiência contigo, queremos experimentar Peniel, o Santo dos Santos. Enche-nos com Teu Santo Espírito, e que Ele nos conduza a Tua presença. Não queremos mais continuar como estamos, queremos mais, queremos a Tua vida  operando em nós! Tira de nosso coração toda resistência, toda barreira e as cadeias que nos paralisam e impedem de chegarmos diante de Ti, e ainda por misericórdia, levanta servos Teus para levarem os paralíticos do Teu povo, até a Tua face. Nos rendemos a Teus pés, em adoração e na confissão de que Tu és a fonte de vida, da qual dependemos totalmente e para sempre , amém.
 
              MAS EIS QUE TU ESTÁS AQUI, E NOS LIBERTAS DOS ERROS DEPLORÁVEIS, NOS CONFORTAS E NOS CONDUZES POR TEUS CAMINHOS, DIZENDO-NOS: CORREI, EU VOS SUSTENTAREI, E VOS CONDUZIREI ATÉ O FIM, E AÍ VOS HEI DE MANTER .
                                                       
                                                                     SANTO AGOSTINHO (conf., lv. VI)