ESTUDOS > Plano de Deus
Restauração dos relacionamentos consigo mesmo - parte 4
                                 ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
“JESUS É O SENHOR”
Rua Aquidaban, 731 – Vl. Mendonça-   CEP 16015-100 – Fone:(018) 3624-2264– Araçatuba-SP
NA INTERNET:www.jesse.com.brEMAIL: jesse@jesse.com.br
CONTRIBUIÇÕES:  Bco. Itaú - agência 7158 / conta corrente00021-1
 
 
RESTAURAÇÃO DOS RELACIONAMENTOS
 
                     
RECONCILIANDO-SE CONSIGO MESMO ( parte 4 )
 
              Espera, ó minha alma, espera. Ignoras o dia e a hora. Vigia cuidadosamente, tudo passa com rapidez, ainda que tua paciência torne duvidoso o que é certoe longo um tempo bem curto. Considera que quanto mais pelejares, mais provarás o amor que tens a teu Deus e mais te alegrarás um dia com teu Bem Amadoem  gozo e deleite que não pode ter fim.” 
                                                      S. Tereza de Jesus.
 
              “Não vos conformeis ao mundo presente, mas sede transformados pela renovação de vossa inteligência, para discernirdes qual é a vontade  de Deus, o que é bom, o que Lhe é agradável, o que é perfeito.” Rm . 12,2.   
             
              Agora que entendemos que Deus quer nos restaurar e que Ele sabe a melhor maneira de  fazê-lo, (portanto não precisamos temer nos entregar a Ele), e que sabemos também que a restauração é um processo longo que o Senhor levará até o fim de nossas vidas, podemos nos posicionar a fim de não nos conformar com este mundo, mas nos abrirmos para sermos transformados pelo Senhor .
              Reconciliar-se consigo passa por um processo de aceitação de si próprio, segundo a verdade que nos vem através de Jesus. À luz da nova  realidade que está em Cristo, passamos a discernir o que é bom, agradável e perfeito para Deus e acontece a nossa transformação .
              A nossa reconciliação está em Jesus (Rm 5,11b). É por meio Dele, em quem habita toda plenitude, que acontece a reconciliação. Reconciliar é restabelecer a paz entre (Novo Dicionário Aurélio ). Jesus estabelece primeiro a paz entre nós e Deus e depois a paz em relação a nós mesmos. Ele faz isto através do sangue (Col. 1,19-20), de sua cruz. É o perdão. O perdão é o instrumento da reconciliação, assim como o médico usa o bisturi para cortar o corpo e operar dentro dele, Jesus usa o perdão para fazer o sangue chegar até a ferida e curar a alma (Ef. 2, 14-17) . É aceitando a morte na cruz que obtemos a paz. Essa obra já foi realizada. A nova realidade que o Senhor nos declara, um “princípio eterno”, é que graças a morte de Jesus, estamos santos, irrepreensíveis, inatacáveis (Col. 1,21-22). Paulo ensina que é por meio da fé que resistimos  a todas as forças que tentam nos provar o contrário disto (Col. 1,23).
              A nossa realidade conforme o mundo (de conformidade , de tomar a forma dele), é de pessoas cheias de inseguranças, complexos e medos. É por sentirem-se inferiores que muitos se tornam agressivos, competidores tentando provar que são bons. É por insegurança que muitos são tímidos, indecisos, ciumentos, fracassados. Outros sofrem terrivelmente  com medos variados, que tornam-se verdadeiras prisões. Tudo isso vem de experiências dolorosas, carências, traumas, sofridos ao longo da vida e que vão deixando marcas que são como cordas que  amarram a vida emocional das pessoas.
              Esta realidade terrível mostrada pelo mundo faz com que as pessoas não se aceitem, não se gostem e em casos extremos se odeiem e até se castiguem; alguns chegam ao suicídio de tanto desespero. Alguém que não se goste não consegue fazer com que outros gostem dele, reforçando a baixa estima, levando a cada vez mais se afastar dos outros, ou mergulhar mais fundo em comportamentos defensivos. É um círculo vicioso: não se amar -> não ser amado -> amar-se menos ainda -> ser amado menos ainda.
              Em função de todos estes complexos e frustrações (que o inimigo não hesita em transformar em cadeias e nós, que amarram a vida espiritual e que às vezes culminam em possessões diabólicas), muitos chegam ao fundo do poço. Pessoas que cometeram vários abortos, que adulteraram, foram desonestas. Pessoas que foram abusadas sexualmente e que abusaram de outras. Pessoas que sofreram todo tipo de violência física e moral e outras que causaram violência a outrem.  Pessoas que  passaram fome, privações materiais e emocionais. Pessoas que foram muito humilhadas e passaram por situações vergonhosas. Pessoas que sofreram com preconceitos raciais, físicos, sociais e culturais. Pessoas que passaram por experiências traumáticas (acidentes, presenciaram atos violentos , etc.). Pessoas que sofreram perdas emocionais graves (morte de entes queridos, separação dos pais, separação do cônjuge ou namorado(a), etc.). Pessoas que foram adotadas e outras que não tiveram um lar. Pessoas que cometeram crimes e estiveram em prisões. Pessoas que não tiveram bons relacionamentos familiares (pais, cônjuge, filhos, irmãos, parentes) e sofreram rejeição.
              Pessoas que não se casaram e queriam tê-lo feito, e outras que casaram-se contra a vontade ou com parceiros que não amavam  realmente. Pessoas que tiveram relações homossexuais ou outros desvios na área sexual ( pedofilia, fetichismo, sadomasoquismo, prostituição, orgias, etc.). Pessoas que participaram de rituais satânicos, feitiçarias e macumbarias. Enfim todo tipo de sofrimentos que causam danos sérios à saúde emocional e psíquica.
              São inúmeras as situações que destroem ou não  deixam desenvolver uma situação de equilíbrio emocional e principalmente tiram a paz. Isto sem falar em pessoas que já nasceram sob a maldição de pactos feitos por seus ancestrais. Esta é a fôrma do mundo.  É como um bolo que sai com o formato da fôrma em que foi assado. O mundo jaz no maligno (1 Jo 5,19), portanto a fôrma do mundo produz malignidade. Aquele que se “conforma”  (toma a forma)  e aceita a realidade imposta pelo maligno, não pode ser transformado.
              Estas situações podem ser  causa , mas não podem ser motivo  para continuar a viver assim. Muitas pessoas vivem no passado, e fazem dele motivo  para serem infelizes no futuro. Incorporam “a fôrma” dada pelo maligno e não enxergam a nova realidade que nos vem pela cruz do calvário.
              A nossa transformação e cura vem pela “renovação da inteligência” (maneira de pensar , mentalidade). A medida que vamos conseguindo entender que somos novas criaturas (2 Co 5,17)  , que as coisas velhas já passaram e agora estamos em Cristo , e portanto  estamos justificados, santificados, regenerados e somos inatacáveis. O sangue de Jesus, através da cruz, é plenamente  suficiente para nos purificar de  TODO e qualquer  pecado (1 Jo 1,7b).
              Uma pessoa que se vê através da ótica do mundo, jamais se perdoará e aceitará. Mas uma pessoa que se vê conforme Jesus Cristo, entenderá que se Ele que é perfeito a perdoa, como ela não se perdoará? Entenderá que tudo o que ela fez no passado foi enterrado com o velho homem através da  sua morte na cruz. Qual o tribunal que julgará e prenderá um morto? Suas penas acabam com a morte.  A nossa condenação acaba com a nossa morte. Nós morremos com  Ele, fomos sepultados com Ele e ressuscitamos com Ele para uma nova vida (Rm 6,1-8.11) . Isso é maravilhoso! É uma tremenda revelação! Todos os seus erros do passado, pelos quais você merecia ser preso e condenado, são totalmente anulados! Aquilo de que você se envergonhava e culpava, já não existe mais pelo simples fato de que você morreu! No dia em que isto aconteceu, todas as suas condenações encerraram-se. Pecados como roubo, assassinato, aborto, ódio, desvios sexuais, vícios, etc., estão sepultados com Jesus! Não existem mais! Quando você se levanta com Jesus, levanta novinho em folha, tão limpo  como Jesus, pois é Dele que vem a sua santidade e justiça. Oh! Que benção! Ninguém pode nos condenar! Seria uma tolice que você se condenasse! É Deus quem o justifica (Rm 8,33-34 ).
              À medida que vamos entendendo estes “princípios eternos”, nosso entendimento se renova e podemos começar a discernir a vontade de Deus, o que é bom, perfeito e agradável.
              A nossa postura frente  às situações tem que mudar. Isso vem pela fé e não pelos  sentimentos. Não precisamos nos “sentir” novas criaturas, precisamos crer  que somos. Col. 2,23 nos ensina que resistimos pela fé. Não precisamos nos “sentir”  perdoados, precisamos crer que o fomos e viver de acordo com essa fé. Nós entramos na posse da herança do Senhor pela fé e não pelos sentimentos (Hb. 3, 19-4,3a  ; Rm 5,1-2;   2 Co 5,7). Pela fé tomamos posse da justificação, regeneração, santidade e da cura de todo o nosso ser. Cada um de nós tem que aprender a olhar para si próprio com os olhos de Deus. Quando olha para si mesmo, o que vê? Medite. Quando olha para o seu passado, o que vê? Medite. Agora pense em como o Senhor o vê. Quando olha para você, o Senhor vê um filho querido, por quem  entregou Seu unigênito para morrer em seu lugar. Ele vê alguém de muito valor, por quem ele pagou um preço altíssimo, o sangue de Jesus (Ap 5,9). Ele vê um filho justificado, santificado, regenerado. Ele vê a obra que Jesus fez em seu favor. Ele olha para você com olhos de misericórdia e ternura e se enternece, pois você é templo do Espírito Santo, um altar de adoração (1 Co 3,16).Ele olha para o seu passado e o que vê? Uma sepultura! Tudo o que era velho está morto e enterrado no mais profundo dos abismos (Hb 8,12).
              Com uma nova visão de si mesmo, pela fé podemos ter  uma nova postura: de filhos que desejam conhecer e fazer a vontade do Pai. Nós temos a promessa da unção que nos ensina todas as coisas (1 Jo 2,20.27). Com temor e tremor, em cada situação de nossas vidas, devemos parar um instante e  perguntar: -- “Senhor, qual a tua vontade para mim neste momento? Como posso serví-Lo nesta situação?” Aguarde, aquiete-se e ouça o que lhe diz o Espírito  e a Palavra de Deus.  Devemos aprender a agir assim em todas as circunstâncias, pois é treinando nas pequenas coisas que teremos fé para agir nas grandes . Lembre-se que o  que o Espírito nos fala nunca pode ir contra a Palavra de Deus e sempre traz paz. Se ouvirmos qualquer coisa contrária à Palavra, não é do Senhor (Gal. 1,8). Muitos se desviaram por acharem que estavam “ouvindo” a Deus. Temos que nos exercitar em buscar a vontade de Deus nas mínimas coisas , pois assim estaremos treinado para discernirmos nas grandes decisões. Por exemplo: Você tem que ir ao banco sem falta; chega lá e está uma fila enorme e você está com muita pressa. Normalmente  ficaria aborrecido, se lamentaria e às vezes até xingaria. Ao invés disso, pergunte ao Senhor: “Como posso fazer Tua vontade aqui e agora? O que Jesus faria no meu lugar?”  Pare e espere pela resposta.
              O Senhor poderia falar de muitas maneiras, talvez pedindo que orasse pelas pessoas da fila, talvez orientando-o melhor  sobre o que fazer com seu dinheiro, ou simplesmente levá-lo a louvar Seu nome e mudar assim aquele ambiente! Você com certeza deixaria de se aborrecer e ficaria mais feliz, pois a vontade de Deus sempre coincide com nossa felicidade. Outro exemplo: Suponhamos que seja seu aniversário e ficou ansioso, cheio de expectativas. Chega o dia e todos esquecem. Normalmente, ficaria deprimido, irritado e acabaria agredindo ou ferindo alguém por conta disso. Você ficaria infeliz e os outros ao seu redor também. Ao invés disso, faça as perguntas acima ao Senhor.
              Certamente o que Ele lhe orientaria seria totalmente diferente do que você faria e traria muito mais paz e alegria. Suponhamos que Ele lhe orientasse para perdoar os que esqueceram e se regozijar com eles, dizendo que esta é uma data importante  e que quer partilhá-la com aqueles que ama. Certamente o resultado seria outro! Você ficaria feliz e as pessoas com quem convive também.
              Uma mudança de visão traz mudança de atitude e transformação, não só em nós , mas nas pessoas ao nosso redor. Se estamos em paz , transmitimos paz e mudamos o ambiente. Isto é ser sal e luz!
              É preciso reconhecermos que é tempo  de nos deixarmos transformar. É tempo de deixarmos o passado para trás. Como  Paulo, deixar as coisas que para trás ficam e nos embaraçam, e prosseguir rumo ao alvo, assim seremos vencedores (Fp 3,13-14) ! Não há nada que nos embarace mais e não nos permita avançar do que viver no passado.
              Hoje o Senhor nos convida a mudarmos nossa visão de nós  mesmos. Recebermos Seu perdão e dar-nos o perdão. Jogar fora toda condenação e culpa que carregamos e assumir a condição de co-herdeiros com Cristo, tomando posse de todos os benefícios da cruz.
              Irmão(a), reconcilie-se com você agora! Perdoe-se! Aceite o fato de que é nova criatura! Comece com uma nova postura! Busque a vontade do Senhor em cada momento de sua vida! Ame a si mesmo! Não deixe o inimigo enganar-lhe com mentiras a seu respeito! O passado morreu! Cabe a você não desenterrá-lo e nem permitir que o inimigo faça isso! Quando vierem acusações ao seu coração, não aceite! Diga ao inimigo que essa pessoa que ele está acusando já morreu! Você é livre agora! Tome posse dessa liberdade que há em Cristo Jesus e seja um adorador, filho inculpável no meio de uma geração corrupta! (Fp 2,15) 
              Terminamos lembrando as sábias palavras de santo Agostinho:
              “Viver bem não é outra coisa senão amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e em toda forma de agir. Dedicar-lhe um amor integral ( pela temperança) que nenhum infortúnio poderá abalar
 (o que depende da fortaleza), que obedece exclusivamente a Ele (e nisto consiste a justiça) que vela para discernir todas as coisas com receio de deixar-se surpreender pelo ardil e pela mentira (e isto é prudência)”.
 
                        ORAÇÃO PARA RECONCILIAÇÃO CONSIGO MESMO
 
              Senhor querido! Me coloco na Tua presença para primeiro agradecer por todas as graças que me tens dado. Te agradeço por me teres feito nova criatura. Te agradeço por teres me lavado com o precioso sangue de Jesus e me purificado de todos os meus pecados. Te agradeço por teres trocado as minhas vestes sujas por vestes puras e alvas. Te agradeço por me teres tirado do império das  trevas e me transportado para o reino da luz. Te agradeço porque morri com Jesus na cruz do calvário e fui sepultada com Ele, enterrando assim todo o meu passado de trevas e pecados, e porque ressuscitei com Jesus e estou assentada com Ele nas alturas. Obrigada Senhor , porque ainda que eu passasse todos os minutos que me restam pela vida te agradecendo, não seria suficiente, de tão maravilhosa que é Tua salvação!
              Agora quero receber de Ti toda transformação necessária à minha nova vida; quero entregar-Te todas as minhas dificuldades e resistências e aceitar o Teu perdão pela fé. Quero também declarar diante dos céus e da terra, diante da igreja, dos anjos e da assembléia dos santos, que sou nova criatura. Concedo a mim mesma o perdão pelos meus erros do passado, e aceito a mim mesma do jeito que sou, como Jesus me aceita, e me coloco em submissão diante do Senhor para que Ele transforme o que for necessário em mim. Renuncio a todo complexo de inferioridade, todo medo e toda insegurança que há em mim, em nome de Jesus. Renuncio à autopiedade, à derrota, ao desânimo, ao engano e mentira. Renuncio às doenças físicas e emocionais. Renuncio ao orgulho, ao sentimento de culpa, à vergonha de mim mesma, de meu passado ou de minha família, em nome de Jesus.
              Recebo agora o amor restaurador do Senhor, aceito com gratidão minha vida, a família que o Senhor escolheu para que eu nascesse, o cônjuge que escolhi para formar uma nova família, os filhos que nasceram,
a profissão que tenho, enfim toda a vida que o Senhor tem me dado.              
              Espírito Santo vem selar este momento com Tua unção, restaura a visão de mim mesma, renova minha inteligência e meu entendimento para que eu seja transformada. Faz com que eu compreenda a vontade do Senhor para mim e a cumpra com alegria. Realiza em mim todos os propósitos que Tu tens, para honra e glória do nome do meu Senhor e Salvador Jesus Cristo.
                                                        Amém.