ESTUDOS > Plano de Deus
IGREJA PLANO
ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
                    “JESUS É O SENHOR”
Rua Aquidaban, 731 – Vl. Mendonça-   CEP 16015-100 – Fone:(018) 3624-2264– Araçatuba-SP
NA INTERNET:www.jesse.com.brEMAIL: jesse@jesse.com.br
                   CONTRIBUIÇÕES:  Bco. Itaú - agência 7158 / conta corrente00021-1
 
 
          O PLANO DE DEUS ATRAVÉS DOS SÉCULOS
 
A IGREJA DENTRO DO PLANO
 
Já estudamos o verbo encarnado de Deus, o Senhor Jesus, autor e consumador da nossa fé, que veio para resgatar sua "noiva", a igreja.  Estudamos a igreja, corpo de Cristo, una, santa, católica e apostólica, com seus sacramentos.  Também vimos as características desta igreja, sua submissão a Cristo e a vida em comunidade.
Vimos que antes da fundação de todas as coisas conhecidas, visíveis e invisíveis, Deus planejava uma companheira a altura de Seu Filho, para reinar com Ele pelos séculos dos séculos.  Toda a criação, a história e os acontecimentos ao longo dos milhões de anos desde a criação do mundo, estão caminhando para dar cumprimento a este  plano eterno de amor.
A doutrina da igreja nos ensina: "Então a igreja será consumada na glória celeste, quando chegar o tempo da restauração de todas as coisas, e com o gênero humano também o mundo todo, que está intimamente ligado ao homem e através dele atinge a sua finalidade, encontrará a sua restauração definitiva em Cristo"   LG 48.
Já sabemos que a igreja será gloriosa (Ef 5,27), vestida de linho fino (Ap 19,7-9), e que estamos sendo transformados de glória em glória, na imagem do Senhor (2Co 3, 18).  Isto é um fato.  Está acontecendo.  Ainda que não consigamos ver com nossos olhos carnais, sabemos pelos olhos da fé que o Espírito de Deus está agindo em sua igreja com poder inigualável, e nada poderá detê-lo em sua missão de torná-la "pura, sem mancha e irrepreensível". É maravilhoso sabermos que fazemos parte desta igreja, e portanto, somos herdeiros das promessas.  Só nos resta temer e tremer, mudando nossas vidas.  (2 Co 7, 1).
Ao concluirmos estas apreciações a respeito de nossa gloriosíssima posição no Plano Eterno de Deus, vamos estudar agora o importante lugar em que nos encontramos no andamento de seus propósitos.
Já vimos quem somos, e agora é preciso saber onde estamos neste glorioso plano.
Vamos meditar em At 3,19-2 1:
                                              O vs. 19 nos fala de conversão,
                                                                             O vs. 20 nos fala de refrigério pela volta de Jesus,
                                                                             O vs. 21 nos fala de restauração de tudo.
 
Sabemos que  conversão  é "mudar de rumo".  Sair do mundo, do paganismo e voltar para Deus.  Renunciar a toda prática do mal e a todo ato de vontade própria.  Compreende uma total submissão a Deus Pai, por meio de Jesus Cristo.
Refrigério é alívio, descanso, consolo. É como estar morrendo de sede no deserto sem forças para qualquer ação e de repente beber água.  Que alívio!  As forças são restauradas.  Há uma volta à vida.
E restauração? vejamos sua definição:
-          Hebraico: "restaurar alguma coisa que foi roubada, tomada por violência".
-          Grego: reconstruir, colocar algo de volta em ordem, retomar ao estado primitivo, restaurar a glória e poder completo que havia no estado original, separar, renovar".
-          Português: (Novo Dic.  Aurélio) - obter de novo a posse ou domínio de (coisa perdida).
   recuperar, reconstituir (força, vigor, energia).  Dar novo esplendor a.
                       
                        Espiritualmente, restauração é o retorno a uma posição ou condição inicial por meio da renovação ou restauração daquilo que foi tirado fora. Quando falamos de restauração, falamos de Deus restaurando todas as verdades que foram perdidas, restaurando tudo o que os profetas falaram e tudo o que a igreja descrita no livro de Atos tinha.