ESTUDOS > Jesse Criança 2015
2 Noé - a primeira aliança de Deus com os homens
    ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
Rua Aquidaban, 731 -  Vila Mendonça-  fone: (18) 3624-2264 - Araçatuba-SP
2015 – 2ª AULA – MARÇO – NOÉ E A PRIMEIRA ALIANÇA DE DEUS COM OS HOMENS
 
ALVO:Ensinar as crianças sobre a história de Noé, a arca e o dilúvio e mostrá-los que a primeira aliança que Deus fez com os homens foi através da vida de Noé.
 
PARA TIAS E TIOS:Gn 6, 1 - 28.
 
VERSÍCULO PARA DECORAR:“Vou estabelecer minha aliança convosco e com vossa descendência”(Gn9, 8b).
 
CANTO: - Erguei as mãos (Faixa 24)
               - A revolta dos bichos (Faixa 50)
 
SUGESTÃO: Utilizar fantoches para contar a história de Noé (vovô ou animais).
 
APRESENTAÇÃO DA AULA:Quem se lembra o que aprendemos na semana passada? Muito bem! Aprendemos um pouco sobre o tema da Campanha da Fraternidade desse ano! Vimos também que nós IGREJA precisamos servir os nossos irmãos que mais precisam, pois assim estaremos servindo à própria pessoa de Jesus!
Hoje vamos voltar a aprender mais sobre as histórias da bíblia. Quem se lembra da última história da bíblia que ouvimos? Muito bem! Aprendemos sobre a história do Jovem rico que queria seguir Jesus, mas por não querer ficar pobre, preferiu ficar com o dinheiro do que ficar próximo de Jesus.
Hoje vamos conhecer uma história bem legal que está lá no antigo testamento. É a história de Noé! Quem já ouviu falar da Arca de Noé? Isso mesmo!
Houve um tempo, muito depois da história de Caim e Abel, em que as pessoas que habitavam na terra começaram a fazer apenas coisas muito más, entristecendo o coração de Deus e fazendo com que Ele se arrependesse de ter criado o ser humano e todos os animais vivos. Imaginem, crianças, o que essas pessoas devem ter feito para deixar Deus tão nervoso assim! Deve ter sido coisas realmente muito feias, não é mesmo crianças?
Os homens já não se lembravam mais de que Deus os havia criado para o bem e que Ele amava muito a humanidade, mas viviam achando que não precisavam mais do amor de Deus e que eles podiam fazer o que eles queriam sem ficar se preocupando em agradar a Deus.
Mas, em meio a tantas pessoas pecadoras e malvadas, Deus encontrou um homem que tinha o coração muito bom! E era o único em toda humanidade que amava o Senhor com todo o coração e sempre procurava fazer boas obras para agradar o coração de Deus. Quem sabe o nome desse homem? Muito bem! Esse homem foi Noé!
Deus estava tão furioso com os outros homens que habitavam na terra, que tomou uma decisão muito séria. Ele disse: “Vou mandar uma chuva muito forte sobre a terra e as águas dessa chuva vão inundar tudo o que existe e acabar com todos os homens e animais que existem na terra”. Mas, como Deus sabia que Noé era um homem justo que o amava e fazia sempre o que o Senhor queria, pediu a ele que construísse uma arca para que lá ele pudesse se abrigar junto com toda família durante o dilúvio, assim a família de Noé ficaria protegida e não morreria. Além da família de Noé, Deus pediu a ele que colocasse dentro da arca um casal de cada espécie de animais: aves, répteis, animais domésticos e selvagens. Então Noé fez o que Deus pediu e quando todos já estavam dentro da arca, as portas se fecharam e a chuva começou a cair.
Nunca havia chovido tanto na terra como daquela vez, a quantidade de chuva era tanta que a arca logo começara a subir. Subiu tão alto que nem mais os picos das montanhas se podia ver. Então, tudo o que vivia na terra morreu: os animais, as plantas e todos os seres humanos.
Choveu durante 40 dias direto. Nem sequer por um minutinho a chuva parou de cair durante esse tempo. Então, depois que se passaram os 40 dias, Deus fez a chuva parar de cair, mas as águas começaram a baixar somente depois de 150 dias.
Enquanto as águas baixavam, Noé soltava uma pomba para ver se ela voltava com alguma coisa que mostrasse que a terra já estava sem água. Na primeira vez, Noé soltou a pomba, mas logo ela voltou sem nada. Na segunda vez, ele soltou a pomba novamente e ela voltou trazendo um galhinho de oliveira. Então Noé percebeu que as águas já estavam acabando de baixar. Na terceira vez que Noé soltou a pombinha ela não voltou mais, pois já havia encontrado um lugar para morar. Noé percebeu então que todos já podiam sair de dentro da arca e voltar a viver na terra.
Deus se arrependeu de ter mandado o dilúvio para destruir a vida na terra, por isso pediu a Noé e sua família que voltassem a povoar a terra para que uma nova humanidade fosse criada, um novo povo que vivesse de acordo com a vontade de Deus.
Deus prometeu a Noé que nunca mais mandaria um dilúvio para destruir a terra e como promessa, firmou uma aliança com ele e toda sua família. Aliança? Quem sabe o que é uma Aliança, crianças? A aliança é o símbolo de uma promessa feita entre duas ou mais pessoas. Semelhante a aliança que o marido e a esposa usam no dedo para mostrar que são casados, sabe?
E vocês sabem qual foi o símbolo que Deus criou para que os homens lembrassem dessa aliança? Deus criou o arco-íris para lembrar os homens da primeira aliança que Ele fizera com o homem.
Vocês sabiam disso, crianças? Todas as vezes que um arco-íris aparece no céu significa que Deus está querendo nos lembrar dessa primeira aliança que Ele fez conosco. Ele quer nos lembrar que nunca mais mandará um dilúvio para destruir a terra. Por isso, não precisamos ter medo da chuva, pois sabemos que logo ela passará.
Então, a partir de hoje, todas as vezes que olharmos para um arco-íris no céu, vamos lembrar que Deus firmou essa aliança conosco. Vamos lembrar que Ele nos ama muito e que sempre quer nos ver felizes, vivendo pertinho dele.
Vamos agradecer a Deus por essa maravilhosa aliança?
 
ORAÇÃO: Querido Deus, queremos lhe agradecer por ter firmado essa aliança conosco. Pedimos desculpa pelas vezes que não agimos bem. Que não agradamos o seu coração. Obrigado, Senhor, por sempre nos lembrar da aliança que o Senhor mesmo fez com a humanidade, pelo arco-íris que nos lembra do seu amor. Amém.
 
Atividade:-Os animais da arca.
 
O tio deverá providenciar cartões com os nomes ou figuras de vários bichos e distribuir aleatoriamente entre as crianças (é preciso informá-los que eles não podem revelar o bicho que pegaram para as outras crianças). Se possível, selecione um bicho para cada criança, mas se não der, forme duplas ou trios para que representem o mesmo animal.
Escolha uma única criança que deverá representar o Noé.
A brincadeira começa quando o tio mandar. Assim que o tio der o sinal as crianças que estão representando os animais deverão representá-los com os barulhos que cada animal faz (latir, coachar, piar, zunir e etc). A criança que estiver representando Noé deverá identificar quem é cada animal, ir até ele e chamá-lo pelo nome para entrar na arca (cachorro, entre na arca; elefante, entre na arca e etc). Caso o Noé fale o nome do bicho errado, a criança não deverá se mover do lugar e continuar com o barulho do animal.
A brincadeira termina apenas quando Noé conseguir colocar todos os animais dentro da arca.
 
 
- Colorir o desenho.