ESTUDOS > Jesse Criança 2015
4 Pentecostes e dom de línguas
    ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
Rua Aquidaban, 731 -  Vila Mendonça-  fone: (18) 3624-2264 - Araçatuba-SP
2015 – 4ª AULA – MARÇO – PENTECOSTES  E A RESTAURAÇÃO DAS LÍNGUAS
 
ALVO:Mostrar às crianças que, no Pentecostes, Deus quis restaurar a confusão que se iniciou em Babel e fez com que o povo falasse uma só língua. Comparar as diferenças entre Babel e Pentecostes.
 
PARA TIAS E TIOS:At 2, 1-11. I Cor 14, 39. I Cor 12,4.-11. Mc 16,17. At 19,6.
 
VERSÍCULO PARA DECORAR:“Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas” (At 2, 4a).
 
CANTO: - Passa fogo (Faixa 22);
                - Vem, vem, vem, Espírito Santo (Faixa 32).
 
 
APRESENTAÇÃO DA AULA:Vocês se lembram da aulinha passada? Muito bem! Falamos sobre a Torre de Babel. O que aconteceu mesmo nessa história? Isso mesmo, Deus confundiu a língua do povo, e cada um começou a falar uma língua diferente, ninguém se entendia.
A história que vamos ver hoje é totalmente o contrário da história da Torre de Babel.
Mas antes de começar a história, gostaria de perguntar pra vocês quantas línguas diferentes que existe no mundo vocês conhecem? Tem o Português, o Inglês, o Francês, o Alemão e um monte de outras línguas, não é mesmo crianças? E quais dessas línguas vocês conseguem entender e conversar com outras pessoas? É difícil mesmo, neh? Mas hoje vamos conhecer uma história fantástica em que os discípulos de Jesus falavam em línguas estranhas e todas as pessoas do mundo inteiro conseguiam entende-los por estarem ouvindo cada um em sua língua.
No dia de pentecostes (50 dias depois da Páscoa), os discípulos estavam todos reunidos em oração, em Jerusalém. De repente, veio um vento forte e apareceram chamas de fogo que pousaram sobre a cabeça de cada um. Então todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas. Quando o povo da cidade de Jerusalém ouviu o barulho deles falando, reuniram-se em torno deles. Haviam pessoas de vários países diferentes. Eles ficaram admirados, pois cada um conseguia ouvir na sua própria língua os discípulos falando sobre as maravilhas de Deus.
Algumas pessoas, no entanto, zombavam, dizendo que os discípulos estavam bêbados. Então, Pedro disse: “Meus amigos que moram em Jerusalém, essas pessoas não estão bêbadas, pois ainda são 9horas da manhã. O que está acontecendo é que Deus derramou o Seu Espírito Santo sobre todas as pessoas, como Jesus havia prometido”.
Foi assim que Deus mandou o presente que Jesus havia prometido aos apóstolos. E esse presente foi o Espírito Santo de Deus. O Espírito Santo traz harmonia e paz, e não confusão. E é o Espírito Santo que nos ajuda a termos um coração agradecido por tudo de bom que Deus faz. Também nos ajuda a termos um coração humilde, a não querer ser melhor do que ninguém.
As pessoas de Babel eram vazias do Espírito Santo, e onde não há Espírito Santo, há só confusão. Elas queriam ser melhores em tudo, queriam ter a melhor cidade, a maior torre, só para se tornarem grandes. Mas o Espírito Santo não habita em corações orgulhosos, que querem ser melhor que os outros.
Enquanto, em Babel, Deus confundiu a língua do povo para que ninguém se entendesse, no Pentecostes, Deus mandou o Espírito Santo e todos entendiam as maravilhas de Deus em sua própria língua. Não seria maravilhoso, crianças, se todos os povos do mundo falassem a mesma língua?? Poderíamos viajar para qualquer lugar e conseguiríamos nos comunicar.
Em Babel, ninguém era unido, cada um queria construir a torre a seu modo. Em Pentecostes, os discípulos estavam unidos.
Em Babel, Deus se entristeceu de ver que as pessoas queriam ser poderosas como Ele. Em Pentecostes, Deus se alegrou com os discípulos, porque eles estavam em oração.
Precisamos do Espírito Santo, crianças, para não vivermos como em Babel, querendo ser os melhores. Precisamos viver com Deus, deixando o Espírito Santo morar dentro de nós, para que sempre façamos o que é da vontade de Deus. Vocês querem viver em Babel ou querem viver o Pentecostes? Então vamos orar, pedindo para Deus nos dar o Espírito Santo!!
 
ORAÇÃO:Senhor Deus, queremos pedir neste dia de hoje que o Senhor envie sobre nós o Seu Espírito Santo para que possamos aprender a vivermos sempre juntos, com o coração repleto da sua presença e fazer tudo o que é agradável para Deus. Queremos viver a experiência do Pentecostes em nossa vida e sentir o seu Espírito Santo falando no meu coração. Amém!
 
 
Atividade:
 
- Cartaz: dividir uma cartolina ao meio.  Em uma metade escrever BABEL e na outra, PENTECOSTES. Em um envelope, colocar as palavras e frases abaixo. Dividir a turma em dois times. Cada time deverá ir pegando uma palavra ou frase no envelope e colando na cartolina a que corresponde aquela característica.
Confusão
Harmonia e paz
Orgulho
Humildade
Vazios do Espírito Santo
Cheios do Espírito Santo
Confusão de línguas
Todos entendiam em sua própria língua
Espalhou pessoas
Uniu pessoas
Divisão
União
Ganância
Oração
Querer ser como Deus
Viver com Deus
Deus ficou zangado
Deus ficou contente
Não fizeram a vontade de Deus
O Espírito Santo mostra a vontade de Deus
Não se importam com Deus
Falam sobre as maravilhas de Deus
 
 
- Colorir o desenho.