ESTUDOS > Plano de Deus
Frentes de Oposição / Mundo c
                        ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA           
                    “JESUS É O SENHOR”
Rua Aquidaban, 731 – Vl. Mendonça-   CEP 16015-100 – Fone:(018) 3624-2264– Araçatuba-SP
NA INTERNET:www.jesse.com.brEMAIL: jesse@jesse.com.br
                   CONTRIBUIÇÕES:  Bco. Itaú - agência 7158 / conta corrente00021-1
 
TRÊS FRENTES DE OPOSIÇÃO AO PLANO DE DEUS
 
 
1o.) Mundo (c)
 
Toda a minha esperança baseia-se na grandeza da tua misericórdia. Concede-me o que me ordenas, e ordena o que quiseres.”
                                                                                                          Santo Agostinho
 
3) Permanecer em Jesus- O terceiro ponto na Palavra que nos aponta a direção, é estarmos em comunhão constante com o Senhor.
            Jesus disse que estávamos no mundo, mas não éramos do mundo (Jo 15,19; 17,16), em sua oração, não pediu ao Pai para nos tirar do  mundo, mas para nos livrar do mal (Jo 17,15). Isto significa que Ele não quer que saiamos do mundo, que nos retiremos fisicamente, mas que o mundo não tenha poder maligno sobre nós. Jesus nos enviou para o mundo todo: E lhes disse: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.” (Mc 16,15).
            Sabemos que o ‘mundo’ e seu sistema são ‘a menina dos olhos de satanás’, pois é através dele que busca dominar os homens. Ele sabe que não vai conseguir desviar servos santos de Deus com pecados óbvios, por isso busca atraí-los e dominá-los através do mundo e seu sistema. Ao inimigo não importa que sejamos cristãos, ou religiosos, desde que estejamos dentro de seu sistema; o que ele não quer é que tenhamos uma vida de impacto, libertos de seu domínio e escravidão, pois o que traz autoridade, não é o que pregamos, ou o que profetizamos, ou as obras que temos, mas nossa posição em Cristo vivida com santidade.
            Não adianta subirmos ao alto de uma montanha, fugindo do mundo , pois ainda ali, o espírito deste mundo nos alcança. A separação física do mundo, na verdade, faz parte das “fábulas” as quais Paulo diz que devemos rejeitar (1 Tm 4, 7), como no budismo, por exemplo. A abstinência pura e simples, é mais um elemento do mundo (Cl 2, 20-21). Mt 11, 18-19, nos mostra que não adianta ‘fugir’ do mundo. João tinha um chamado específico, mas Jesus veio comendo e bebendo, mostrando que o cristianismo não se faz com regras ou obras, mas numa posição (Rm 14,17).
            O diabo tenta duas coisas: tirar o cristão do mundo ou subjugá-lo pelo sistema do mundo. Qualquer das posições é benéfica para ele, pois seria ótimo não ter cristãos verdadeiros e libertos nas escolas, nas repartições públicas, no comércio, etc. Somos chamados a ser missionários nestes campos. Você é um embaixador de Cristo, onde estiver (no trabalho, na família, na escola, no lazer, etc.); é por isso que não podemos viver como cristãos na igreja e como pessoas seculares fora da igreja. Tudo é espiritual, ou seja, tem valor espiritual no reino de Deus e será reivindicado por Cristo.
            A maior glória do Senhor e derrota de satanás, é estarmos no mundo, mas com todas as nossas esperanças, interesses, sonhos, fora do mundo!
            Como então podemos estar no mundo, mas livres do  poder do  mundo? De tão difícil e impossível que é para nós (e quem já tentou escapar do mundo sabe o quanto ama e é atraído pelo mundo), Jesus tornou simples! É uma posição e pronto! Estar em Cristo e acabou (2 Co 5,17).
            A nossa posição em Cristo, ‘abre os olhos do nosso entendimento’ (EF 1, 17-18), de forma que ‘enxergamos’ que este mundo está julgado e condenado (Ap 18,2) e portanto não há futuro para ele.
            Quem compraria um imóvel que está condenado a ser derrubado? Quem investiria numa firma que decretou falência? Pois a condenação do mundo já está decretada, portanto, os cristãos, usam das coisas deste mundo, mas com a compreensão de que este mundo está condenado e, portanto não tem mais poder sobre nós. Como Paulo, quando diz aos cristãos em 1 Co 7, que ‘vivam como se não tivessem’! Este é o modo cristão de lidar com o mundo: não é tirar as coisas ou abster-se delas, mas livrar o seu coração do seu domínio. A esposa ou marido, não é retirado, mas ambos tornam-se livres do domínio deste afeto; o problema não é retirado, mas sua vida não é mais controlada por ele; na verdade continuamos a possuir e usar das coisas deste mundo, mas já não somos dominados por estas coisas, de forma que tendo ou não quaisquer destas coisas, estamos felizes e gratos ao Senhor (Fp 4, 11-13). Eis o grande segredo: ‘TUDO  posso NAQUELE      que me fortalece. Se tenho marido sou grata, se não tenho sou grata igualmente. Se tenho casa, carro, emprego, sou grata, se não tenho, sou grata igualmente, pois “EM TUDO DAI GRAÇAS!” (1 Tes 5,18). O que importa é que possamos deixar QUALQUER coisa que possuamos sem qualquer tristeza ou lamentação. Se guardo algo é porque o Senhor me falou ao coração; se me desfaço de algo é porque o Senhor também me falou! Não é porque amo alguma coisa que a conservo, de forma que posso deixá-la quando o  Senhor me pedir. Isto é SER LIVRE E DESPRENDIDO!
            Muitos estão sofrendo, se lamentando, até deixando a fé, por terem perdido algo que amavam: um ente querido, um emprego, dinheiro, posição social, saúde, um cargo, uma decepção com alguém da igreja, etc. O sofrimento com a perda destas coisas está na mesma medida do seu apego a elas.
            Voltamos então ao grande segredo desta vitória: estarmos e permanecermos em Cristo! Se Deus nos colocou EM Cristo e Cristo está fora do mundo, então também estamos (Cl 1,13)! Se Cristo venceu o mundo, nós também vencemos nEle (Jo 16,33)! Estar em Cristo significa exatamente isto: estar onde Cristo está! Se Ele está assentado nos céus, também nós e é por isso que não mais pertencemos a este mundo, porque já somos do outro! Você já tinha imaginado que é uma criatura de ‘outro  mundo’? É por isso que as coisas neste mundo são tão difíceis para nós.             Parece que para os que não são cristãos tudo vai bem e para nós as coisas se complicam! Mas a explicação está aí: é difícil porque não pertencemos a este mundo!
            Não existem regras para o uso das coisas deste mundo, pois senão seríamos escravos e não filhos livres. O limite nos é dado pela vida de Cristo em nós. É o Espírito Santo quem nos mostra com seu toque suave quando estamos passando dos limites seguros e estamos tocando o mundo de uma forma que não devíamos. Precisamos pois, ouvir a voz do Senhor, o seu toque, o seu testemunho dentro de nós, a unção que temos por direito na nova aliança (1 Jo 2, 20.27). É o Senhor quem vai nos mostrar, através da Palavra, do testemunho interior, da palavra de um irmão, de uma tristeza interior que a gente não sabe porque está sentindo, que de alguma forma estamos passando os limites.
            Por fim, sabendo que Jesus é o nosso grande mestre, e que somos chamados a ser a reprodução de seu caráter e ministério sobre a Terra, terminamos com as palavras de João em 1 Jo 2, 5-6:
 
“Mas naquele que lhe guarda a palavra, o amor de Deus é verdadeiramente perfeito. É assim que sabemos estarmos nele.  Quem diz que permanece nele, deve também viver como ele viveu.”
 
 
                                                                                                                                 16/06/03