ESTUDOS > Armas Espirituais
As Armas Espirituais - parte 5

ARMAS ESPIRITUAIS ( parte 5 )


" Ensinar alguém para levá-lo à fé é a tarefa de cada pregador e até de cada crente."
S. Tomás de Aquino


"...e calçado os pés com a preparação do evangelho da paz, (ef 6,15)
Os antigos soldados, protegiam os pés com o "knemides" (grego), isto é, as "grevas", que era a parte da armadura que cobria a perna, do joelho ao pé. Os pés são a base sobre a qual se firma o restante do corpo. Existem algumas lutas corporais cuja estratégia está em derrubar o oponente tirando o seu pé de apoio; uma vez sem esta base firme que são os pés, o corpo logo cai e fica fácil cair sobre o adversário para imobilizá-lo e derrotá-lo. Uma pessoa caída ao chão fica frágil e sem muitas chances de defesa. Todo lutador que cai, sabe que precisa levantar-se para ter alguma chance de vitória. 
Começamos a entender agora a importância de se proteger os pés, e deles estarem firmes sobre o solo, para sustentar o corpo durante todo o combate.
E como seria esta proteção para nós? A Palavra fala de calçar os pés com a preparação do evangelho da paz. Esta palavra é uma tradução do grego "etoimasia", que significa "estado de preparação", isto é, estar preparado para pregar o evangelho em qualquer situação (2 Tm 4,2). Para estar pronto, preparado, necessita de todo um trabalho anterior de preparação. Um lutador para estar pronto para a luta, necessita de treinamento, instrução sobre como lutar, exercícios de fortalecimento muscular, enfim tudo que possa prepará-lo para vencer a luta. Cada um de nós deve buscar esta preparação. Quantos de nós já leram a bíblia toda pelo menos uma vez? Quantos a lêem diariamente e meditam sobre ela? Quantos estudam a fundo os livros da bíblia? Quantos participam do "treinamento" que lhes é oferecido, estando presente em todas as reuniões de estudo, e mais ainda, relêem os estudos que já tiveram, estudando-os em casa? Quantos procuram "viver" aquilo que aprendem? Quantos lêem livros sobre assuntos espirituais? Quantos se oferecem para pregar a Palavra em seu grupo? Quantos preparam-se espiritualmente antes de pregar? Quantos têm o hábito de conversar sobre a Palavra de Deus, seguindo a ordem de Ef 5,19? Por aí, começamos a perceber o porquê da dificuldade em se pregar o evangelho. Quantos de nós não estão sendo feridos, às vezes até de morte, porque estão caídos, devido à ferimentos nos pés? Sem uma boa preparação, não vamos conseguir partir para outras áreas de ataque. Se o pé não nos manter eretos, como poderemos lutar? Está claro que se não nos prepararmos para a pregação do evangelho, não nos manteremos de pé, e isso significa preparação contínua. Ninguém sabe tanto que possa parar de se preparar (I Co 10,1).
Algumas traduções trazem este termo como "prontidão" para anunciar o evangelho da paz. Este termo traz o sentido daquele que atende rapidamente ao chamado. Já está preparado e não tem preguiça, nem desculpas para responder à convocação. Tomemos o exemplo das dez virgens ( Mt 25,1-13), em que cinco estavam "prontas" e cinco preguiçosas deixaram para preparar-se quando já era tarde demais. Quantos de nós podemos dizer que somos como as cinco prudentes, que estão vigiando, constantemente em preparação, prontas a sair com o noivo quando Ele chamar? Quantos de nós estamos como as cinco tolas, que acham que o noivo tarda ( com as promessas, respostas de oração, chamados, etc.), e acabam desistindo, deixam o grupo, ou faltam achando que não são importantes, que não têm nada à fazer ali. É interessante notar que o Senhor sempre chama aqueles que já estão trabalhando. Os apóstolos, os profetas, todos estavam em algum trabalho, antes de serem chamados para o ministério. Muitos acham que estão há muito tempo no grupo e não estão fazendo nada. Será que estão prontos? Diz o Senhor que "quem é fiel no pouco, é fiel no muito" (Lc 16,10); se não somos fiéis em freqüentar assiduamente, ler a palavra e orar, como podemos esperar ser chamados para grandes trabalhos? Quantos de nós não estamos dando "desculpas" para Jesus quando Ele nos chama, como fizeram aqueles que queriam cuidar primeiro dos seus interesses (Lc 9, 59,60)? Quantas vezes o Senhor já nos chamou e dissemos que primeiro tínhamos que cuidar do casamento, dos filhos, do emprego , do estudo, do lazer, etc.?
Estas atitudes não são de quem está de "prontidão". Um exército em prontidão, permanece vestido, armado, em vigilância, e ao menor sinal sai para a luta. Talvez por isso tenhamos tantos feridos, tantos caídos, tantas baixas em nosso exército. Quando o inimigo vem, não estamos prontos para a defesa e para a luta. Quando a tribulação vem, aí é que vamos correr para orar, para buscar o Senhor, mas será que para muitos já não é tarde?
O trecho de Isaías 52,7, que diz: "Quão formosos são sobre os montes os pés do que anuncia boas novas, que proclama a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião : Teu Deus reina!" É interessante que não são os lábios que são formosos (afinal é deles que sai a Palavra), mas os pés... São eles que estão prontos a sair, que estão preparados e que andam levando a mensagem. Somente onde o pé chega, a boca pode chegar e anunciar! Que alegria quando chega alguém trazendo uma boa notícia, uma palavra de paz, uma coisa boa, uma Palavra de salvação para os que a escutam! Será que onde vamos, é isso que levamos ? Será que nossos pés estão formosos?
Amados, que este estudo nos leve a refletir e voltar para o Senhor. Nos leve a buscar esta preparação com zelo e a prontidão para atender ao chamado do Senhor. Vamos nos arrepender de toda desculpa esfarrapada que demos a nós mesmos para não atender prontamente ao chamado do Senhor e voltemos para Ele enquanto é tempo! Coloquemos nosso exército em prontidão! Vamos nos submeter ao treinamento do senhor até que Ele (não nós), ache que possa nos enviar. Vamos esperar com paciência a resposta a nossos pedidos, para não acontecer que achando que Ele tarda, sejamos como as virgens tolas!
VAMOS ANUNCIAR O EVANGELHO DA PAZ "A TEMPO E FORA DE TEMPO"!