ESTUDOS > Estudos Diversos
Apostila de Louvor

"O LOUVOR ATRAVÉS DA MÚSICA"

I - O QUE É LOUVAR?

Louvar é elogiar, e louvar a Deus é elogiá-lo pelos seus feitos. A Palavra de Deus cita inúmeras vezes a palavra LOUVOR. Todo aquele que louva ao Senhor tributa-lhe a glória que lhe é devida e a Palavra de Deus diz que Deus criou o homem para o louvor da Sua glória.(Ef 1, 12), ou seja, nós nascemos para louvar ao Senhor.

No salmo 22, 3 está escrito que "Deus está entronizado entre os louvores de Israel". Israel era o povo escolhido de Deus no Antigo Testamento; mas hoje, através de Jesus, todo homem que Nele crer faz parte do povo de Deus, o Israel espiritual, a Igreja. Então, nós como Igreja temos o privilégio de fazermos um trono de louvores ao Senhor? Sim, mas não só nós. No salmo 148 está escrito:

vs. 1 - "louvai ao Senhor nas alturas" (Quem está louvando nas alturas?)

vs. 2 - "...todos os seus anjos..."

vs. 3 - "...louvai-o sol e lua... e estrelas..."

vs. 4 - "...os céus ... as nuvens ..."

Tudo que está nos céus também foi criado para louvar ao Senhor em perfeita harmonia com tudo que está na terra:

vs. 11 - "Reis da terra e todos os povos ..."

vs. 12 - "... jovens, crianças e velhos ..."

Salmo 150, 6 - "Todo ser que respira, louve ao Senhor ..."

Todas as coisas, céus, terra, natureza e homem; tudo foi criado para o louvor do Senhor. E o louvor cântico, a música, tem um papel muito importante em toda esta expressão do louvor ao Senhor. Em Hb 2, 12 está escrito: "Anunciarei Teu nome a meus irmãos, CANTAR-TE-EI louvores no meio da congregação". Este trecho fala de Jesus. Quando cantamos louvores ao Senhor, Jesus canta conosco, e nós homens, céus, e terra, anjos e JESUS formamos um grande coral para glorificar ao Senhor. Hoje quem está conosco na terra é o Espirito Santo e quando cantamos louvores ao Senhor Ele usa as nossas vozes e instrumentos; por isso a necessidade do nosso aperfeiçoamento nos instrumentos, nas vozes, nos cantos, no ministrar e no conhecimento do Senhor.

O louvor está associado ao canto inúmeras vezes na Palavra de Deus; porque o louvor é uma expressão do nosso corpo daquilo que temos no nosso coração. O salmo 34, 1 diz: "Louvarei ao Senhor em todo o tempo. O seu louvor estará continuamente em minha BOCA". Quem tem o coração cheio de louvor ao Senhor tem necessidade de expressar não só com sua boca, mas com todo o seu corpo o que sente. Foi o que aconteceu com Miriã quando os filhos de Israel milagrosamente passaram pelo mar Vermelho; tamanha foi a sua alegria e o desejo de glorificar ao Senhor pelo seu grande feito, que tomou um instrumento e saiu tocando, cantando e dançando louvores ao Senhor e as mulheres saíram cantando e dançando com ela (Ex 15, 20-22). Isto era simplesmente a expressão do louvor através do corpo. Por isso é que se pode e é bom louvar ao Senhor, não só com cânticos, mas com palmas: o salmo 47, 1 diz: "Aplaudi com as mãos todos os povos"; com danças: o salmo 150, 4 diz: "louvai-o com adufes e com danças", e Davi, em II Sm 6, 14-15 dançou de gozo e alegria diante da arca do Senhor. E Davi era o Rei de Israel...; com instrumentos: o salmo 150 cita vários tipos de instrumentos, de corda, de sopro, de percussão, que podem se usados no louvor.

É importante não esquecer que toda expressão corporal do louvor provém de um coração cheio do Senhor, e é algo muito espiritual; não pode ser simplesmente algo mecânico ou para imitar os outros. Isto todas as pessoas fazem quando ouvem uma música popular, quando dançam para divertir-se, etc.., e isto não é louvor ao Senhor. O louvor é algo santo na presença de Deus. Aqueles que o louvam devem continuamente procurar a santificação, a purificação de suas vidas para oferecem ao Senhor um louvor digno da Sua glória e poder.


II - O SERVIÇO DO LOUVOR

Para estar no serviço do louvor ao Senhor não é preciso ser diplomado em nenhuma escola superior de música, ou de canto, ou ser um maestro, mas é preciso sim, um coração disposto para servir ao Senhor e aos irmãos. É preciso ter desejo de se aprimorar e crescer na presença de Deus, e, se tocar um instrumento já é um grande passo. Existem pessoas que tem um chamado especial para o louvor, que são vocacionadas, e, dentro desta vocação talvez já tenham um talento especial para a música, seja no tocar ou cantar, mas no corpo de Cristo há lugar para todos, e principalmente, há necessidade de todos; cada um no seu papel procurando desenpenha-lo bem contribuirá para a edificação do corpo de Cristo. Em uma orquestra todos tocam algum instrumento; mas há aqueles que "parecem" mais importantes. O primeiro violino fica lá na frente, bem "aparecido" com aquele som lindo. Realmente é muito bonito. Mas se não tivesse aquele triângulozinho, aparentemente insignificante, que fizesse aquele "plim" só uma vez lá no final da música a orquestra não seria completa. Todos são importantes. Todo serviço é importante no corpo e no serviço da música, mais especificamente, todos são importantes.

O serviço do louvor existe para agradar a Deus e para edificação dos irmãos; para trazer a presença de Deus e para apresentar os irmãos diante de Deus; para criar ambiente a fim de que a glória de Deus se manifeste (com libertação, cura, conversão, vidas para o Senhor, etc..) e para fazer fluir o louvor e a adoração no meio do povo de Deus. É um trabalho muito sério, de muita responsabilidade e não é possível realizá-lo sem um compromisso particular com o Senhor. Isto é o que é mais importante. Não os talentos ou o conhecimento musical, mas o compromisso com o Senhor. (Não ache que isto não é para você ou que você é um "peixe fora d’água". Jesus te aceita e te ama profundamente e se você se dispuser e permitir Ele vai trabalhar no seu coração).

Este serviço deve ser uma resposta de amor ao Senhor que nos amou primeiro. Por isso é com amor que devemos abraçar este serviço, com disposição e muita alegria; a mesma alegria que moveu os corações dos cantores e músicos que Davi constituiu na casa de Deus, como está escrito em I Cr 15:16: "E disse Davi aos príncipes dos levitas que constituíssem a seus irmãos, os cantores, com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, para que se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria". (Para conhecer melhor como foi constituído o louvor na casa de Deus no Antigo Testamento você pode ler os seguintes trechos: I Cr capítulos 15, 16, 17 e 25 e II Cr capítulos 5 e 7).


III - OS INSTRUMENTOS

Os instrumentos são de muita importância no louvor ao Senhor. A Bíblia nos diz em I Cr 23:5 que Davi fez 4.000 instrumentos para louvar a Deus. É importante que haja vários instrumentos e diversos tipos: de cordas, de percussão, etc.. (ver salmo 150).

É bom para o louvor a Deus que haja uma equipe de música que saiba usar bem os seus instrumentos, pois para o Senhor devemos oferecer o melhor, e no tocar o instrumento também. Mas não basta isto. Tocar bem um instrumento é uma parte. A outra parte, que é fundamental, é aprender a tocar no espírito, é ministrar a Deus com seu instrumento (vamos ver este assunto à parte).

Os instrumentos devem ser tocados com técnica e espiritualidade:

A) - A TÉCNICA - É preciso estar sempre se aprimorando no seu instrumento. Procurando aprender mais, treinar com dedicação para tocar bem o seu instrumento. Davi, que é um exemplo de músico para nós, tocava bem, segundo a Bíblia (I Sm 16:18a). E se você quiser e puder é bom até que se aprenda mais de um instrumento; desde que você possa tocar bem todos eles. É melhor que se toque um muito bem, do que vários muito mal. Agora se você acha que nem mesmo o seu instrumento sabe tocar, esqueça-se disto. Você está na presença do Senhor e se você quiser e pedir a Ele, vai ser abençoado com certeza. O importante é dedicar-se e o Senhor pode abençoar aquele que se dedica às Suas coisas, e você vai aprender rapidamente. Por que tocar bem? Porque o Senhor se agrada disso s a Sua Palavra diz no Sl 33:3- "Entoai-lhe novo cântico, tocai com arte (tocai bem) e com júbilo".

B) - A ESPIRITUALIDADE - Tocar uma melodia no louvor ao Senhor é muito diferente e é muito mais do que tocar uma música popular ou até uma erudita. Estas músicas atingem corpo e alma (emoção), mas a música de louvor ao Senhor atinge corpo, alma e espírito. Por isso não se toca simplesmente, mas toca-se com o espírito voltado para o Senhor e tendo no coração o desejo de que o Senhor seja glorificado. Assim a melodia mais simples será belíssima e tocará não só no seu espírito como no das pessoas que louvam com você.

É importante lembrar que o aprimoramento tanto espiritual quanto técnico é para que o Senhor seja exaltado e não para que a equipe seja elogiada. Se a equipe recebe elogios, ótimo; é sinal que há dedicação e que o Senhor está abençoando a equipe e se agradando dela.


IV - OS CANTORES

A Palavra de Deus diz no Salmo 98:5 que devemos "cantar com instrumentos e com voz de canto". Como devemos fazer o melhor para o Senhor, devemos também cantar bem, procurar aprimorar o nosso canto.

No antigo testamento, Davi separou músicos e cantores para louvarem ao Senhor. Só cantores eram 288 e todos mestres, conforme II Cr 25:7 ("o número deles, juntamente com seus irmãos instruídos no canto do Senhor, todos eles mestres, eram 288"), e além disto havia um cantor, Quenanias, que tinha o encargo de dirigir o canto e era entendido nisso, como está escrito em i Cr 15:22 ("Quenanias, chefe dos levitas músicos, tinha o encargo de dirigir o canto, porque era entendido nisso"). Percebe-se que havia muito critério, disciplina e dedicação tanto no tocar como no cantar. Por isso devemos sempre nos aprimorar mais, cantarmos bastante, treinar a nossa voz; não ter medo de cantar. Muitos músicos tocam bem, mas tem medo de cantar. Não é preciso ter a melhor voz; mas, se formos nos afinando com os instrumentos, treinando a nossa voz e não tivermos receio, porque o Senhor é conosco, e é para Ele o louvor, certamente cresceremos também no canto. Tudo o que fizermos para melhorar nosso canto será bom.

Outra coisa muito importante no canto é o uso de recursos, arranjos de vozes (primeira, segunda). Não devemos ter receio nenhum de usar estes recursos, pois só farão com que criemos um ambiente mais espiritual e de mais comunhão com o Senhor. Os cantores de Davi também usavam recursos, embora em II Cr 5:13, quando a arca foi trazida ao templo está escrito que cantavam em uníssono, ou seja, a uma só voz; nos Salmos vemos que Davi encaminhava as letras aos mestres de canto, pedia que o cântico tivesse arranjos, inclusive especificando os instrumentos, como por exemplo: no Salmo 6: "Ao mestre de canto, com instrumentos de corda. Em tom de oitava. Salmo de Davi; ou no Salmo 46: "Ao mestre de canto, em voz de soprano (Salmo dos filhos de Coré)". Por isso podemos cantar com uma só voz, como podemos cantar com mais vozes. O uso de recursos só vai enriquecer o louvor ao Senhor.


 

V - AS MÚSICAS

Existem muitas músicas para louvar ao Senhor. Devemos estar sempre procurando aprender músicas novas (renovar nosso repertório). Isto é muito importante. Existem músicas para todas as circunstâncias: de alegria, de tristeza, de tribulação, de júbilo, de louvor, de adoração, de comunhão com os irmãos, etc... Se você ler os Salmos vai ver que no Antigo Testamento existia todos os tipos de cânticos pois os salmos eram os cânticos daqueles dias. Hoje, muitas músicas que cantamos são Salmos musicados, e alguns mais conhecidos tem vários tipos de melodias.

Apesar de ser bom e importante saber várias músicas é fundamental que saiba bem as músicas - letra e melodia. Por isso é melhor que se saiba bem poucas músicas do que muitas de qualquer jeito. Não só a letra e a melodia, mas o tom (para quem toca o instrumento), a marcação (para violões) ou a partitura (teclados e sopros) e ritmo (para percussão), etc... É muito desagradável quando nos dispomos a tocar uma música em uma reunião e não sabemos algum desses itens (letra, melodia, marcação, etc...) É melhor que sejamos humildes e peçamos para trocar por outra que conhecemos. Isto não quer dizer que você deva se acomodar e tocar só aquelas que você sabe. É preciso estar sempre se atualizando. Hoje o Senhor tem abençoado servos que tem composto músicas lindas e com muitos recursos que nos ajudam muito no louvor ao Senhor.

IMPORTANTE: Pior do que cantar uma música que não se sabe bem é ensina-la a um grupo de pessoas (seja pequeno ou grande) e ensiná-la errado. Devemos respeitar a música como foi composta originalmente, porque foi dada pelo Senhor.

Num outro aspecto é importante você balancear seu conhecimento de músicas. Se você sabe várias não tem problema; mas se você está começando agora, vá devagarinho, aprenda uma de louvor, outra de adoração; uma mais rápida, outra para início de reunião, outra para final, etc ... Existem músicas que servem para grupos de evangelização (abertos), outras não; outras para missa, e assim por diante. E existem músicas para várias situações. É bom que se aprenda um pouco de cada, na medida do possível, sem pressa, porque o mais importante é saber bem a música; e o que agrada ao Senhor é uma música cantada de todo o coração, no espírito, mesmo que seja sempre a mesma. De nada serve muitas músicas se não for no espírito. Mas, se assim for, então será agradável ao Senhor.


VI - O CONJUNTO

Existe uma grande diferença no ministrarmos louvor sozinhos em uma reunião de quando ministramos louvor em equipe. Quando você está sozinho para tocar o instrumento deve fazê-lo com firmeza e segurança. Faça com a certeza de que o Senhor é com você. Quando o Senhor deu a Josué a tarefa de entrar com os filhos de Israel na terra de Canaã Ele disse: "Não te mandei Eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares"(Js 1:9). Deus quando dá um serviço a alguém Ele prepara, cuida e vai a frente. Se você abraçou este serviço com amor, não será diferente de Josué; o Senhor estará a sua frente com você. Por isso você deve começar o canto com firmeza, com voz alta, para que todos possam acompanhá-lo. De preferência não faça segunda voz; somente faça se houver outra pessoa "puxando" o canto com você. E se você errar? Isto vai acontecer e muitas vezes. Volte atrás, reconheça seu erro, comece de novo. Você estará entre irmãos e o Senhor dá muitos espaços para os nossos erros e o povo não deixará de ser abençoado, tenha certeza!

Na condição de tocar sozinho, tecnicamente, é você e o instrumento que devem estar em harmonia, e espiritualmente, você e o Espírito Santo. Mas, quando ministramos louvor em equipe, formamos um conjunto. Não é só o seu instrumento ou a sua voz que conduz o louvor, mas o conjunto. O conjunto de instrumentos (de cordas, de sopro, de percussão) e as vozes (arranjos) precisam estar em harmonia e todos em sintonia com o Espírito Santo.

A organização de uma equipe de louvor é extremamente importante neste serviço porque a equipe tem a tarefa de levar as pessoas a Deus, seja no pequeno ou grande agrupamento. Para esta organização acontecer são necessárias algumas coisas que exigem disciplina dos membros da equipe, como:

A - ENSAIO - a equipe precisa ensaiar as músicas. Todos que cantam devem aprender bem as músicas (letra e melodia). Todos que tocam instrumentos também (letra, melodia, marcação, partitura). É preciso cantar e tocar em harmonia com todos. Por isso a necessidade de ensaiar bem os instrumentos e as vozes. Qual será o papel de cada um, quem vai tocar e qual instrumento, quem vai cantar primeira ou segunda voz, tudo isto precisa ser combinado e ensaiado. Quando se ministra em conjunto é importante que alguém esteja à frente, conduzindo o louvor, e também, como ponto de referência para os músicos. Não é necessário que esta pessoa toque um instrumento; mas é necessário que ela esteja em harmonia com o conjunto sabendo tudo que foi ensaiado.

B - MINISTRAÇÃO - É fundamental que a equipe louve ao Senhor junta. E não falamos aqui de ensaio, mas de um momento de ministração juntos, onde o objetivo é louvar e adorar a Deus; receber unção para ministrar, para que a glória do Senhor se manifeste; para que o louvor possa fluir livremente, e, para haver unidade dos membros no espírito. Todos os recursos, técnicas, ensaios, de nada valem se não houver a direção do Senhor, se não for no fluir do Espírito Santo. O Salmo 87:7 diz "Tanto os cantores como os que tocam os instrumentos dirão: todas as minhas fontes estão em Ti". A nossa fonte é o Senhor; por isso é necessário que a equipe beba junta desta fonte. A dependência do Senhor vai levar a equipe a conhecê-lo mais, a buscar a intimidade com Ele; então poderão ministrar segundo o coração de Deus. Uma equipe de música que tem esta prática fluirá no louvor ao Senhor.

C - ORDEM - A Palavra de Deus diz que no culto devemos "fazer tudo com ordem e decência" ( I Co 14:40). Por isso é importante a organização, o respeito uns pelos outros, porque no momento da ministração a equipe não pode chamar a atenção para si com barulho e desordem. No preparo, na afinação dos instrumentos, tudo deve ser feito com descrição e com ordem. A glória é para o Senhor. Não é uma equipe de artistas, mas uma equipe de servos que ministram a Deus o louvor. Para tanto, quanto mais discrição no preparo da ministração melhor, e no momento da ministração também. Os músicos nunca devem chamar a atenção para si, tocando o instrumento fora de hora, conversando muito na frente do povo. Deve-se conversar somente o necessário para que tudo corra normalmente. Nos momentos de intervalos deve-se, sim, estar em comunhão com Deus, louvando o Seu nome, intercedendo pelos outros da equipe, etc...

D - CONSCIÊNCIA DE CORPO - A palavra de Deus diz em I Co 12:20, 25: "Há muitos membros, mas um só é o corpo" e que "cooperem os membros com igual cuidado, em favor uns dos outros". Portanto, todos são importantes no corpo. No versículo 22 está escrito: "os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são mais necessários". Todos são necessários, até aquele que "parece" insignificante. Por que estamos falando isto? Porque em um conjunto é necessário que se tenha muito clara esta consciência de corpo, e isto não deve ser algo que nós sabemos somente, mas algo que nós tenhamos experimentado através de uma transformação da nossa mente e do nosso coração. Isto é algo que devemos buscar no Senhor, para que entendendo a importância da nossa função no conjunto possamos cumpri-la bem e com alegria.

Como é isto na prática do conjunto? Por exemplo: Nem sempre todos os instrumentos devem tocar. Há momentos que são de adoração e pode-se, por exemplo, tocar só um órgão. Todos os outros deverão estar então obedecendo a direção. Para isso é preciso estar em sintonia com o Espírito Santo. Há momentos que todos devem tocar em perfeita harmonia. Não é necessário que o seu instrumento apareça, porque a glória é para o Senhor. Há momentos que a percussão deve tocar mais alto (momentos de luta, vitória, regozijo). Outros não. Há momentos que não se deve tocar nada, só o canto bastará. É claro que todas estas coisas serão direcionadas. Por isso deve-se estar atento e obedecendo quem está à frente do louvor. É preciso ter um coração humilde e atender a direção. O servo que está a frente é apenas um instrumento nas mãos do Senhor. Na verdade a obediência é ao Senhor.

Para que tudo isto? Para que haja harmonia e o louvor flua, para que a glória do Senhor se manifeste.

Se um irmão chegar para você e disser "o seu instrumento está muito alto", acate com amor e abaixe o volume, sem problemas, e aquele que falar faça isso com muito amor. Assim, ninguém ficará magoado e o louvor fluirá com tranqüilidade. Mas, para isto é preciso sermos maduros e termos consciência de que todos são importantes. Mesmo que você fizer o "tlim" do triângulo uma vez na música (como na orquestra), você cumpriu o seu papel e agradou ao coração do Senhor.


VII - O ESPÍRITO DO MÚSICO

Todos nós que tocamos qualquer instrumento gostamos de elogios. É natural no músico gostar de ser reconhecido pelo seu valor pessoal. Mas, o espírito do músico que toca um instrumento para o louvor deve ser tratado pelo Senhor. Todo desejo de se projetar ou chamar a atenção para si ou ainda tocar o instrumento com a finalidade de dar um "show" deve ser levada à cruz. Ou seja, deve morrer para ser ressurrecto; renascer um novo espírito, que tem a Jesus como Senhor, se assim nós permitirmos; e então, teremos o nosso espírito totalmente submisso ao Espírito Santo de Deus e em sintonia com Ele. A palavra de Deus diz em I Sm 13:14 que Davi era um homem "segundo o coração de Deus", ou seja, um homem que agradava ao Senhor, que tinha o seu espírito submisso à vontade do Senhor; e Davi era músico, e com certeza era nesta postura que ele tocava o seu instrumento. Somente para dar glórias a Deus. E todo o trabalho da construção do Templo e da formação do louvor que Davi teve só tinha um objetivo: que toda glória fosse dada ao Senhor e Ele se agradou disto, demonstrando quando encheu o templo com sua glória após o louvor entoado pelos músicos, como está escrito em II Cr 5:12-14. A Palavra não cita, mas o único desejo dos músicos naquele momento era dar glórias a Deus, e nenhum deles deve ter querido tocar seu instrumento mais alto ou cantar mais bonito para aparecer, porque eram pessoas que tinham seu espírito de músico tratado por Deus. Eram vidas transformadas. E é assim que deve ser a nossa postura; seja quando estamos sozinhos ou no conjunto: com o espírito humilde. Essa foi a atitude de Davi em toda sua vida e a palavra diz que Deus dá graça e exalta os humildes, conforme Tg 4:6 e 10 ("Deus resiste aos Soberbos, mas dá graça aos humildes...; Humilhai-vos na presença do Senhor e Ele vos exaltará"). Assim toda glória será para o Senhor.


VIII - MINISTRAÇÃO PESSOAL

Todo o nosso comportamento e desenvoltura na ministração coletiva dependerá da nossa ministração particular e pessoal ao Senhor. Por que? Porque quando ministramos algo a alguém estamos servindo, ou seja, dando algo que temos em nós, e o que temos em nós é fruto daquilo que estamos cheios. A palavra de Deus diz que "a boca fala do que está cheio o coração" (Lc 6:45). Se o nosso interior está preenchido pelo Senhor, vamos falar inspirados por Ele, através do seu Espírito Santo; mas, se não for assim, do que vamos falar? Por isso precisamos ter um momento nosso com o Senhor, onde o nosso vaso seja cheio. A palavra de Deus várias vezes nos compara a um vaso. E este vaso pode estar cheio ou vazio. Se você tem um jarro cheio d’água e algumas pessoas pedirem água , você poderá saciar-lhes a sede. Agora, se o jarro está vazio, de que vale? Você só pode dar, servir, ministrar, aquilo que você tem. Para que o músico flua na ministração do louvor, no tocar, no cantar, é importante que tenha o seu momento com o Senhor. E uma experiência muito boa neste sentido é você louvar ao Senhor com seu instrumento. Não é treinar, ensaiar as músicas, mas, é você tocar para louvar e adorar ao Senhor. Você pode ter experiências que nuca teve com o Senhor ministrando sozinho.

A forma, a freqüência, o tempo, isto é algo seu com o Senhor, que você escolhe a melhor maneira. O importante é que exista essa ministração pessoal, porque é a sua preparação espiritual e é indispensável ao músico que ministra louvor uma vida de comunhão, de comunicação com Deus, em sintonia com o Espírito Santo, pois é d’Ele que procede o autêntico louvor a Deus. Em segundo lugar, mas também muito importante vem a necessidade do treino e aperfeiçoamento, uso de técnicas, etc...


XIX - SUGESTÕES PARA A DIREÇÃO DO LOUVOR

Em uma reunião, seja com poucas ou muitas pessoas, o louvor na forma de música quase sempre é o meio pelo qual as pessoas se voltam para Deus. Na medida que isto acontece prepara-se um ambiente próprio para se receber a palavra e para se buscar a Deus na oração. O louvor tem um papel importante porque, trazendo a glória de Deus para o lugar, Ele vai manifestar-se na vida das pessoas através de conversões, curas, libertações, comunhão íntima e pode-se chegar até a mais profunda adoração. Para isto, existe alguns pontos que são importantes, mas, antes de falarmos neles vamos observar, e é importante que seja bem entendido, que, na ministração do louvor o que é mais importante é a direção do Espírito Santo e Deus é maior que qualquer coisa preestabelecida, e muito maior do que estas sugestões que damos aqui. Nós não podemos nos limitar. Devemos estar, sim, é abertos para que o Espírito de Deus nos dirija em qualquer situação. Estas são apenas SUGESTÕES que PODEM nos ajudar mas que NÃO DEVEM limitar a ação do poder de Deus:

A) Geralmente em uma reunião os cantos vão crescendo de nível. Deve-se escolher sempre um cântico para começar. O primeiro deve ser um cântico de apresentação nossa a Deus, do que se espera da reunião ou um canto que nos leve à comunhão com os irmãos. Um canto alegre, que venha descontrair as pessoas. De preferência que dê as pessoas a oportunidade de ministrarem umas as outras. Depois, é bom que se cante louvores ao Senhor, músicas alegres, cânticos de vitória. Se sentir que a reunião está difícil de caminhar, cante cânticos de guerra, de libertação, depois, cânticos de vitória e de louvor ao Senhor. Se tiver ministração da palavra na reunião pode-se cantar um cântico referente à palavra, mais meditativo, que leve as pessoas a se prepararem para receber a palavra. Depois da palavra, conforme a direção escolhe-se cantos. Se a direção é para cura, libertação de alguma forma, deve-se escolher cantos próprios. Se for mais para o louvor e adoração deve-se dirigir as músicas para este clima. O que importa nesta forma de direção é que deve haver um crescer na reunião e no coração, aonde as pessoas começam a buscar a Deus de uma forma ainda superficial por causa de todo o "barulho" que trazem e mesmo os fatos do começo da reunião (as conversas, a atenção nos outros, etc...). Depois elas começam a se aquietar interiormente e a se voltar mais para Deus e se chegarem a um nível mais alto de louvor chegarão a esquecer-se de si mesmas. E o crescer do louvor é que levará as pessoas a este crescer. Este é um caso. Nem sempre as reuniões são assim, pode-se até já começar com músicas mais profundas e terminar com músicas de comunhão entre os irmãos. Isto depende muito da forma que as pessoas chegam à reunião. Esta reunião que sugerimos acima é um tipo de reunião de louvor. Existem outros tipos de reunião. Cada um deve ter o louvor segundo a sua característica; mas, mesmo que a reunião seja só de estudo, é bom que se cante pelo menos uma música para preparar o coração das pessoas para receberem a palavra. O nível das pessoas também é muito importante. por exemplo, o louvor em uma reunião onde as pessoas estão sendo evangelizadas é diferente do louvor onde as pessoas já são evangelizadas; das pessoas evangelizadas para as pessoas que estão buscando um aprofundamento maior, e assim por diante. Contudo, não esqueçamos que quem dirige é o Espírito Santo e que não devemos estar presos a coisa alguma.

B) A SUAVIDADE - Faça tudo o mais suavemente possível. Mudança nos cantos, nos tons, na ordem da reunião. Mantenha-se fora do centro das atenções, tanto quanto for possível. Fale! Mas, não fale muito. Procure manter a atenção focalizada no Senhor.

O povo precisa ser guiado. Lembre-se que são ovelhas, e ovelhas são dirigidas e não forçadas. Não obrigue o povo a nada, apenas conduza. O louvor deve brotar do espírito das pessoas e não da emoção devido a pressão.

Não queira que o povo comece onde você está. Às vezes, você que já orou e está em comunhão com Deus, está preparado para a adoração, mas o povo não. O povo está no meio daquele "barulho" que falamos anteriormente. Vá devagar, até que a maioria caminhe junto. Mas, CUIDADO! Pode até acontecer o inverso. Para isso procure estar preparado. Ore antes. Procure não levar problemas particulares para a reunião. Se os tiver, peça para um irmão mais íntimo orar com você para que você seja liberto, e ter corpo, alma e espírito prontos para estarem em sintonia com o Espírito Santo. Não é vergonha nenhuma não estar bem, estar com algum problema, dor, etc... A vergonha está em não admitirmos, em não pedirmos ajuda, em não deixarmos o Senhor nos libertar. A humildade é algo fundamental para este serviço do louvor. Quanto mais nos humilharmos, mais nós cresceremos, e a glória do Senhor encherá o lugar que estivermos.


X - FINAL

Este estudo não é fruto de coisas simplesmente ouvidas ou lidas, mas é fruto de um tratar do Espírito Santo de Deus, de experiências no louvor ao Senhor. Mas não é nada ainda perto do que temos a aprender, perto do que o Senhor quer nos dar. Não é a última palavra sobre louvor. Deus tem muito mais a revelar e ensinar a qualquer um de nós que se disponha a estar na Sua presença. A cada dia o Senhor acrescentará em nós conhecimento, sabedoria, revelação através da Sua Palavra, em doses muito maiores do que possamos imaginar. Não pare aqui, pois o Senhor "é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós. A Ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém" (Ef 3:20,21).