ESTUDOS > Estudos Bíblicos
Novo Testamento / Atos dos apóstolos

 

    ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA

                    “JESUS É O SENHOR”

Rua Aquidaban, 731 – Vl. Mendonça-   CEP 16015-100 - Fone:(18)3624-2264– Araçatuba-SP

NA INTERNET: www.jesse.com.br EMAIL: jesse@jesse.com.br

                   CONTRIBUIÇÕES:  Bco. Bradesco  - agência 1135-5  conta corrente:  8030-6

 

 

 

NOVO TESTAMENTO

 

ESTUDO SETE

 

ATOS DOS APÓSTOLOS

 

Palavra chave: Testemunhas

 

Versículo chave:1,8 –“ Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”.

 

     Este livro poderia ser chamado de “Atos do Espírito Santo”, pois é Ele quem age na vida da Igreja a partir de Pentecostes, evento que liga as profecias do AT à história do NT. Jesus prometeu que não nos deixaria órfãos, mas “estaria conosco até os fins dos tempos”, portanto, em ATOS, Jesus continua agindo no meio de nós através do Espírito Santo prometido, e agora, não restrito a alguns discípulos, mas habitando em todos aqueles que creem, inclusive você e eu!

      Atos nos mostra que, se Jesus é a cabeça, nós somos o corpo, isto é, Jesus se manifesta ao mundo através de Seu corpo,ou seja, cada um de nós! Somos as mãos, os pés, a boca, os ouvidos, os olhos dEle! Claro que Ele pode se manifestar de forma individual, como fez a Paulo, mas o ordinário é a manifestação através de seus seguidores. Após se manifestar a Paulo, usou a Ananias para revelar a ele o que aconteceria dali para frente. Se uma parte do corpo está paralisada, não age, sobrecarrega outra! Não existe parte do corpo da qual possamos ou queiramos prescindir. Até uma  unha, quando inflamada, causa dor ao corpo todo! E quem quer ficar careca? Portanto, você é fundamental para dar seguimento ao plano de Jesus para o nosso planeta!

      O autor do livro é o evangelista Lucas (1,1), sendo uma continuação do evangelho do mesmo autor, que queria mostrar as origens do cristianismo contando a história de Jesus e da igreja primitiva. Forma a base para as epístolas dos apóstolos. Estudar este livro é abrir-se para a forma de agir do Espírito Santo através de todo aquele que quer ser  testemunha de Jesus. É um mergulho na história inicial da Igreja que nos impele a desejar também para nós tudo o que experimentaram os primeiros cristãos!

      Podemos observar que as promessas feitas no evangelho se cumprem aqui: “E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão” (Mc 16,17-18). A comissão dada aos apóstolos também é cumprida:E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).

      A data em que foi escrito não é exata. Acredita-se que por volta de 62 d.C., antes da soltura de Paulo, pois termina com a primeira prisão de Paulo em Roma (62 d.C) e não fala sobre o incêndio de Roma por Nero (64 d.C). Paulo foi executado em 67 d.C e realizou, depois de solto, uma quarta viagem missionária, como atestam vários estudiosos da bíblia. O mundo, nesta época, era governado pelo império romano, o que facilitou muito a expansão da Igreja e o acesso ao vários países do império (Deus é Senhor da história), pois os soldados romanos mantinham a paz nas estradas e não havia mais piratas no Mediterrâneo; ficou mais fácil ir de um país para o outro sem riscos de assalto ou guerra; as estradas eram boas e bem conservadas (algumas perduram até hoje). A língua e cultura grega dominavam.     

      O destinatário é o mesmo do evangelho, Teófilo, um personagem desconhecido cujo nome significa (aquele que ama a Deus, ou amigo de Deus), portanto podemos dizer que foi escrito para todo aquele que ama o Senhor. Você ama a Deus? Então este livro foi escrito para você!

      Divisão do livro: Em três partes principais:

1.      Expansão da igreja em Jerusalém (1-7) – perseguição.

2.      Expansão da igreja na Judeia e em Samaria (8-12)- dispersão.

3.      Expansão da igreja até aos confins da terra (13-28) – conversão e viagens missionárias de Paulo.

      Podemos perceber que, como diz o padre Jorge Tadeu, o diabo trabalha para Deus e não sabe! Tentou de todas as formas impedir o avanço do evangelho através da distração, infiltração e intimidação, mas Deus usou tudo isso para expandir o Reino, testificando para nós que o inimigo jamais vencerá a inteligência de nosso Senhor! Podemos confiar que tudo em nossas vidas será usado por Jesus para cumprimento do plano de Deus, se permanecermos nEle. Só não podemos desistir e abandoná-Lo!

Propósitos do autor:

1.      Defender o cristianismo diante das autoridades romanas – mostra que é legal, legítima, saudável e boa para todo o povo (13,12;16,35-39; 18,12.14; 19,31.37; 23,29; 25,25).

2.      Mostrar a expansão da igreja apesar das perseguições – A igreja sofreu todo tipo de perseguição interna e externa: religiosa, física, psicológica, governamental, mas mesmo assim venceu, mostrando como nos diz Paulo, que as tribulações fazem parte de toda obra de Deus (14,22).

3.      Mostrar as limitações humanas da Igreja e seu crescimento pelo poder do Espírito- Era formada, na sua maioria, por pessoas pobres, iletradas, sem influência política ou social e muitos eram escravos (1 Co 1,26). No entanto, teve um crescimento espantoso, sobrenatural, a ponto de dividir a história em antes e depois de Cristo. Isso nos mostra, claramente, que não é a nossa capacidade, mas a operação do Espírito Santo através de pessoas que tenham a ousadia de se deixar usar! Essa é a forma de Jesus operar! (4,8; 5,3; 13,9-11; 10.19; 16.6-10).

4.      Mostrar que a Oração e a Palavra são a chave para o crescimento- É o poder da Palavra e da oração que moveu a primeira Igreja. Os apóstolos perceberam isso e sabiam que não podiam cuidar de outras coisas e deixar esta parte (6,2). A oração é a base da pregação. Antes de falar aos homens precisamos nos prostrar e falar com Deus!

5.      Triunfo da Igreja- O Reino de Deus triunfou sobre o reino das trevas. Venceu o farisaísmo, a religiosidade, a perseguição, a idolatria, o paganismo, o culto ao imperador, a infiltração do erro e a letargia dentro dela, enfim, nós podemos cantar aquela música antiga: “Não há força nesta terra que O possa derrotar, nem cadeias, nem prisões, que não possa arrebentar. Adoramos Aquele que venceu!”.

 

Algumas características interessantes sobre os apóstolos:

1.      Chamados: Todos receberam um chamado e não tiveram descanso enquanto não cumpriram sua missão. Só se é plenamente realizado quando se cumpre o propósito para o qual Deus o criou (1 Co 1,1).

2.      Estiveram com Ele: Isso nos fala de relacionamento. Para conhecer Jesus é preciso viver com Ele, passar tempo com Ele, ouvi-Lo (1 Tes 5,17; At 4,20).

3.      Testemunhas de Sua Ressurreição: Todos estiveram com Jesus ressuscitado, inclusive Paulo (1 Co15,7-8).

4.      Batizados no Espírito Santo: Só pelo Espírito pode se testemunhar e agir em nome do Senhor (At 1,5; At 11,15; At 4,8; At 13,9).

5.      Revelação das Escrituras: O Espírito lhes dava entendimento da Palavra. Não havia interpretação pessoal. É por Ele que compreenderam o que viram e ouviram (Lc 24,45; Ef 1, 17-19).

6.      Pregação: Foram chamados para pregar a toda a criatura e o fizeram (At 14,7; 2 Tm 1, 11).

7.      Autoridade para curar enfermos e expulsar demônios: manifestavam o poder de Deus quando pregavam (Mc 3,15; At 16,16-18; At 3,6).

8.      Não levavam nada consigo: O ministério não pode ser fonte de lucro. Ninguém pode usar da Igreja para enriquecer e viver no luxo (Lc 9,3; 1 Tes 2,9; 2 Tes 3,8).

9.      Fundamentos da Igreja: É na fé dos apóstolos que a igreja cresceu e se solidificou (ef 2,20; Ap 21,14).

 

      Este livro tem muito a nos ensinar. Mostra a exuberância da igreja primitiva, onde todos tinham tudo em comum e eram cheios do Espírito santo. Mostra a luta até o martírio para que o reino de Deus se espalhasse. Mostra homens e mulheres que deram a vida, literalmente, para que a obra de Deus pudesse se realizar. Mostra Jesus cooperando com os Seus.

     Temos muito a aprender. Não se realiza a obra de Deus sem oração, sem a Palavra, sem sacrifício pessoal. O Espírito é a alma, a vida da Igreja. O inimigo já está derrotado. Nosso trabalho é perseverar onde o Senhor nos chamou e confiar que Ele está no controle. Não se apoiar em nossas capacidades e méritos, mas no Senhor!

 

PERGUNTAS

 

1.      Na sua opinião, porque a palavra chave do livro é “Testemunha”? O que significa ser testemunha hoje?

2.      Porque este livro poderia ser chamado de “Atos do Espírito Santo”?

3.      Qual a importância que você tem como parte do corpo de Cristo? E seus irmãos?

4.      Quem são o autor, a data e o destinatário do livro?

5.      Porque podemos dizer que o livro foi escrito para você?

6.      Quais as divisões do livro?

7.      Porque dizemos que “o diabo trabalha para Deus e não sabe”? Conte um testemunho de sua vida em que você observou esta verdade.

8.      Dividam o grupo em 5 equipes e cada uma deve pegar um propósito do livro e discutir sobre ele. Depois cada equipe apresenta suas conclusões aos demais.

9.      Cite 3 características dos apóstolos que mais te chamaram a atenção e explique o porquê.

10.  Qual das características dos apóstolos você está mais distante? Por que?

11.  O que você aprendeu com este livro? Qual o trecho lido que mais te marcou?