ESTUDOS > Estudos Bíblicos
Novo Testamento / I Tessalonicensses

 

 ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA

“JESUS É O SENHOR”

Rua Aquidaban, 731- vila Mendonça- CEP 16015-100 - Fone: (018)3624-2264 - Araçatuba-SP.

NA INTERNET:www.jesse.com.brEMAIL: jesse@jesse.com.br

 

 

NOVO TESTAMENTO

 

ESTUDO NOVE

 

 

CARTA AOS TESSALONICENSES (1)

 

Palavra chave:Parousia (vinda de Cristo)

 

Versículo chave: 1,10 (e esperar dos céus seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir).

 

      Seguindo a ordem cronológica das cartas de Paulo, iremos estudar a 1ª carta aos Tessalonicenses. Alguns estudiosos afirmam que foi a primeira carta escrita por Paulo e o mais antigo documento do N. T (foi escrito aproximadamente trinta e cinco anos antes de Atos dos Apóstolos).

      A carta é de autoria de Paulo e foi escrita provavelmente em 51 d.C., de Atenas ou Corinto.

A missão de Paulo em Tessalônica é descrita em At 17,1-10. Seu trabalho foi um sucesso e causou até inveja nos judeus: “Alguns dos judeus foram persuadidos e se uniram a Paulo e Silas, bem como muitos gregos tementes a Deus, e não poucas mulheres de alta posição”(vs 4).

Tessalônica estava localizado na intersecção de duas grandes estradas romanas, uma, a principal da Itália, para o leste (via Egnatia), que dava acesso à via Apia até Roma e outra do Danúbio para o Mar Egeu. A localização e utilização de Tessalônica com o seu porto de mar deu à cidade grande destaque. Em 168 a.C., tornou-se a capital do segundo distrito da Macedônia e mais tarde tornou-se a capital e principal porto de toda a província romana da Macedónia (146 a.C.). Em 42 a.C., depois da batalha de Filipos, Tessalónica tornou-se uma cidade livre. Ficava cerca de 160 Km de Filipos. Hoje, a moderna cidade de Salonike (nome atual) é a segunda cidade mais importante da Grécia e tem cerca de um milhão de habitantes.

      Como toda cidade pagã da época, era cheia de ídolos. Cultuavam-se os deuses gregos, asiáticos, egípcios. Particularmente, adoravam ao um deus, Cabirus, filho de Vulcano, que era representado de capacete com um martelo na mão. Criam que esse deus retornaria. O imperador romano seria uma reencarnação desse deus. Os cultos romanos à capital e ao imperador eram obrigatórios. O judaísmo era reconhecido como religião lícita dentro do império e gozava de certa liberdade. Entre os judeus era comum celebrar o sábado, ler e comentar a Bíblia.  Havia muitos escravos e uma grande desigualdade social.

A igreja de Tessalônica foi fundada durante a segunda viagem missionária de Paulo (At 15,39-18,22), que durou três anos. Silas e Timóteo o acompanhavam. Era, na maioria, formada por pessoas empobrecidas (2Cor 8,1-2). Paulo precisou sair às pressas da cidade por causa das perseguições e, preocupado com suas ovelhas, envia Timóteo para lá. A carta é uma resposta às notícias trazidas por ele.

      Nesta carta, a ênfase de Paulo está na volta de Jesus no fim dos tempos, pois os tessalonicenses criam que isso aconteceria enquanto ainda viviam. Paulo os exorta a terem confiança e viverem calmamente a vida cotidiana, aguardando com paciência esse grande dia. Paulo destaca a importância do exemplo cristão, do testemunho perante todos, pois a maneira como cada um leva sua vida cristã afeta cristãos e não cristãos. Paulo trabalhava para se diferenciar de outros pregadores (geralmente filósofos itinerantes), que muitas vezes tinham má fama por pregarem por dinheiro. Exortava também a todos que o imitassem para não serem motivos de escândalo.

Resumo do conteúdo:

 

·         - 1,1-3: Saudação e ação de graças.

·         - 1,1-40: Apresentação dos temas: (v 8): Fé ativa;(v.9): Servir a Deus no amor capaz de sacrifícios;(v.10): firmeza na esperança.

·         - 2,1-3,10: Fé ativa que subsiste em meio a tribulações.

·         - 2,1-12: Exemplo do apóstolo;

·         - 2,13-3,10: Exemplo da comunidade em meio a perseguições. Completar o que falta na fé (3,2.10).

·         - 3,11-4,12: Amor capaz de sacrifícios. Completar o que falta no amor (4,1.9-10).

·         - 4,13-5,11: O tema central da carta é a firmeza na esperança.

·         - 4,13-18: Ressurreição dos mortos;

·         - 5,1-11: Fim dos tempos. É texto apocalíptico.

·         - 5,12-22: Síntese e exortações várias.

·         - 5,23-28: Oração e saudação final.

 

MENSAGENS PRINCIPAIS DE CADA CAPÍTULO:

-Introdução e saudação:

      Paulo está com dois companheiros, Timóteo e Silvano, nos lembrando da importância de trabalharmos juntos. Precisamos uns dos outros. Ninguém faz a obra de Deus sozinho.

      Apresenta-se muito simplesmente, sem títulos e endereça a carta aos Tessalonicenses. É, cronologicamente, a primeira vez que se usa o termo grega “ekklesia”, que significa “congregação”, “igreja”, “reunião” ou “assembleia”, é usado para reunião em uma casa particular, isto é, uma “igreja doméstica”. Às vezes, a congregação inteira de uma cidade era pequena o bastante para se reunir na casa de um de seus membros. É preciso lembrar que só por volta do terceiro século o cristianismo passou a se reunir em construções próprias para culto. Seria o equivalente aos nossos grupos de crescimento que se reúnem nas casas.

 

- Ação de graças:

 

É a carta em que Paulo mais se demora em agradecer.  A importância de se ter uma fé que se manifesta através das virtudes cristãs.

      O testemunho de Paulo, prontamente seguido pelos Ts, os torna modelo de cristãos.  Ser um exemplo de fé em meio a tantas pessoas que não creem é um chamado para nós. Os Ts acolheram a mensagem do evangelho, mudaram de vida, abandonaram os ídolos e seu cultos, esperam de forma viva a volta de Jesus, vivendo somente o que tem valor para a eternidade.

 

- Pureza de intenções na pregação:

 

      O evangelho precisa ser pregado em gratuidade. Sem esperar nenhum tipo de reconhecimento, nem material, nem social. Pelo contrário, deve ser como o amor de um pai para com o filho. Os pais fazem tudo para os filhos, amor sacrificial. Paulo mostra como deve ser um pregador.

 

- Instruções:

 

      Temos aqui as orientações de como viver para agradar a Deus: a santificação, a pureza, o amor fraterno, o bom testemunho.

       Trazer sempre como norte me nossas vidas a esperança da vida eterna, da ressurreição, da comunhão dos santos,

       Tratar bem, com amor e respeito aqueles que lideram e trabalham no ensino e exortação.

       Ser um apoio aos irmãos mais fracos, desanimados. Ter paciência com todos e ser sempr bons, retribuindo o mal com o bem. Estar sempre alegres e em oração.

 

-Parusia:

 Aguardar a vinda de Jesus com temor e vigilância. Manter os olhos fixos em Jesus, atentos, dando valor ao que realmente tem valor para a eternidade. Não se deixar enganar nesse assunto. Viver na luz.

 

 

QUESTÕES:

 

1-      O que você aprendeu sobre a cidade de Tessalônica? Que ambiente Paulo encontrou para pregar?

2-      Releia At 17,1-10. Comente sobre a missão de Paulo em Tessalônica. Compare a evangelização daqueles dias com a nossa na atualidade.

3-      Qual a ênfase desta carta?

4-      Quais as principais mensagens de cada capítulo?

5-      O que você aprendeu na -Introdução e saudação?

6-      E na ação de graças?

7-      Fale sobre a pureza de intenções na pregação. Você espera algum reconhecimento quando faz algum trabalho para Deus?

8-      Quais as instruções?

9-      Qual delas é a mais difícil para você?

10-  O que sabe sobre a Parusia?

11-  Que assunto mais marcou você nessa carta?

12-  Escreva o versículo que mais tocou você e diga o  porquê.