ESTUDOS > Estudos Bíblicos
Novo Testamento / II Tessalonicensses

 ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA

“JESUS É O SENHOR”

Rua Aquidaban, 731- vila Mendonça- CEP 16015-100 - Fone: (018)3624-2264 - Araçatuba-SP.

NA INTERNET:www.jesse.com.brEMAIL: jesse@jesse.com.br

 

 

NOVO TESTAMENTO

 

ESTUDO DEZ

 

 

CARTA AOS TESSALONICENSES (2)

 

Palavra chave:Parousia (vinda de Cristo)

 

Versículo chave: 2,3 (Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição).

 

      A maioria dos estudiosos concorda que a carta foi escrita um pouco depois da primeira, provavelmente entre 51 d.C e 52 d.C por Paulo (1,1).  Os primeiros pais da igreja receberam essa epístola como sendo do apóstolo. Alguns autores modernos questionam essa autoria em função de diferenças de estilo entre as duas cartas.

      Após a saída de Paulo de Tessalônica, os irmãos possivelmente receberam alguma carta falsa, como se tivesse sido escrita por ele dizendo que o dia, com alguma “revelação profética” ensinando que o dia do Senhor já havia chegado. Essa suposta “revelação” veio de encontro ao desejo de muitos irmãos que ansiavam pela vinda do Messias e que, passando por muitas tribulações, perseguições e sofrimentos, achavam que estava demorando muito para isso acontecer (2,1-2).  Como consequência desse ensino, alguns abandonaram o trabalho, vivendo de forma desordenada (3, 6-12).

      Paulo escreve esta carta para abordar este problema e ministrar um ensino sobre o fim dos tempos, consolando os perturbados com a mensagem de que o Dia do Senhor ainda não chegou, pois antes disso é necessário que aconteçam alguns eventos. Exorta a comunidade a continuar levando sua vida como de costume, fazendo tudo o eu tem que ser feito, enquanto aguarda a parousia. Talvez estivessem passando por uma provação grande (1,4), provavelmente uma perseguição empreitada pelo império romano, fazendo com que acreditassem que o juízo de Deus se abatera sobre eles e o fim havia chegado. Desde aquela época já existiam os anunciadores do final dos tempos.

 

     Resumo do conteúdo:

 

Introduçao e saudação: 1,1-2

Ação de graças e oração: 1,3-12

A vinda do Senhor Jesus Cristo: 2,1-17

Instruções: 3,1-16

Saudação e bênção finais: 3,17-18

 

É interessante observar que todos os capítulos terminam com uma oração demonstrando o quão importante é para os tempos do fim essa prática de piedade.

 

As mensagens principais para o fim dos tempos são:

 

o   Não se preocupar com datas (Mt 24,36:Entretanto, a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão exclusivamente o Pai);

o   Nãoir atrás de ensinamentos falsos (2,1-3);

o   Guardar os ensinamentos recebidos e ficar firmes (2,15), lembrando a importância em perseverar no aprendizado da palavra e oração (grupos de crescimento), nos sacramentos;

o   Manter a paciência e a fé em meio aos sofrimentos, sabendo que o Senhor julgará todos os que nos perseguem (1,1-11);

o   Trabalhar e não ser pesado a ninguém (3,11), pois é importante mantermos nossa rotina e sustento até à volta de Jesus. Talvez por isso não nos revele a data, pois muitos, ao invés de se esforçar, acabariam por parar tudo o que fazem esperando preguiçosamente o dia do Senhor.

 

Questões

1.    O que motivou Paulo a escrever esta carta?

2.    Qual o assunto da carta?

3.    Separe as orações que Paulo faz no final de cada capítulo e faça estas orações por um irmão do grupo.

4.    Como será a vinda de Cristo descrita no capitulo dois?

5.    Quais as principais instruções do capitulo 3?

6.    Quais as mensagens para o fim dos tempos?

7.    Dividam-se em cinco grupos e cada grupo discuta uma mensagem para o fim dos tempos, depois compartilhem com todos.

O que você tem feito para esperar a vinda de Jesus?