ESTUDOS > Estudos Bíblicos
Antigo Testamento / 2 Samuel 10
    ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
                    “JESUS É O SENHOR”
Rua Aquidaban, 731 – Vl. Mendonça-   CEP 16015-100 - Fone:(018)3624-2264– Araçatuba-SP
NA INTERNET:www.jesse.com.br EMAIL: jesse@jesse.com.br
                   CONTRIBUIÇÕES:  Bco. Itaú - agência 7158 / conta corrente00021-1
 
 
ESTUDO DEZ
 
 2 SAMUEL
 PALAVRA-CHAVE:  Reino unido
VERSÍCULO-CHAVE: 2  Sm 7,16
 
      Este livro abre com Davi lamentando sobre Saul e Jônatas. Abner, capitão de Saul, proclama Isbosete, filho de Saul, rei, e por sete anos e meio o reino  de Davi foi limitado a Judá. Então Abner passou para o lado de Davi e foi morto por Joabe, e Isbosete foi morto. Davi foi feito rei de todo o Israel em consenso geral, tendo por capital a Jerusalém.
      O livro apresenta apenas resumidamente os resultados políticos do reinado de Davi; embora fossem consideráveis. Os filisteus foram definitivamente expulsos, a unificação do território chegou ao termo com a absorção dos territórios cananeus, e em primeiro lugar  Jerusalém, que se tornou a capital política e religiosa do reino. Toda a transjordânia foi subjugada, mas mesmo assim quando Davi morreu, em torno de 970 a.C., a unidade nacional não estava realizada de fato; Davi era rei de Israel e Judá, sendo que estas duas facções se opunham muitas vezes: a revolta de Absalão foi apoiada por gente do norte, o benjaminita Seba quis revoltar o povo com o grito de “a tuas tendas, Israel”. Já se pressente  a divisão.
Divisão do livro: 1. Davi, rei de Judá e de Israel (2Sm 2–8)- Reinado de Davi em Judá e de Isbosete em Israel; assassinato de Isbosete e Abner; Davi coroado rei de todo Israel; A arca da aliança trazida para Jerusalém; profecia sobre a construção do templo.
2.A família de Davi e a sucessão ao trono (2Sm 9–20 + 1Rs 1–2)-  adultério de Davi com Beteseba; nascimento de Salomão; problemas na família de Davi; revolta de Absalão; fuga de Davi; derrota e morte de Absalão; revolta de Seba.
3. Suplementos (2Sm 21–24)-valentes de Davi;recenseamento e peste.
    É fato por todos admitido que Israel desenvolveu uma consciência histórica e uma historiografia como não as encontramos no resto do antigo Próximo Oriente e só muito mais tarde apareceu na Grécia. Ora, parece que foi no tempo de Davi que esta consciência histórica de que Deus atuava em todos os eventos de Israel, chegou à plena eclosão e desenvolvimento. Testemunho desta consciência histórica e de fé representa o já mencionado relato da sucessão ao trono de Davi (2Sm 9–20 + 1Rs 1–2), relato muito antigo, devendo ter surgido em ambiente muito ligado à corte e ainda próximo dos eventos. Grande valor histórico possui igualmente 2Sm 2–6;8.
      A mensagem chave deste livro é o reino unido sob a mão de Davi e a luta de Davi para estabelecer este reino. Vamos, pois, entender um pouco do que isto significa. Segundo o dicionário Aurélio, Reino é uma monarquia governada por um rei, regente ou rainha. Compreende os súditos deste reino e também  domínio, esfera, âmbito. Historicamente verificamos que para haver um reino é preciso que exista uma terra (espaço geográfico), um povo (súditos), e um rei (governo). Transferindo para o plano espiritual, o Reino de Deus se compõe de uma terra, um povo e um governo. Deus iniciou seu plano de implantação de seu Reino com uma terra específica (terra prometida). A terra era um lugar onde Deus podia tratar com seu povo sem interferência de outros governos, faraós ou reis. Podia ter comunhão com eles, governar, e juntos conquistar a terra para Deus. Precisava de um povo, através do qual pudesse desenvolver seu plano, mas este povo precisava de uma terra onde este plano pudesse ser realizado de um modo prático, pois  Deus não pode revolucionar o mundo com teorias.
       Já estudamos no estudo de Jesus (Logos), que o homem perdeu a terra que Deus lhe havia dado entregando-a a satanás, que se tornou o príncipe deste mundo. Agora, é satanás que tem uma terra, um povo e a governa. Deus voltará a possuir a Terra através do homem. Funciona como no tempo da colonização, em que os colonizadores chegavam na terra, colocavam ali sua bandeira e tomavam posse dela. Deus não tem a Terra se não tiver nela um homem que obedeça a sua voz e ande com Ele. Deus, através da comunhão com o homem, começa a implantar seu sistema, suas práticas e seu domínio vão se alastrando aos outros até atingir a terra toda (Mt 13,33). Assim como os colonizadores eram enviados pelo rei e tinham que lutar muito para estabelecer o reino, assim também o Senhor nos envia para através de muitas lutas e guerras, estabelecer seu reino (Mt 11,12).
        Em 2 Sm 8, observamos as vitórias de Davi sobre todos os seus inimigos em redor (vs 15). O reino de Davi preparou o caminho para o período de maior glória em toda a história de Israel (reinado de Salomão). Somente neste dois reinados, Israel ocupou todo o território prometido por Deus a Abraão (Gn 15,18).
        O Reino Unido começou com Davi, pois Saul não alcançou o propósito, serviu apenas para mostrar que o reino do homem sobre o povo de Deus não funciona. O Reino Unido foi o ápice, o auge da nação de Israel. Deus encontrou em Davi um homem segundo seu coração, que através da comunhão com Ele e por realizar sua vontade, conseguiu estabelecer o Reino. Davi era um homem de guerra, que lutou para trazer o Reino de Deus. O reino de Davi antecedeu e preparou através das lutas o reinado de Salomão; da mesma forma a Igreja tem que lutar e guerrear contra o inimigo para trazer o Reino de Deus. Nós, cristãos, precisamos decidir se queremos andar como Saul que reinou sobre si mesmo ou como Davi que andava segundo o coração de Deus, isto é, era governado por Ele.
      Existe uma posição espiritual (terra) de união e vida no Espírito, aonde Deus (Rei), vai nos usar (povo), para abençoar todas as famílias da terra (expansão do Reino).
 
PERGUNTAS
 
  1. Quais os resultados políticos do reinado de Davi?
  2. Quais as divisões do Livro? Em cada divisão, cite o assunto que mais te marcou e explique porquê.
  3. Explique o que entendeu sobre a consciência histórica adquirida por Israel.
  4. Qual a mensagem chave deste livro?
  5. O que é reino?
  6. O que é necessário para que exista um reino?
  7. Do que se compõe o Reino de Deus? Fale sobre cada um destes itens que o compõe.
  8. Como Deus voltará a possuir a terra? Explique.
  9. Explique a relação entre a colonização que existia antigamente e a expansão do Reino de Deus.
  10. Em que reinados Israel ocupou o território prometido por Deus?
  11. Por quê o reinado de Saul não alcançou o propósito de Deus?
  12. Qual a relação entre o reinado de Davi e a Igreja na construção do reino de Deus?
  13. Para você o que é Reino de Deus ou reino dos céus?