ESTUDOS > Estudos Bíblicos
Antigo Testamento / Genesis 01
ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
                    “JESUS É O SENHOR”
Rua Aquidaban, 731 – Vl. Mendonça-   CEP 16015-100 - Fone:(18)3624-2264– Araçatuba-SP
NA INTERNET:www.jesse.com.br EMAIL: jesse@jesse.com.br
                   CONTRIBUIÇÕES:  Bco. Itaú - agência 7158 / conta corrente00021-1
 
CONHECENDO A BÍBLIA
( Estudo Bíblico )
 
Vamos iniciar uma série de estudos dos livros da bíblia. Será uma visão panorâmica, ampla, como alguém que sobe numa alta montanha e vê a paisagem do alto: é capaz de ter uma noção de todo o caminho, de onde começa  e para onde vai, mas se quiser conhecer algum detalhe específico da paisagem, tem que descer e examinar de perto. A visão de quem está no alto é  bem diferente de quem está embaixo, mas para que se possa aproveitar melhor os detalhes do caminho, é preciso ter uma noção do todo. Depois que se vê o caminho a percorrer do alto da montanha, quando se está embaixo, por mais difíceis que sejam as trilhas, não se desiste, porque se sabe onde vai chegar. Este é o propósito deste estudo: propiciar uma visão do plano de Deus para o homem, do princípio ao fim, revelado através de Sua Palavra. Com o conhecimento do amplo, fica muito mais fácil entender o específico.
                Este estudo é para ser feito em oração, buscando revelação através do Espírito Santo, para ouvir de Deus através da Sua palavra.

ORAÇÃO INICIAL:
Deus bendito e poderoso, a Ti toda honra, glória e louvor. Que toda a terra se prostre diante de Ti e proclame Suas maravilhas! Quero confessar a minha total dependência de Ti e o quanto necessito de Tua graça. Entrego-me a Ti de corpo, alma e espírito e renovo minha consagração total a Ti. Toma meus olhos, ouvidos, pensamentos, sentimentos, desejos, raciocínio e usa tudo para proveito de Teu plano na terra. Abençoa-me durante este estudo, para que todo pensamento humano caia por terra, e possa conhecer-Te conforme o Teu coração. Pai da glória, concede-me um espírito de sabedoria e revelação - de entendimento dos mistérios e segredos - no profundo e
íntimo conhecimento de Ti mesmo. Abra meu coração à Tua luz, para que eu saiba qual a esperança que o Teu chamado me dá, qual a riqueza da Tua glória, da herança que Tu me fazes participar com os santos, meus irmãos em
Cristo, e que imenso poder Tu exerceste em meu favor, eu que creio em Ti (Ef 1,18.19). Pai, revela-me qual minha posição em Cristo Jesus, e dá-me entendimento da obra da cruz. Conceda que eu possa Ter uma visão do Teu plano e assim possa colaborar com ele. Coloco-me em Tuas mãos, por meio do Espírito Santo. Amém.
 
ESTUDO UM: GÊNESIS

Palavra-chave: princípio
Versículo-chave: 1,1
 
Gênesis é o livro que tem todos os princípios, todas as sementes da bíblia inteira. É um livro de 50 capítulos, que conta as origens do mundo e o início da ação de Deus entre os homens. Conta a vida dos patriarcas e a intervenção de Deus em todas as circunstâncias, velando pelo cumprimento de Seu plano de salvação da humanidade.
Os judeus intitulam este livro com sua primeira palavra hebraica; os gregos, "Gênesis", que significa - origem . Todo o plano de Deus começa em Gênesis. Todas as sementes estão lá. É por isso que é um livro fundamental para compreender o plano de Deus e os princípios da  operação de Deus na terra.
               
Composição do livro: divide-se em duas partes...
 
ü Gn 1- 11 - de Adão a Noé. Apresenta os primórdios da humanidade no universo, mostrando o pecado, a queda, o dilúvio.
üGn 12-50 - de Abraão a José. Apresenta a vida dos patriarcas ( Abraão, Isaac e Jacó, chegando finalmente à preservação do povo através de José ).
 
O quadro sócio-religioso mostrado, reflete a vida no oriente médio entre os anos 2000 a 1500 aC.
Fontes: A tradição apresenta Moisés como autor, sendo que este, ajuntou, pela inspiração de Deus, onze documentos antigos que vieram sendo transmitidos por diversas gerações.
Resumo: A história sagrada começa com a criação do universo, a formação do homem por Deus a partir da terra e sua colocação no meio das plantas e animais para dominá-los. O homem peca e é excluído do Éden, devendo viver sua vida na confusão e divisão.
 A humanidade tenta constituir a própria unidade; fracassa, mas Deus preparará e realizará o verdadeiro congraçamento dos homens. Por isso salva Noé do dilúvio e chama Abraão, para que nele a benção divina atinja todas as nações. O ciclo de Abraão, que vai de um lugar a outro (peregrino), debaixo da promessa divina, encerra-se com o casamento de seu filho Isaac.
As tradições relativas a Isaac e sobretudo a Jacó, herdeiro da promessa, evidenciam a luta que Jacó deve enfrentar em sua vida, com Deus e com os homens.
Termina com a história dos filhos de Jacó, na qual, ao lado de Judá, José ocupa o lugar principal. Ele salva os irmãos da fome acolhendo-os no Egito, onde virão a conhecer a dura escravidão, da qual Deus vai libertá-los (Êxodo).
Comentários: Gênesis fala sobre a criação do universo, tendo como centro a Terra, mostrando o que a Palavra de Deus tem para realizar através do homem que pôs nela. É o livro dos "começos". Vejamos alguns:

1- Universo (1,1)                                 6- Cidade, Sociedade (4,17)
2- Raça humana (1,27)                    7- Artes (4,21)
3- Pecado (3,6-7)                                              8 - Corrupção da sociedade (6,12)
4- Redenção (3,15)                            9 - Nações (10,31-32)
5- Família (4,1-2)                           10 - Nação escolhida - Israel (28,13-14)
               
Das 7 alianças que Deus fez com Seu povo através da história, 4 são encontradas em Gn:
                a) Edênica (entre Deus e o homem no jardim do Éden);
                b) Adâmica (Deus e Adão, após a queda);
                c) Noaica (Deus e Noé) 
                d) Abraâmica (Deus e Abraão).

                Encontramos 7 homens principais no livro de Gênesis:
 
               - Adão ( o primeiro homem ), Enoque ( o sétimo após Adão - andou com Deus e foi arrebatado ), Noé ( o                        décimo homem - foi justo e usado por Deus para recomeçar a raça humana ), Abraão ( a décima geração depois de Sem, filho de Noé - Chamado para iniciar uma nação separada para Deus); Isaque, Jacó e José .
 

PERGUNTAS

1-    O que significa a palavra gênesis?
2-    Por que o livro de Gn ajuda tanto a compreender o plano de Deus?
3-    Cite 5 coisas que começaram em Gn.
4-    Quem foi o autor  de Gn e como foi escrito?
5-    Leia Gn 1 e 2, e verifique os termos da aliança Edênica. O que Deus deu ao homem? O que pediu que o homem não fizesse? Quais as conseqüências do rompimento desta aliança?
6-    Leia Gn 3. Medite na promessa de salvação (3,15); medite nas conseqüências do pecado (desobediência). Faça uma oração pedindo perdão pelas desobediências cometidas ao longo da vida e peça a intervenção do Senhor sobre as conseqüências.
7-    Leia Gn 6,1-6 e Gn 9. Medite na fidelidade de Deus revelada pelo arco-íris e na promessa do sangue que nos dará vida ( a vida está no sangue e por isso o homem não podia comê-lo, já preparando para o sangue de Jesus que nos seria dado na Nova Aliança, para que ao bebê-lo, recebêssemos a vida de Jesus). Escreva o que Deus tratou com você .
8-    Leia a história de Abraão ( cap 12 a 22). Porque sua fé lhe foi imputada por  justiça? O que isso tem a ver com a salvação pela fé?
9-    Medite na história de Agar. Quais as conseqüências de quando tentamos "ajudar a Deus a cumprir suas promessas?" Por que é tão difícil esperar em Deus? Será que em nossas vidas existe algum "Ismael"?
10-  Medite em Gn 22. O que é mais importante para nós, Deus ou suas bençãos? Temos buscado a Ele, independente do que pode nos dar? Escreva o que tem de mais precioso ( 7 coisas) e ore sobre cada uma delas,
entregando-as.
11-  Quais os 7 homens principais de Gn?
12-  Leia a história de José e escreva como Deus se revela como aquele que faz com que "tudo concorra para o bem dos que amam a Deus"(Rm 8,28). Explique porque José pode ser considerado um homem que ama a Deus.
13-  Qual a mensagem deste livro que você tira para sua vida?