ESTUDOS > Estudos Bíblicos
Antigo Testamento / Josue 06
ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
                    “JESUS É O SENHOR”
Rua Aquidaban, 731 – Vl. Mendonça-   CEP 16015-100 - Fone:(018)3624-2264– Araçatuba-SP
NA INTERNET:www.jesse.com.br EMAIL: jesse@jesse.com.br
                   CONTRIBUIÇÕES:  Bco. Itaú - agência 7158 / conta corrente00021-1
 
 
 
CONHECENDO A BÍBLIA
 
( Estudo  Bíblico )
 
 “Amado (ª), não desista de ler e estudar este livro. Será de grande ajuda para sua vida espiritual. Muitas coisas não dão fruto, por falta de conhecimento da Palavra e portanto, da vontade de Deus. Se você quer conhecer a vontade de Deus para você, não tem outra maneira senão conhecer a Sua Palavra. Tenha ânimo e não desista! Jesus nos diz: “errais não conhecendo as escrituras (Mt 22,29)”. Busque e achará!!!
 
 
ESTUDO SEIS: JOSUÉ
 
Palavra-chave: Possessão
Versículo-chave: 1,3
 
       O tempo dos juízes começa com Josué (o primeiro) e termina com Samuel (o último juiz). Deus queria ser o chefe, o rei do seu povo, governando sobre ele. Isto é o reino de Deus. Ele criou o homem para Ter comunhão e fazer parte de Sua família. Por ser Pai Ele quer ser o chefe da família também, mas Deus tem tido muitos problemas com sua família através dos séculos.
       Através de Moisés, Deus quis dar uma lei para governar Seu povo e uma casa para uni-lo em comunhão com Ele. Moisés, porém, não pode realizar a última etapa deste plano. Josué, um discípulo seu, treinado por ele, foi quem fez isso. A velha aliança (Moisés) não pode entrar na terra prometida (Hb 10).
       Josué significa “Jeová salva”, que é o mesmo nome Jesus no grego. Josué representa Jesus, a salvação de Deus, a nova aliança, que nos introduz na terra prometida (reino), onde há trigo (palavra), azeite (unção) e vinho (Espírito Santo) – fartura. Só Jesus pode nos fazer entrar na terra prometida e nos capacitar na palavra, na unção e no Espírito Santo.
       Este livro cobre a carreira de Josué, o personagem principal. Nascido no Egito, da tribo de Efraim, foi um dos dois espias, ao lado de Caleb, que queria que o povo subisse para a conquista da terra prometida (Nm 13,30). Era um homem de guerra, era ele quem chefiava o povo  nas lutas, enquanto Moisés orava (Ex 17,8-13). O símbolo de Moisés era a vara e o de Josué era a lança. Morreu aos 110 anos de idade, após cumprir sua missão  de introduzir o povo na terra.
       Josué recebeu a investidura direto do Senhor e esta mesma palavra ressoa para nós seu povo, que fomos investidos por Ele através do batismo no Espírito Santo: Js 1,5-9.
       Este livro, conta a história da entrada e conquista, possessão e desapropriação da terra prometida. Para se entrar na posse do que Deus tem para nós é necessário a luta espiritual, a conquista e desapropriação de áreas que estão nas mãos do inimigo. Não podemos esquecer que para possuir, é preciso primeiro desapropriar quem antes ocupava o domínio da área (Ef 6, 10-18).
       Compare com o livro de Atos dos Apóstolos, onde Jesus, através de Seu Capitão Invisível, o Espírito Santo, conduz a Sua  Igreja à possessão através da conquista; e fortalezas pagãs são tomadas, não por meio de armas carnais, mas por meio de pregação e oração ( 2 Co 10, 3-6 ). Hoje, temos empreendido uma luta pela conquista de Araçatuba e não podemos esquecer destes princípios: desapropriar as áreas que estão sob o poder do diabo e conquistá-las para Deus.
       É interessante notar que a terra da promessa era maior do que a terra que eles conseguiram conquistar, porque Deus deu mais do que a fé de fato apropriou. A nossa vida como cristãos, também se dá assim; temos as promessas que devem ser conquistadas. A maioria dos cristãos hoje, vivem muito pouco do reino, porque a nossa fé é muito menor do que as promessas que recebemos de Deus. Somos filhos pobres, de um Pai milionário, porque não tomamos posse de nossa herança (Tg 4, 1-3).
       A Terra é simultaneamente Dom e constante objeto de conquista. É o lugar da fidelidade de Deus para com Seu povo e de Seu povo para com Seu Deus.
       O livro tem 2 divisões:
1.    Js 1-12 – Conquista (todas as tribos têm que participar)
2.    Js 13-24- Partilha  ( as tribos que já conquistaram têm que ajudar as outras a conquistar sua herança).
 Algumas partes marcantes do livro:
a . Travessia do jordão: cap. 3 (a entrada na Terra é sobrenatural, é o Senhor quem nos faz passar. Tipifica também o batismo, pelo qual de forma sobrenatural, entramos para a Igreja).
b.     Circuncisão em Guilgal: cap. 5 (tipifica a separação total do Egito – mundo – com a circuncisão, que nos separa do mundo e nos marca como pertencendo a Deus).
c.     Tomada de Jericó: cap. 6 (tipifica a luta espiritual que travamos, para derrubar as muralhas que o inimigo construiu. Antes de tomarmos posse, é necessário  quebrar estas muralhas)
d.     Infidelidade de Acã: cap.7 ( o pecado de uma pessoa, pesa para ela, sua família e todo o corpo. Toda a Igreja é afetada pelo pecado de uma parte dela. Por isso sofremos tantas derrotas. É muita irresponsabilidade nossa pecarmos, pois estaremos prejudicando a igreja e nossa família).
e.     Aliança de Siquém: cap. 24 ( a decisão que o chefe de família deve tomar: a quem você quer servir?).
 
Perguntas
 
1.    Quando começa o tempo dos juízes?
2.    Quem foi o 1º e o último juiz?
3.    Por que não podemos entrar na Terra prometida pela velha aliança?
4.    O que significa a palavra Josué e quem ele tipifica?
5.    Faça um resumo da vida de Josué.
6.    Qual a relação entre conquista, desapropriação e possessão da Terra Prometida? E para nós hoje, qual o significado?
7.    O que Ef 6, 10-18, tem a ver com o livro de Josué?
8.    Em sua opinião, o que Atos dos Apóstolos tem a ver com o livro de Josué?
9.    Por que a terra da promessa era maior do que a terra da conquista? Como tem sido isto em sua vida?
10. Explique com suas palavra o que quer dizer: A Terra é simultaneamente “Dom” e “Objeto constante de conquista”.
11. Quais as divisões do livro?
12. Quais as passagens mais marcantes do livro?
13. Faça um comentário, comparando com nossa vida hoje, da passagem que mais lhe marcou.
14. O que a investidura de Josué tem a ver com você hoje?