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Antigo Testamento / Judite 17
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ESTUDO DEZESSETE
 
Judite
 PALAVRA-CHAVE: Vitória
VERSÍCULO-CHAVE: Jt 8,17
 
        O livro de Judite conta a história da vitória do povo eleito (Israel) contra seus inimigos, através de uma mulher.
        Foi escrito na Palestina, por volta do século dois a.C (após o ano 150 aC), um pouco mais tarde que o livro de Tobias, por um judeu desconhecido. Seu intuito era encorajar os judeus, que passavam por uma nova crise no tempo da revolta dos Macabeus onde os judeus eram perseguidos e forçados a abandonarem suas práticas religiosas, a permanecerem fiéis a Deus e aos costumes da nação, pois Deus está presente na história do povo eleito que se mantém fiel à sua fé, como o lembra Judite: “O nosso Deus está conosco” (13,11). Não é só a existência nacional que está em perigo, mas o culto ao verdadeiro Deus. Embora a história se passe num período anterior ao século II, muitos detalhes do livro revelam o interesse do autor em seu tempo.
RESUMO: Uma cidade israelita (Betúlia), cuja posição é estratégica - pois comanda o acesso ao resto do país e a Jerusalém - é atacada e sitiada por Holofernes, comandante-em-chefe do exército assírio.O amonita Aquior, o qual, durante um conselho de guerra no acampamento de Holofernes, faz um resumo da história de Israel (cap. 5 –6), aconselha a não atacar os judeus, sem antes verificar se eles são culpados diante de Deus; é que o povo eleito é salvo sempre que se mantém fiel ao seu Deus. Acusado de colaborar com o inimigo, Aquior é entregue nas mãos dos judeus e Betúlia é sitiada. Depois de trinta dias sem água os líderes da cidade se desesperam e tomam a decisão de entregar a cidade nas mãos do inimigo se Deus não os libertar em cinco dias.  Ao ouvir a decisão dos anciãos, Judite, uma bela viúva e judia observante, repreende-os pela falta de fé. Coloca-se em oração e à disposição de Deus para que Ele possa usá-la como instrumento de salvação para seu povo. Deus age por meio de sua beleza: ela degola Holofernes e liberta sua nação.
DIMENSÃO ESCATOLÓGICA:(escatologia significa o estudo sobre o final dos tempos). Este livro aborda alguns temas que apontam para o apocalipse:
è Holofernes: representa as potências do mal.
è Judite: seu nome significa “a judia”, representa a nação identificada com a causa de Deus (Israel), que no N.T. é a Igreja.
è Cenário: acontece na planície de Esdrelon, perto da planície de Harmagedon, onde João situa a batalha final em Ap 16,16.
O livro mostra uma mulher (identificada com Israel e a Igreja), que com sua admirável beleza que representa a virtude (Ef 5,27), depois de passar anos seguindo fielmente a Deus e como que se preparando para este momento (pois não levou vida fácil e sim de oração e austeridade), mostra-se cheia de coragem e fé num momento de crise em que todos pensam em desistir. É interessante notar como Judite renuncia ao direito de um novo casamento segundo a lei do levirato (Dt 25,5-10), para dedicar-se inteiramente ao serviço de Deus. Além disso, ao ver a tribulação em que se encontrava toda a cidade, mostrou-se disposta a sacrificar-se  pela salvação de todos e pela preservação da cidade Santa (Jt 13,20).
MENSAGENS:
1)A vitória vem, não pelo poder humano, mas pelo poder de Deus. Ele liberta seu povo quando quer e do modo que quer. Podemos perceber quão insensato é colocar a nossa confiança no poder dos homens ou em suas armas (Jr 17,5; Sl 19(20),8; Sl 32(33),16-19).
2)A força do povo vem de Deus através de sua fidelidade a Ele: se o povo for obediente a Deus será abençoado; se for desobediente será amaldiçoado (Jt 5,20-21; Dt 28). Se o povo for fiel a Deus o inimigo não poderá vencê-lo, pois Deus lutará em seu favor; mas se não for, então o inimigo poderá derrotá-lo, pois o Senhor o entregará nas mãos do inimigo por causa de sua infidelidade (Jz 3, 7-8).
3)Os caminhos de Deus não são os caminhos dos homens (Is 55,8-9; Pv 14,12; Rm 11,33). Deus é infinitamente misericordioso com os homens, mas não conseguimos alcançar Seus desígnios. Ele pode trazer libertação de onde não se espera, até pelo mais fraco. Não se pode prever a duração ou extensão das provas às quais Ele propõe a Seu povo (Jt 8,14).
4)O sofrimento muitas vezes é uma prova que Deus dá a Seu povo para lhes sondar o coração e também uma lição para instruí-los (Jt 8,25-27; Dt 8,2; Sl 118(119),67; Zc13,9; Hb 12,6).
5)Durante a provação não se deve olhar as circunstâncias, pois isto produz a revolta e murmuração (Jt 7,23-24; Nm 14, 2-4), a perda da fé em Deus (Jt 7,25), e a conseqüente perda da coragem de lutar, entregando-se ao inimigo (Jt 7, 26-28).
Perguntas
 
1)Do que trata o livro de Judite?
2)Quando e para quem foi escrito?
3)Faça o seu resumo do livro.
4)O que é escatologia?
5)Segundo a dimensão escatológica, o que representam Holofernes, Judite e o cenário?
6)Como podemos relacionar Judite e a Igreja do final dos tempos?
7)Em sua opinião, o que a Igreja deve fazer para preparar-se como Judite?
8)Quais as diferenças da Igreja de hoje e da Igreja representada por Judite?
9)Quais as características mais marcantes de Judite e que a identificam com a Igreja dos tempos do fim?
10)Quais as mensagens deste livro?
11)Escolha uma das quatro mensagens do livro e fale sobre ela, dando exemplos de sua vida.
12)O que mais lhe marcou neste livro?