ESTUDOS > Estudos Bíblicos
Antigo Testamento / Levitico 03
ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
                    “JESUS É O SENHOR”
Rua Aquidaban, 731 – Vl. Mendonça-   CEP 16015-100 - Fone:(018)3624-2264– Araçatuba-SP
NA INTERNET:www.jesse.com.br EMAIL: jesse@jesse.com.br
                   CONTRIBUIÇÕES:  Bco. Itaú - agência 7158 / conta corrente00021-1
 
 
ORAÇÃO INICIAL:
                Deus bendito e poderoso, a Ti toda honra, glória e louvor. Que toda a terra se prostre diante de Ti e proclame Suas maravilhas! Quero confessar a minha total dependência de Ti e o quanto necessito de Tua graça. Entrego-me a Ti de corpo, alma e espírito e renovo minha consagração total a Ti. Toma meus olhos, ouvidos, pensamentos, sentimentos, desejos, raciocínio e usa tudo para proveito de Teu plano na terra. Abençoa-me durante este estudo, para que todo pensamento humano caia por terra, e possa conhecer-Te conforme o Teu coração. Pai da glória, concede-me um espírito de sabedoria e revelação - de entendimento dos mistérios e segredos - no profundo e íntimo conhecimento de Ti mesmo. Abra meu coração à Tua luz, para que eu saiba qual a esperança que o Teu chamado me dá, qual a riqueza da Tua glória, da herança que Tu me fazes participar com os santos, meus irmãos em Cristo, e que imenso poder Tu exerceste em meu favor, eu que creio em Ti (Ef 1,18.19). Pai, revela-me qual minha posição em Cristo Jesus, e dá-me entendimento da obra da cruz. Conceda que eu possa Ter uma visão do Teu plano e assim possa colaborar com ele. Coloco-me em Tuas mãos, por meio do Espírito Santo. Amém.
 
ESTUDO TRÊS: LEVÍTICO
 
Palavra-chave: expiação
Versículo-chave: 16,34
 
               Este é o livro sobre adoração, sacrifício e sacerdócio. Êxodo termina com a construção  da Tenda do Encontro, em Levítico há a legitimação do tabernáculo: Deus vai falar com o povo a partir “da tenda da reunião” (1,1).
               O livro trata das leis divinas: para que O Santo pudesse habitar entre pecadores e aceitar seus cultos, deveria haver expiação por meio do sacrifício e mediação através do sacerdócio.
               O capítulo central é o 16. No grande dia da expiação o bode imolado representa a culpa expiada pelo sangue , e o bode emissário, “azazel”  ou “remoção”, a remoção das ofensas perante a face de Deus. Aqui está a graça em seus dois aspectos, “passar sobre” a transgressão e jamais dela se lembrar (Mq 7,18; Hb 8,12).
               O personagem central é Arão , o sumo sacerdote. Representa o mediador, aquele que permite ao povo ter acesso a Deus, através da expiação dos pecados do povo, todos os anos. Jesus é o nosso sumo sacerdote que realizou esta função de uma vez por todas, nos dando livre acesso a Deus através da expiação dos nossos pecados (Hb 5,1-10; 9,11-14).
               Nos 27 capítulos deste livro, Deus transmite a seu povo “suas leis e seus costumes”, pois é ‘pondo-os em prática que o homem tem a vida” (18,5). Resumindo, ensina como usar esta “tenda”, para que seja verdadeiramente um local de “encontro” e não aconteça que um erro ritual (1-10), uma impureza física (11-16) ou uma infidelidade moral (17-26) sejam obstáculo a essa comunhão, tão desejada e preparada por Deus. Este livro trata da santidade necessária na relação com Deus. Hoje, por uma idéia errônea  da misericórdia de Deus, já não se fala mais em pecado e santidade parece ser coisa ultrapassada. Levítico nos ensina o quanto isto é importante para a comunhão e adoração “em espírito e verdade”.
               O livro apresenta as cinco ofertas ou sacrifícios:(cap. 1-7)
1- oferta queimada;
2- oferta de cereais;
3- ofertas pacíficas;
4- oferta pelo pecado;
5- oferta pelas transgressões ou de dívidas.
 
 
Todas estas ofertas tipificam Cristo e Sua oferta perfeita de si mesmo pelo pecado e como culto a Deus. As 3 primeiras eram de “aroma suave”, como um doce incenso que sobe para Deus (louvor). As duas últimas eram obrigatórias, e identificavam a vítima com seu pecado.
 
 
 
 
 
Apresenta também 5 festas ( que representam fases ou eras dentro do plano de Deus de redenção da humanidade ):
1-     Festa da Páscoa ( já foi cumprida na páscoa de Jesus) 23, 5
2-     Festa do Pentecoste ou das semanas (cumprida no dia de pentecoste com o derramar do Espírito e o início da era da igreja) 23, 15.
3-     Festa das Trombetas 23, 23-25 (período de dedicação total ao Senhor –descanso;  pregação da palavra- recordação; e louvor e culto- aclamação)
4-     Dia da Expiação 23, 26-32 (esta festa antecede imediatamente a festa do tabernáculo, mostrando que antes do tabernáculo – volta de Jesus- deverá haver um grande arrependimento e quebrantamento)
5-     Festa dos Tabernáculos 23, 39-43; comemorava a vida no deserto e agradecia a Deus pela colheita, cremos que será a última festa, a colheita que termina com o arrebatamento e a volta de Jesus.
               Apresenta os dois anos santos: sabático e ano do jubileu. (cap. 25)
 
 
 
 
PERGUNTAS
 
 
1-     Qual o tema deste livro?
 
2-     Qual o personagem central?
 
3-     Faça a ligação entre Arão e Jesus.
 
4-     O que poderia impedir a comunhão e o encontro com Deus?
 
5-     Quais as 5 festas que aparecem? Explique sobre elas.
 
6-     Quais os anos santos? Explique cada um e seu significado para nós hoje.
 
7-     Quais as 5 ofertas? Explique cada uma.
 
8-     Compare a oferta das transgressões com Mt 5, 23-24. Qual sua conclusão?
 
9-     Qual a importância do livro de Lv para nós hoje?
 
10- Por quê o Lv  de certa forma nos ensina a resgatar questões como o pecado e a santidade?
 
11- Qual a mensagem que você tira para sua vida deste livro e o que mais lhe marcou?