ESTUDOS > Estudos Bíblicos
Antigo Testamento / Livro dos profetas 28
    ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
                    “JESUS É O SENHOR”
Rua Aquidaban, 731 – Vl. Mendonça-   CEP 16015-100 – Fone:(018) 3624-2264– Araçatuba-SP
NA INTERNET:www.jesse.com.brEMAIL: jesse@jesse.com.br
                   CONTRIBUIÇÕES:  Bco. Itaú - agência 7158 / conta corrente00021-1
 
 
 
 
ESTUDO VINTE E SETE
 
 
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS LIVROS DOS PROFETAS
 
       Entraremos agora no estudo dos livros dos profetas. Para que exista um maior entendimento é necessário que antes de entrarmos nos livros propriamente ditos, estudemos um pouco sobre o profetismo de forma geral.
       Sempre existiram profetas em toda a bíblia porque Deus sempre teve a preocupação de “falar” com o homem. Moisés foi um grande profeta porque transmitia a palavra de Deus ao povo. No próprio acampamento do povo israelita, Deus repartiu o espírito que estava sobre Moisés entre os anciãos e profetizavam (Nm 11,25). Abraão também é chamado de profeta por Deus (Gn 20,7) e Samuel foi profeta (1 Sm 3,20). Isto nos mostra como Deus sempre quis falar conosco, sempre teve a preocupação de revelar sua vontade.
       O profeta é um homem quebrantado porque carrega o peso do coração de Deus. É um homem que se esqueceu de seus próprios pesos e recebeu sobre seus ombros o peso do coração de Deus. O sentimento de Deus é derramado sobre o profeta. É um relacionamento passional, como em Jeremias, um desabafo (seduziste-me e me deixei seduzir). Deus derrama o seu coração sobre o profeta e este testemunha em palavras o que recebeu do coração de Deus. Muitas vezes a urgência do coração de Deus de ser compreendido é tão grande que usa a vida do próprio profeta para manifestar o que está no seu coração, como no caso de Oseias que teve que casar-se com uma prostituta para mostrar o amor de Deus por seu povo adúltero. Um profeta tinha que ser alguém totalmente entregue, disposto a tudo por amor a Deus.
      Os profetas como ministério de restauração e recondução do povo a Deus surgiram no período de queda de Israel. Após a divisão de Israel em reino do Norte e do sul (Judá e Benjamin) sob o reinado de Roboão (1 Re 12), o reino do norte passou a ser chamado de Israel ou Samaria e às vezes de Efraim e o reino do Sul passou a ser chamado de Judá.
       A idolatria abriu as portas ao pecado e iniciou-se um tempo de declínio da nação. Foi neste contexto que o Senhor levantou profetas nesta última divisão do velho testamento para avisar ao povo que se continuassem neste caminho o juízo de Deus não tardaria a vir sobre eles. Traziam sempre uma mensagem de “volta” para Deus e sua lei, para deixarem seus maus caminhos e retornarem de coração sincero a Javé.
       O primeiro profeta de destaque foi Elias, seguido por Eliseu que o sucedeu, no período que vai de 875 a 800 a.C., durante o reinado de Acabe, Ocozias, Jorão, Jeú e Joacaz, todos reis de Israel. Ambos profetizaram no reino do norte e sua mensagem foi acompanhada de sinais e prodígios (1 Re 17 a 2 Re 13). Estes profetas não escreveram nenhum livro.
       Depois deles vêm os demais profetas, com suas mensagens escritas em livros, que são classificados como Profetas maiores (Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel) e Menores (Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias); não porque uns sejam mais importantes que outros, mas sim por causa do tamanho dos livros. Para se ter uma ideia, os livros dos doze profetas menores juntos são do mesmo tamanho que um dos profetas maiores, como Isaías, por exemplo.
       O período coberto por estes livros abrange em torno de quatro séculos, de cerca de 800 a 400 a.C.. Para no situarmos melhor dentro da história faremos um pequeno esquema cronológico desta fase:
  • 875 a.C. – Início dos profetas de restauração (Elias e Eliseu).
  • 800 a.C. - Ministério dos demais profetas.
  • 700 a.C.- Cativeiro das dez tribos do norte pela Assíria, no reinado de Oseias. Foram e dispersos  e nunca mais voltaram.
  • 600 a.C. – Judá é levada ao cativeiro sob o domínio da Babilônia, no reinado de Joaquim.
  • 500 a.C. – Restauração sob o governo da Pérsia (em várias etapas sempre com a ajuda dos profetas).
  • 400 a.C. – Fim dos profetas. O último foi Malaquias, que profetizou após a reconstrução do templo, no período que antecede a Esdras. As últimas palavras de sua profecia referem-se a restauração do ministério profético de Elias antes do grande e terrível dia do Senhor.
  • 400 a 0 a.C – Período de silêncio. Não houve mais profetas até surgir João Batista, para cumprimento da profecia de Malaquias sobre a vinda de Elias.
 
       Durante este período de cativeiro houve uma sucessão de impérios. O primeiro foi a Assíria, seguida da Babilônia e depois a Pérsia. Foi durante o reinado persa, que Ciro, o rei, após vencer a babilônia deixou os judeus voltarem para Israel. Isto foi profetizado 200 anos antes por Isaías (que benção!). Depois da Pérsia vieram os gregos (durante o período de silêncio profético), e depois os romanos, na época de João Batista e Jesus.
 
Principais Mensagens dos Profetas:
 
1.                 Arrependimento: Os profetas denunciavam os pecados do povo, a quebra da aliança, a idolatria, tendo como consequência as injustiças sociais e imoralidades. Chamavam o povo para voltar para Deus, pois do contrário enfrentariam o juízo e suas consequências (guerra, fome, cativeiro, morte). Deus é misericordioso, faz de tudo para ter seu povo de volta e evitar este juízo. Ele quer a salvação e felicidade de seus filhos.
2.                 Destruição: Quando o povo não ouvia os profetas, estes eram enviados para anunciar o castigo. Mais uma tentativa para salvar o povo rebelde.
3.                 Restauração: Sempre depois do anúncio do castigo, vinha a mensagem de esperança e restauração. Deus conservaria um “resto” que lhe seria fiel e continuaria a realizar a obra de Deus na terra. Também abrange as profecias sobre a restauração dos tempos finais e sobre o milênio.
4.                 Salvação das nações:Este “resto” será usado por Deus para salvação de todas as nações, cumprindo a promessa feita a Abraão de todas as nações seriam abençoadas pela sua descendência (Jesus).
5.                 O Messias- O Renovo: Deus usa deste “resto” para dele tirar “o Renovo”, aquele que virá para salvar Israel e todas as nações. O propósito maior das mensagens proféticas era anunciar a salvação através deste homem, o messias (Jr 23, 5-6; Is 11,10; Ez 37,24).
 
QUESTIONÁRIO
 
1) Porque sempre existiram profetas em toda a bíblia? Cite alguns.
2) Deus fala com você? Como?
3) O que é um profeta?
4) Porque o profeta tinha que ser alguém totalmente entregue, disposto a tudo por amor a Deus?
5) Em que contexto que o Senhor levantou profetas nesta última divisão do velho testamento? Como era sua mensagem?
6) Quando surgiram os profetas como ministério de restauração?
7) Quem foram os profetas que não escreveram livros? Onde profetizaram?
8) Porque os profetas são divididos em maiores e menores?
9) Quais os maiores?
10) Quais os menores?
11) Em torno de que ano os profetas acabaram e iniciou-se um período de silêncio? Qual império dominava nesta época?
12) Quais as Principais Mensagens dos Profetas?
13) Qual destas mensagens, na sua opinião, mais se enquadraria nos dias de hoje? Por que?