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Antigo Testamento / Tobias 16
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ESTUDO DEZESSEIS
 
Tobias
 PALAVRA-CHAVE: Fidelidade
VERSÍCULO-CHAVE: Tb 4,6
 
INTRODUÇÃO:
       Para iniciarmos os estudos de Tobias, Judite e Ester, precisamos introduzir a questão dos livros “deuterocanônicos” da bíblia, chamados assim por terem sido acrescentados posteriormente ao ‘cânon’ das escrituras. No Antigo Testamento, a Bíblia protestante e a hebraica possuem sete livros a menos que a Bíblia católica. Ocorre que a Igreja Católica, desde o início, utilizou a tradução grega da Bíblia chamada Septuaginta ou Versão dos Setenta (LXX). Essa tradução para o grego foi feita no séc. III aC, em Alexandria (Egito), por setenta e dois sábios em virtude da existência de uma grande comunidade judaica nessa cidade que já não mais compreendia a língua hebraica. Na época em que foi feita essa tradução, a lista (cânon) dos livros sagrados ainda não estava concluída, de forma que essa versão acabou abrigando outros livros, ficando mais extensa. Essa foi a Bíblia adotada pelos Apóstolos de Jesus em suas pregações e textos: das 350 citações que o Novo Testamento faz dos livros do Antigo Testamento, 300 concordam perfeitamente com a versão dos Setenta, inclusive quanto às diferenças com o hebraico.
       Por volta do ano 100 dC, os judeus da Palestina se reuniram em um sínodo na cidade de Jâmnia e não reconheceram 7 livros (escritos em língua grega ou pós-exílio): Tobias, Judite, sabedoria, eclesiástico, Baruc, 1 e 2  Macabeus e as adições ao livro de Daniel  e Ester (versão grega). Com a dúvida levantada pelo sínodo de Jâmnia, alguns cristãos passaram a questionar a inspiração divina dos livros deuterocanônicos. Os Concílios regionais de Hipona (393), Cartago III (397) e IV (419), e Trulos (692), bem como os Concílios Ecumênicos de Florença (1442), Trento (1546) e Vaticano I (1870), confirmaram a validade dos deuterocanônicos do Antigo Testamento, baseando-se na autoridade dos Apóstolos e da Sagrada Tradição.
       Da mesma forma como existem livros deuterocanônicos no Antigo Testamento, também o Novo Testamento contém livros e extratos que causaram dúvidas até o séc. IV, quando a Igreja definiu, de uma vez por todas, o cânon do Novo Testamento. São deuterocanônicos no Novo Testamento os livros de Hebreus, Tiago, 2Pedro, Judas, 2João, 3João e Apocalipse, além de alguns trechos dos evangelhos de Marcos, Lucas e João.
       Com o advento da Reforma Protestante, os evangélicos, a partir do séc. XVII (O próprio Lutero (fundador da Reforma) traduziu e publicou, para a língua alemã, os livros deuterocanônicos do Antigo Testamento), passaram a omitir os livros deuterocanônicos do Antigo Testamento. Alguns grupos mais radicais chegaram - sem sucesso - a tentar retirar também os livros deuterocanônicos do Novo Testamento. É de se observar, dessa forma, que caem em grande contradição por não aceitarem os deuterocanônicos do Antigo Testamento enquanto aceitam, incontestavelmente, os deuterocanônicos do Novo Testamento.
 
O LIVRO DE TOBIAS:
 
       O livro foi escrito por volta do início do século II a.C. Este período foi marcado por uma crescente helenização, isto é, os judeus começaram a se deixar influenciar pelos gregos, modificando seus costumes. O autor de Tobias escreveu para judeus preocupados em ser fiéis a Deus e que questionavam a fidelidade de Deus a eles, no meio desta agitação cultural.
RESUMO: O livro conta a história de duas famílias judias que foram deportadas para a Assíria. As duas foram fiéis à Lei e aos costumes judaicos (1,3 e 3,15), mas mesmo assim a desgraça as atinge de modo incompreensível. Tobit, chefe da primeira família, perde tudo o que possui e sua condição de vida confortável e fica doente (cego). Sara, filha única da outra família, é atormentada por um demônio que mata todos os seus pretendentes na própria noite de núpcias. Deus ouve a oração de um e de outro e usa o anjo Rafael (‘Deus cura’), para curar e restaurar as duas famílias. Tobias é enviado por seu pai para recuperar um dinheiro que estava na Média e contrata o próprio Rafael como guia. Os conselhos do anjo permitem a ele salvar Sara e casar-se com ela. Depois disto o anjo se revela e o livro termina com ações de graças.
CONTEXTO: Os judeus fiéis desta época estavam atormentados por problemas decorrentes do fato de estarem sob o domínio dos ptolomeus e dos selêucidas (gregos), e levantavam questões sobre como podiam ser virtuosos se o único resultado que viam era escuridão e desgraça?
       Esta história nos trás  uma resposta a esta questão demonstrando a fidelidade de Deus e a coragem dos fiéis. Quando se vêem envolvidos pelos problemas e pela dor, Tobit e Sara recorrem à oração. Deus responde à oração dos dois, usando meios que eles nunca iriam imaginar, inclusive usando o problema de um para restaurar a vida do outro. É interessante notar como mesmo sem saber o que Deus estava fazendo, eles permaneceram fiéis, mostrando sempre sua confiança num Deus misericordioso e justo.
DIVISÕES: 1- Desgraça de Tobit e Sara: 1,1 a 3,17.
                    2- A viagem: 4,1 a 6,19.
                    3- Cura de Sara e Tobit: 7,1 a 11,18.
                    4- Desfecho: 12,1-22.
LIÇÕES IMPORTANTES:Agir com misericórdia para com Deus e com os outros: A observância rigorosa da lei e dos mandamentos de Deus (Dt 28,1; Jo 14,15.21); a prática da hospitalidade (Rm 12,13; Hb 13,2); a doação de esmolas (Lc 12,33; At 10,2.31) e amor respeitoso e obediente na família (Ef 6,1-2), produzem bênçãos e nos permitem continuarmos fiéis a Deus, mesmo nas dificuldades (Sl 124(125),1).
Mesmo quando não entendemos os planos de Deus, confiar que Ele cuida de nós (Rm 8,28)- a história mostra que, embora a fidelidade divina pareça estar oculta, Ele age através dos homens, que se tornam ministros de Sua providência. Mesmo os acontecimentos mais comuns são o ambiente para o cuidado fiel de Deus (1 Ts 5,24; 2 Tm 2,13).
 
Questionário
1. O que são livros “deuterocanônicos”? Quais são estes livros?
2. Quando o livro foi escrito e o que marcou este período?
3. Qual a semelhança entre o período em que foi escrito o livro e os dias atuais?
4. Para que tipo de pessoas foi escrito este livro?
5. Quais as divisões do livro e seu resumo?
6. O que atormentava os judeus fiéis daquela época e que questões surgiam por causa disto?
7. Você já se questionou desta forma? Explique.
8. Qual a resposta que o livro nos dá para estas questões?
9. Qual a atitude de Sara e Tobit quando se viram com problemas? E nós agimos assim?
10.Qual deve ser nossa atitude quando não conseguimos enxergar o que Deus está fazendo?
11.De que forma Deus restaurou as duas famílias? Você crê que Ele pode fazer isto com a sua?
12.Quais as duas lições importantes deste livro? Como podemos aplicá-las em nossas vidas?
13.Em sua opinião, seu grupo de crescimento tem caminhado de acordo com estes princípios?
14.Como você vê a Igreja de forma geral hoje: ela tem sido fiel em meio as crescentes influências
     que tem recebido do mundo? E você?
15.O que mais te marcou neste livro?
16.Baseado em Tb 4, faça uma análise de sua vida. Você tem praticado o que diz ali?

17.Você foi fiel  na leitura deste livro e fiel em responder todas as questões? Por quê?