ESTUDOS > Jesus
parte 1 - A Palavra Viva - ( Logos )
ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
                    “JESUS É O SENHOR”
Rua Aquidaban, 731  - Vila Mendonça -  CEP 16015-100 - Fone:(18) 3624-2264– Araçatuba-SP
NA INTERNET:www.jesse.com.br EMAIL: jesse@jesse.com.br
                   CONTRIBUIÇÕES:  Bco. Itaú - agência 7158 / conta corrente00021-1
 
 
J E S U S (parte 1)
 
 
A  Palavra Viva-  ( Logos )                
 
                        Jo 1, 1 - No princípio (arche - grego) -   Jo 8, 58;   Ap 22, 13
                               Cristo é eterno. Antes que houvesse qualquer coisa, Ele existia, não como Jesus, mas como o “Logos” de Deus. -   Col 1, 17a.
                        Jo 1, 1 - O VERBO - No grego é usado o termo “Logos” que significa palavra, e é traduzido como verbo para o português.
                        LOGOS -  Expressão falada de Deus. É eterno, participante da divindade, existia  como Deus, com a natureza divina, diferente daquela humana que assumiu quando se encarnou como Jesus. Fp 2, 6
                        A Palavra existe desde toda eternidade, como força geradora, com energia criativa. Ap 3, 14.
                        No V.T., não há nenhuma referência ao filho, Jesus, porque Ele ainda não existia como tal. Havia profecias sobre a vinda do Messias. Vemos no V.T. a manifestação e revelação de Deus Pai, vemos referências ao Espírito Santo de Deus vindo sobre os profetas. Hb 1,1
                        Vemos também que no V.T., os escritores judaicos personalizavam o conceito de palavra { Logos (grego) - Menra (hebraico)}.
                        Gn 39, 21 - “A Menra” estava com José.
                        Também em Êxodo, é usado o termo Menra para o anjo que destruiu os primogênitos do Egito, e para a nuvem e o fogo que conduziu Israel no deserto.
                        Observamos também que os atributos divinos são conferidos à palavra no V.T.:
                        Sl 106, 20 (ou 107,20)- Palavra curadora
                        Sl 147, 8 (ou 147,15)  - Palavra mensageira
                        IS 55, 11   - Palavra cumprindo a vontade divina.
                        O Logos expressa a imagem do Deus invisível, é a própria expressão de Deus, e expressa Deus na criação.
                        Há uma unidade perfeita entre as três pessoas da Trindade. Viveram sempre juntas, desde toda a eternidade, em amor; isso os entrelaçou de tal forma, que se tornaram um só, embora sejam distintos e com personalidades diferentes. No trecho “o Verbo estava com Deus” em Jo 1, 1; é usado no grego o termo pros, que expressa a presença de uma pessoa com outra em igualdade e intimidade. Quando duas pessoas vivem muito tempo juntas e se amam, conhecem-se tão bem e se harmonizam de tal forma, que passam a ficar parecidas; agora imagine as três pessoas da Trindade vivendo eternamente juntas, no mais perfeito amor.
                        Em Lc 4, 4, percebemos que a Palavra é um alimento. Jesus afirma que é o Pão da vida, e quem comer o seu corpo não terá fome (Jo 6,35). Entendemos pois, que na comunhão, recebemos “o Corpo de Cristo”, que carrega em si, toda a essência do Logos, isto é, a Palavra; portanto, ficamos saciados pela Palavra, geradora, criadora, poderosa. Jesus disse em Jo 15, 7 que se a Palavra estiver em nós, recebemos tudo o que pedimos.
                        Como é importante para o corpo, a Igreja, participar da Eucaristia!
                        Enfim, é importante termos em mente, e principalmente no coração que Jesus é a Palavra, e a Palavra é Jesus. É por isso que a palavra de Deus é viva! É capaz de gerar, de criar, de operar, de curar, salvar!
                       
                        Vejamos um exemplo claro. Trocando Jesus por Palavra, temos maior entendimento.
- A Palavra veio para que tenham vida, e vida em abundância. Jo 10, 10
- Quem estiver na Palavra, este dá muito fruto. Jo 15, 5
- Quem crê na Palavra, rios de água viva fluirão do seu interior. Jo 7, 38
- Aquele que crê na Palavra, também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas. Jo 14, 12
                        Vejamos agora a Palavra operando na criação. Jo 1, 3-5 = “Tudo foi feito por meio dEle e sem Ele nada foi feito. O que foi feito nEle era a vida, e a vida era (é) a luz dos homens, e a luz resplandece nas trevas, mas as trevas não a compreenderam.
                        Cristo é o Criador.   Col 1, 16-20
- a esfera da criação - nEle ( o Alfa )
- agente da criação - por Ele ( o Alfa )
- alvo da criação - para com Ele ( Ômega)
                        Tudo se deriva de Cristo e nele tem o ser, continuando a existir por seu poder e, inteligência e tudo retornará a Cristo, aumentando a sua Glória. Esse é oevangelho. Por isso não há salvação fora de Jesus Cristo.
                        NELE - A criação acontece dentro da vontade e energia de Cristo, todos os atos e realizações da criação dependem dEle. A causa de toda a vida está em Cristo, toda a existência depende dEle, e tudo é uma expressão de seu ser.
                        A expressão em Cristo - ( I Co 1, 4 ) aparece 164 vezes nas cartas de Paulo.
                        A igreja depende totalmente de Cristo.
                        Deus só nos tem como filhos em Cristo. Fora dEle, não há possibilidade alguma de agradarmos a Deus (Ef 1,3-13)
                        TODAS AS COUSAS - grego “ta panta” - que inclui tudo, todos os seres e todo o universo.
                       NOS CÉUS E NA TERRA  - expressão judaica comum para resumir a totalidade da criação.
                       VISÍVEIS E INVISÍVEIS - coisas  físicas e coisas espirituais. Nada existe fora do poder de Cristo - Ef 1, 21
                       TRONOS - grego: thronoi - tronos de qualquer espécie de reino ou governo. Esse termo era usado em antigos escritos astrológicos para designar seres espirituais, em seus diferentes níveis de poder celestial.
                       SOBERANIA (dominações) - grego: Kuriotes, uma classe de “aeons” ( seres espirituais ) dotados de grande poder que possuem vastas esferas sobre as quais governam, possuem domínios. (existem aeons menores).
                       PRINCIPADOS - grego: archai. os mais elevados entre os “aeons”, que teriam autoridade sobre vastas áreas dos lugares celestiais, como se fossem reis de muitas províncias ou governantes sobre nações, que se comporiam de muitos estados. (Dn 10, 13 - príncipe da Pérsia). Podem ser bons ou malignos. Cristo está acima de tudo, portanto nenhum desses anjos, ou seres bons ou maus, devem ser adorados.
                       POTESTADES - “eksousiais” - aqueles que possuem autoridade para governar uma classe de “aeons”. Esta palavra indica também portador de autoridade, ou seja “oficial”.
                       TUDO FOI CRIADO POR ELE E PARA ELE. Cristo é a causa é o fim de tudo. - Ele criou tudo - houve queda - tudo retornará a Ele novamente.
Rm 11, 36;   I Co 8, 6 ;   Ef 1, 10
Hb 1, 3 - e sustentando todas as coisas pela Palavra do Seu poder.
- O poder de Cristo é o poder sustentador e controlador contínuo. (Col 1,17- tudo subsiste nEle).
                        O poder da Palavra de Cristo é o Rhema - Palavra em ação - Obs.: Palavra no Evangelho comparada à semente e ao fermento ( vida própria ).
criar - dar existência a, tirar do nada
vida - conjunto de propriedades e qualidades graças as quais animais e plantas se mantém em contínua atividade.
luz - radiação capaz de provocar sensação visual.
trevas - escuridão absoluta.
                        I Jo 5, 11 - 12
                        Toda espécie de vida provém de Cristo. Ele é a vida. A vida física veio à existência não por causa de si mesma, mas para que através dela, a vida espiritual pudesse ser manifesta.
                        Em Cristo está a capacidade de existência, de contínua atividade dos seres criados, é a vida que está em Cristo que nos permite ter luz, isto é, enxergar tanto a nível físico quanto espiritual.
                        Jo 1, 5 - prova contundente da superioridade do bem contra o mal. As trevas não podem vencer, não prevalecem, não se apropriam da Luz.
                        Jo 9, 5 - Jesus é a luz - nesta passagem Ele mostrou que dava visão ao cego, e também a visão ao homem - revelar - trazer a luz - trazer luz sobre algo - Jesus é a revelação de Deus - Ele  permite que o homem “veja” (tendo iluminado os olhos do vosso entendimento ... Ef 1,17 ) e tenha a vida eterna ( Jo 12, 46).
                       Queridos irmãos, que possamos entender e gravar nos nossos corações esta verdade imutável e poderosa: Jesus é a Palavra Viva de Deus, operandoem  nós como operou na criação do mundo, tirando do nada e trazendo à existência as maravilhas de Deus em nós. Nós não somos nada, mas a Palavra de Deus revelada na bíblia nos ensina e transforma. Encontrar-se com a Palavra revelada é encontrar-se com Jesus, pois Ele é a Palavra. Se estivermos necessitando de paz , busquemos na Palavra; se estivermos necessitando de orientação para alguma área de nossas vidas, a solução é a Palavra. O que quer que necessitemos, a resposta está na Palavra, porque Jesus ( Logos=Palavra ) é a fonte de todo bem. Devemos buscar o conhecimento de Deus e do Senhor Jesus no estudo profundo e revelado da Palavra, pois ela nos revelará o Filho, que por Sua vez nos revela o Pai. Não podemos cometer o mesmo erro dos fariseus, que conheciam as escrituras, mas não reconheciam nelas Jesus, sendo que o próprio Jesus afirma que elas dão testemunho dEle (Jo 5,39 ).
                       Vamos amar as escrituras, nos dedicar ao seu estudo e leitura, pois assim nos tornaremos um povo forte e que não se deixa enganar e nem abater pelas dificuldades do caminho. Tomemos a espada de dois gumes e vamos treinar para sermos guerreiros valorosos no bom combate da fé!