ESTUDOS > Igreja
Obediência Contexto Familiar Apêndice / Obediência casal apendice
ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA “JESUS É O SENHOR”
Rua Aquidaban, 731 – Vl. Mendonça - CEP 16015-100 - Fone: (18)624-2264 - Araçatuba-SP.
CONTRIBUIÇÕES: Bco. Itaú - agência 7158/ conta corrente: 00021-1
 
 
“OBEDIÊNCIA NO CONTEXTO FAMILIAR”
 
“O casal de cônjuges forma ‘uma íntima comunhão de vida e de amor que o Criador fundou e dotou com suas leis. Ela é instaurada pelo pacto conjugal, ou seja: o consentimento pessoal irrevogável’.”  GS 48
 
Relacionamento Familiar
 
 CASAMENTO.    
 
       “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalha o que a edifica, se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.”Sl 126,1
 
      Para edificar “a casa” do nosso relacionamento familiar, necessitamos muito da instrução e comando do Senhor. Ele deve ter a primazia e o Senhorio total de nossa família.
      Ao realizar este estudo, não vamos pensar no que “o outro” está errando, mas onde nós, em primeiro lugar devemos nos transformar. Esqueça o outro. Inicie a transformação do seu lar por você.
     O casamento é um ministério, uma missão. Ministério vem do grego “diakonia”, que significa cargo ou trabalho exercido por um diácono. Diácono significa servo, criado, assistente, auxiliar.
      Missão, segundo o dicionário, é função ou poder que se confere a alguém para fazer algo; encargo; incumbência. A missão de quem foi chamado, vocacionado para o casamento é formar uma família, é retratar a família de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. A família é o meio pelo qual Deus da continuidade à criação e tem sua origem em Deus (Gn1, 26-28).
      Deus fez o homem à sua imagem e semelhança e deu ao homem o dom, a graça de gerar outros semelhantes a Deus. Este é um grande propósito! Gerar filhos e filhas de Deus e assim trazer o reino de Deus para a terra. É preciso restaurar a família, restaurando, voltando ao princípio original que Deus tinha para ela.
      Por ser uma missão, começa com uma unção, o sacramento do matrimônio. É ali que os noivos recebem a graça para conduzir esta missão. E para executar esta missão, os noivos fazem uma aliança com juramento, diante de Deus e da Igreja, de serem fiéis até a morte. É a fidelidade a este juramento, a esta promessa que tem que me conduzir por todos os anos em que eu permanecer com meu cônjuge.
      Esta aliança, que no grego é ‘epangelia’, que significa “acordo firmado com promessa”, um termo legal com significado de “citação, intimação judicial” e que, portanto, demonstra ser algo legal, como uma lei espiritual, que nos momentos difíceis, dolorosos, de desânimo, nos faz permanecer firmes. Os cônjuges, por um ato livre de sua vontade, fazem um acordo mútuo confirmado por juramento em nome do Senhor. Comprometem-se por juramento a constituir uma família que há de glorificar o nome de Deus na terra, cumprindo o propósito de Deus de usar a família para trazer o reino. Jesus veio através de uma família. Todos os homens e mulheres de Deus vieram através de uma família.
      O casamento é um pacto de fidelidade na alegria, na tristeza, na doença, na saúde, na riqueza, na pobreza. Fidelidade é a característica do que é fiel, aquele que não muda, firme, constante, perseverante, que cumpre aquilo a que se obriga, independente da circunstância. Eu não posso ser fiel dependendo das circunstâncias, a fidelidade é algo que acontece apesar das circunstâncias, como cumprimento de um juramento. O que deve fazer um cônjuge ser fiel ao outro, não são as características do cônjuge, ou os sentimentos que nutre pelo cônjuge, mas o cumprimento do juramento feito diante de Deus.
      O casamento foi restaurado na sua verdadeira posição por Jesus (Mt 19,4-5); é Deus quem une o casal e ninguém pode separar o que Deus uniu. Ao unir o casal, Deus os faz uma só carne até que a morte os separe. Agora, já não são mais dois, mas um só. É um mistério e como tal, não precisa ser compreendido, apenas vivido.
      O adultério ofende a fidelidade de Deus, exclui a glória de Deus, busca prazer isolado, a satisfação do próprio interesse, provém do egoísmo humano, de corações endurecidos, como disse Jesus aos discípulos (Mt 19, 1-11). Ao adulterar, aquele que adultera rompe o pacto de fidelidade e quebra o juramento feito diante de Deus. Permanecer fiel é uma decisão, não depende de estar “apaixonado”. O casamento baseado na paixão, tão propagado pela mídia, exclui a ideia de aliança, de compromisso. É claro que pode e deve haver paixão no casamento, mas não pode depender deste sentimento, pois a paixão deve evoluir para o amor verdadeiro descrito em Co 13.
      Afinal, qual o objetivo do casamento? Você já parou para pensar porque se casou ou porque quer se casar? Para ser feliz? Para ter filhos? Para não ficar só? Para fazer ou outro feliz? Podem até ser objetivos nobres, mas estão fora do foco principal. O que mantem a felicidade do casal é manter o foco em Deus. Quando o casamento tem como objetivo primeiro a felicidade humana, seja do casal ou dos filhos, a família se acomoda e faz concessões, isto é, se meus filhos forem trabalhadores, estiverem longe das drogas, já está bom. E não é só isso que importa. Nossa família tem que ser de Deus primeiro, o resto vem por acréscimo. Mais do que dar estudo para os filhos é preciso ensiná-los a amar a Deus.
      Quando o casamento é para Deus, o divórcio não tem lugar nele. O casamento retrata o mistério da união de Cristo com a Igreja (Ef 5, 32) e aponta para as bodas do Cordeiro (Ap 19,7-9).
      O casamento foi instituído por Deus, portanto a família é um conceito criado por Deus. Deus é Trino, não é individual. Esta união foi instituída antes da queda do homem e quando o sacerdote oficia o casamento, dia aos noivos que foi a única benção que não foi abolida com o pecado. Ao dizer isso deixa claro que sexo dentro do casamento não é pecado, pelo contrário, é fonte de bênçãos para o casal.
      O homem recebe a missão de sujeitar a Terra através da família (crescendo e se multiplicando), trazendo-a para Deus. A mulher é sua auxiliadora neste processo (Gn 2,18). No propósito original do casamento é Deus quem une, portanto Ele deve escolher. Foi Ele quem trouxe Eva para Adão, assim como Rebeca para Isaque (Gn 24). Adão nomeou todos os animais que Deus havia criado e viu que nenhum deles servia. Ao chegar a esta conclusão, de que ele não podia escolher, descansou e no seu descanso, Deus trabalhou e fez Eva. Se aprendermos a descansar no Senhor, certamente Ele vai trabalhar e nos dará o cônjuge certo!
      A bíblia diz que Adão e Eva estavam nus e não se envergonhavam. Não tinham nada a esconder um do outro, não havia mentira e nem segredo. Assim deve ser o lar. Um não deve esconder nada do outro e nem fazer nada de que possa envergonhar-se.
      A tentação para Eva aconteceu quando ela estava só. A independência gera brechas por onde o inimigo entra. É sempre melhor estar juntos para resolver as coisas (Ecl 4, 9-12).
      Eva pecou (2 Co 11,3), porém o responsável maior foi Adão (Rm 5,12). Adão culpou Eva, que por sua vez culpou a serpente. Deus julgou a família mas não alterou seu propósito para ela, de forma que a redenção viria através de uma família, particularmente de uma mulher, mãe do salvador. O homem teria que trabalhar e sustentar sua família e recebe a autoridade de cabeça do lar.
      A família já começou a se corromper e sair do propósito de Deus na 1ª geração: Caim e Abel, com o crime entre irmãos. Na 5ª geração, Lameque toma duas esposas (Gn 4,19-24). Na geração de Noé a terra toda já estava corrompida, porém Deus salva Noé e toda sua casa, trazendo para nós a esperança da salvação de toda família (At 16, 31).
      Por tudo isso podemos ter uma pequena ideia da importância da família nos propósitos de Deus para a Terra e por isso o inimigo investe com todas suas forças para destruí-la. Cabe a nós, buscarmos sempre de Deus a restauração dos lares!   
     
- MARIDOEMULHER - FAMÍLIA
     Col 3,18-19  - I Pe 3,1-7  - Ef 5,22-23     
      Depois do casamento realizado e sacramentado (ver estudo sobre sacramento do matrimônio), o homem precisa aprender diante de Deus como ser esposo, e a mulher o seu papel de esposa. A pessoa casada precisa ter em mente que o seu papel é importantíssimo diante de Deus, pois está unida com seu cônjuge, através de uma aliança sacramentada por Deus, tendo a igreja como testemunha. O casamento é um ministério, do qual prestaremos conta diante do Senhor, se o conduzirmos com zelo, amor, dedicação, e se dermos frutos através deste serviço.
        É PRECISO APRENDER:
       Antes que alguém vá trabalhar numa profissão, passa anos se preparando. Quanto maior a responsabilidade e o grau de dificuldade, maior o tempo de estudo. Um médico estuda oito anos aproximadamente antes de clinicar. Quem confiaria num médico que estuda um ano apenas! No entanto as pessoas casam sem o menor preparo. Não é a toa que ocorrem tantos problemas.
        A tarefa do marido ou esposa é das mais difíceis do mundo. Quem se sair bem nesta área pode se considerar realizado. Todos os outros serviços duram algumas horas do dia, mas este dura 24 horas; não tem feriado, férias ou aposentadoria. É uma tarefa bastante exigente. Para se ter uma família bem sucedida diante de Deus, devemos levá-la a sério e gastar tempo com ela. Os fracassos ocorridos podem e devem ser transformado em sucesso (Rom 8,2). Vamos ver as lições básicas da bíblia, isto é os mandamentos do Senhor para o bom andamento familiar.
       1-  Maridos
         Col 3,19    -  Ef 5,25-28    -    I Pe 3,7     
         O homem ocupa um lugar de autoridade na hierarquia espiritual. Ele é o cabeça da mulher, portanto deve assumir sua posição de líder da família, para que sua casa não seja alvo fácil para satanás (Ef 5,23); (I Cor. 11,3,7-12). Como todo líder, ele deve ser o servo de todos, pois Cristo deu o exemplo ao lavar os pés dos apóstolos (Jo 13,14), e diz que aquele que quer ser o primeiro deve ser o último, o que serve a todos; o que renuncia a si mesmo para que o outro se alegre e seja servido (Mc 10,42-45). Deve também ser o sacerdote do lar, aquele que ora constantemente pelo seus, e mestre no ensino da palavra. Deve assumir a posição do carcereiro; pela sua fé toda sua casa foi salva. (At 16,31-32-34). Deve assumir a liderança espiritual como Josué. (Js 24,15).
            É necessário que o marido tenha profundo conhecimento espiritual para guiar os  seus; deve ser firme e pedir muita sabedoria ao Senhor para governar sua casa, pois o homem que não sabe governar seu lar, como poderá assumir qualquer posição de líder na igreja? (I Tim 3,4-5). O lar onde o marido não assume sua posição de chefe abre brecha para o inimigo penetrar, e acaba por desfalecer, portanto ele não deve em hipótese alguma deixar de ocupar seu papel de líder e servo. O casamento deve, pois, se basear em cooperação (sócios...não adversários), submissão (com alegria, em união e concordância) e comprometimento (ser servo).
            Se o marido deve amar como Cristo amou, vejamos o que Cristo fez:
ensinou - discutiu - raciocinou - meditou - orou - sofreu agressão - enfrentou desafios à sua autoridade - pregou - advertiu - perdoou - repreendeu - lidou com fardos e enfermidades - resistiu à injustiça - tomou iniciativas - calou-se ao invés de retrucar.
            O marido deve amar sua mulher, como Cristo amou a igreja, e honrá-la e prepará-la para ir ao encontro de Cristo, sem mancha, nem mácula, nem ruga. Não é fácil! Exige paciência, doação, renúncia, perdão, e isto é amar, e não a “paixão” carnal. O amor pela esposa não tem nada a ver com o que ela faz, e sim com sua própria submissão a Deus. É por desejar fazer a vontade do Senhor que você busca que o amor de Deus seja derramado em seu coração. (Rom 5,5)
            Eis como Jesus aconselha (Lc 6,31-38) até onde você deve ser paciente: até a morte. Como Jesus.
            A esposa deve ser a prioridade do marido (Gn 2,24). Ela é uma só carne com ele, ninguém mais. Se ampliarmos o sentido deste versículo de Gênesis sobre o casamento, poderíamos parafrasear:
            - Por isso deixará o homem seu trabalho...
            - Por isso deixará o homem seu divertimento...
            - Por isso deixará o homem seus bens...
            Até mesmos os filhos devem vir em segundo lugar, primeiro é a esposa. Só assim os filhos terão segurança para crescerem equilibradamente, e aprenderão também a respeitar seus pais.
            A esposa é um bem, um presente que Deus dá aos homens que o temem. (Pv    18,22;12,4;19;14).
            O marido deve estar ciente de que tem uma aliança com sua esposa, que inclui fidelidade total. (Pv 5,18); (Ex 9,9); (Mc 10,9); (I Tm 3,12)
            Conforme o Novo Catecismo. pag. 539 it. 2400:
            “O adultério e o divórcio, a poligamia e a união livres são ofensas graves no casamento.”