ESTUDOS > Jesse Criança 2015
4 Sodoma e Gomorra - a confiança de Ló
    ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
Rua Aquidaban, 731 -  Vila Mendonça-  fone: (18) 3624-2264 - Araçatuba-SP
2015 – 4ª AULA – ABRIL – SODOMA E GOMORRA – A CONFIANÇA DE LÓ
 
ALVO:Apresentar a história da destruição de Sodoma e Gomorra por causa do pecado das pessoas e também mostrar como Ló e sua família foi salva em razão de serem parentes de Abraão e por confiarem em Deus.
 
PARA TIAS E TIOS:Gn 19, 1 – 29; Pr 4, 27.
 
VERSÍCULO PARA DECORAR:“Evite o mal e caminhe sempre em frente, não se desvie nem um só passo do caminho certo” (Pr4, 27).
 
CANTO: -Obra Nova (Faixa 20);
              - A Jiboia (Faixa 48).
 
APRESENTAÇÃO DA AULA:Como passaram a semana, crianças? E o que vocês fizeram de bom durante esses dias? Muito bem! Quem se lembra da última aulinha que tivemos? Qual foi a história que aprendemos? Muito bem! Ouvimos e aprendemos um pouco sobre a história de Abraão e da grande família que Deus prometeu que daria a ele por causa da fidelidade que ele tinha para com o Senhor.
Muito bem. Agora vamos ouvir uma outra história que aconteceu no mesmo período da história de Abraão. Vamos falar agora sobre a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra e também vamos aprender o que Deus fez com Ló que era parente de Abraão e que Deus o salvou da destruição das cidades.
Existiam duas cidades que eram chamadas de Sodoma e Gomorra. Nessas cidades moravam muitas pessoas que não amavam o Senhor Deus e que cometiam muitos pecados e não se arrependiam nenhum pouco por isso. Chegou um tempo em que a situação das pessoas que moravam nessas duas cidades ficou tão séria por causa dos pecados, que Deus começou a ficar muito triste com tudo isso, por isso, para que as outras pessoas que moravam nas cidades próximas de Sodoma e Gomorra não fossem prejudicadas, Deus resolveu destruir as duas cidades com todas as pessoas, animais, vegetação e tudo mais que existia lá.
Mas, na cidade de Sodoma morava um homem chamado Ló. Ele era parente de Abraão e também gostava de ser amigo de Deus. Por isso, quando Deus pensou em destruir as cidades, teve compaixão de Ló e por isso mandou que dois anjos fosse até ele e avisasse o que iria acontecer com a cidade e que Deus ordenara que ele, juntamente com toda a família, deixasse a cidade, pois só depois é que ele saísse de Sodoma é que Deus iria destruir as cidades.
Quando os anjos chegaram em Sodoma, Ló os recebeu e os chamou para que fossem até a casa dele para que pudessem se lavar, jantar e passar a noite. Enquanto os anjos estavam com Ló, eles falaram tudo sobre o que o Senhor Deus iria fazer com as cidades de Sodoma e Gomorra. E disseram o que Deus lhes havia ordenado: “Ló, pegue sua mulher, seus filhos, seus genros e parentes e saia daqui imediatamente, pois esta cidade será destruída pelo Senhor”.
Ló acreditou nos anjos e logo começou a arrumar as coisas para que pudessem ir embora, mas, durante a madrugada, os anjos novamente alertaram Ló: “Depressa, Ló! Fuja desta cidade e não olhe para trás”
Então, Ló, sua esposa e filhas saíram imediatamente da cidade e foram para o alto de uma montanha. Durante o caminho a mulher de Ló olhou para trás e logo ela se transformou numa estátua de Sal, pois ela não obedecera o que os anjos disseram “Fujam e não olhem para trás”. Quando Ló já estava longe de Sodoma, Deus fez cair sobre as cidades uma chuva de fogo e enxofre e tudo o que existia na cidade foi destruído pelas chamas. Mas a vida e a família de Ló foram poupadas pela confiança que Ló tinha em Deus.
Viram, crianças, o que o pecado das pessoas pode fazer com toda uma cidade? A situação estava tão feia que Deus havia perdido a esperança de que eles pudessem mudar de vida, por isso resolveu destruir tudo. É por isso que precisamos ser pessoas diferentes. Não podemos ser como todos os outros que vivem cometendo pecados, pois Deus está olhando para cada um de nós. Ele sabe de todas as coisas que fazemos. E se formos como Ló, que confiava na bondade e na justiça de Deus, Ele sempre vai nos salvar de todas as situações ruins.
Não podemos ser também como a mulher de Ló. Deus havia ordenado que eles saíssem da cidade, mas que não olhassem para trás. Mas a mulher de Ló não obedeceu a Deus e por isso foi transformada numa estátua de Sal. Quando Deus fala conosco, precisamos ouvir o que Ele quer e fazer o que Ele nos manda. Não podemos fechar o nosso coração para o Senhor, pois Ele sabe o que é melhor para nós. E se o melhor vem de Deus, devemos descansar o nosso coração e acreditar que tudo está sob o controle dEle.
Vamos orar para que Deus mude o nosso coração para que possamos ser confiantes como Ló?
 
ORAÇÃO: Senhor Deus, queremos pedir desculpas pelos nossos pecados, por todas as vezes que deixamos de fazer o que o Senhor nos mandou. Ajude-nos a ter um coração como o de Ló, que não teve medo do que iria acontecer, mas acreditou no Senhor e soube que a todo momento o Senhor estava cuidando dele. Abençoe a minha vida e toda minha família também. Amém!
 
DINÂMICA:- Escrever várias palavras boas e ruins, recorte-as e coloque dentro de uma vasilha (Ex: Orar, abraçar, sorrir, brigar, chorar, xingar, bater, elogiar, amar, ouvir, calar e etc). Aleatoriamente, cada criança deverá pegar uma palavra ler em voz alta e falar o que deve fazer de bom com aquela palavra, se for uma das palavras boas e o que eles farão de bom com as palavras ruins que eles pegaram. (Ex. Orar – Vou orar mais para que Deus continue nos abençoando / Xingar – Não vou xingar nenhum dos meus amigos porque isso não agrada a Deus e meus amigos podem ficar chateados comigo).
O tio pode avaliar as respostas declarar o ganhador da brincadeira aquele que proferiu a melhor resposta.
 
Atividade:
- Colorir o desenho.