ESTUDOS > Jesse Criança 2015
2 Jacó - Jacó trabalha para Labão
    ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
Rua Aquidaban, 731 -  Vila Mendonça-  fone: (18) 3624-2264 - Araçatuba-SP
2015 – 2ª AULA – AGOSTO – JACÓ TRABALHA PARA LABÃO
 
ALVO:Mostrar que Deus estava com Jacó e o abençoou por seu trabalho.
 
PARA TIAS E TIOS: Gn29 - 31.
 
VERSÍCULO PARA DECORAR:“Deus viu minha aflição e o trabalho de minhas mãos” (Gn 31, 42b).
 
CANTO:-Cordeiros e Ovelhinhas (Faixa 41)
              - A alegria está no coração (Faixa 2)
 
APRESENTAÇÃO DA AULA:- Vamos relembrar um pouco sobre a história que aprendemos na última aulinha? Quem se lembra? Muito bem! Ouvimos a história de Jacó e da aliança que Deus fez com ele.
Hoje vamos continuar falando sobre a história de Jacó, pois precisamos entender que ele foi uma pessoa muito importante para toda a humanidade, afinal Deus prometeu a Jacó que ele e toda sua descendência seriam abençoados para sempre.
Muito bem, crianças! Logo depois que Jacó firmou uma aliança com o Senhor, ele continuou sua viagem para cidade onde morava seu tio Labão, assim como Isaque, seu pai, havia mandado.
Já próximo da cidade onde Labão morava, Jacó parou para descansar num campo onde havia um poço que era usado pelos pastores para dar de beber às ovelhas dos rebanhos.Vocês sabem o que é um poço? É um buraco de onde se tira água.
Jacó estava lá na beira do poço quando se aproximaram alguns pastores. Jacó perguntou a eles se alguém conhecia Labão, seu tio. Eles responderam que sim e logo apresentaram Raquel, que era filha de Labão e vinha chegando para pegar água para o seu rebanho. Raquel era a filha mais nova de Labão. Ela também era pastora e cuidava das ovelhas de Labão, seu pai. Ela estava ali para dar água para seu rebanho quando conheceu Jacó.
Quando ela chegou, Jacó logo quis ajuda-la a dar água para suas ovelhas, depois disso cumprimentou Raquel com um beijo e logo ficou apaixonado por ela, pois ela era muito bonita e simpática.
Jacó contou a Raquel que Labão era seu tio e Raquel correu imediatamente ao encontro do pai para contar sobre a chegada de Jacó. Assim, Labão quis conhece-lo e correu para encontra-lo logo que soube. Deu-lhe um abraço forte e disse a Jacó que ele poderia ficar na casa dele e se Jacó quisesse, poderia ajudar a cuidar do rebanho.
Jacó aceitou a proposta e o rebanho de Labão crescia e prosperava a cada dia mais. E assim Labão tinha cada vez mais ovelhas. Jacó trabalhou por um tempo sem ganhar nada em troca. Até que seu tio Labão perguntou o que ele queria ganhar pelo trabalho.
Pois bem...sabemos que Jacó já estava apaixonado por Raquel. Então, pediu para seu tio para que ele trabalhasse por 7 anos e em troca receberia Raquel como esposa. Labão aceitou. E assim Jacó trabalhava feliz todos os dias esperando para se casar com Raquel.
Mas Labão enganou Jacó. Passados 7 anos, deu Lia, a filha mais velha, para se casar com Jacó, pois naquela época era costume que a filha mais velha se casasse primeiro. Jacó ficou muito zangado, pois gostava de Raquel, a mais nova. Então, disse que trabalharia mais 7 anos para Labão para receber Raquel.
Jacó amava tanto Raquel que não se importou de trabalhar mais 7 anos por ela. Ele poderia ter reclamado e achado ruim, mas foi assim que Deus o ajudou a aprender a cuidar muito bem das ovelhas.
Depois de tanto tempo trabalhando para Labão, finalmente Jacó se casou com Raquel. Depois de ter 12 filhos, queria ir embora para a terra de seu pai. Mas para que Jacó não fosse embora, Labão fez um trato com ele: todos os cordeiros ou cabras que fossem listrados, malhados ou negros seriam dados a Jacó e este seria o seu salário por todo o trabalho. Mas, mais uma vez, Labão tentou enganá-lo e retirou todas as ovelhas malhadas do rebanho.
Mas Deus estava com Jacó sempre, como prometeu em sua aliança, nunca o abandonaria, então, Deus mostrou para ele um sonho em que as ovelhas iam beber água e perto da vasilha de água havia uma vara listrada de branco. As ovelhas que olhavam para a vara, tinham filhotinhos listrados. E assim fez Jacó, como no sonho, colocou varas listradas de branco perto das vasilhas de água e as ovelhas começaram a ter tantos filhotes listrados que o rebanho de Jacó ficou maior que o de Labão. Foi assim que Deus mostrou que estava com ele e abençoou seu trabalho. Jacó trabalhou duro e ficou rico. Como Labão não deixava ele ir embora e sempre arranjava um jeito de enganá-lo, Jacó pegou suas coisas, seu Rebanho e sua família e fugiu, a fim de voltar para a terra de seu pai. E Deus o protegeu sempre, como tinha prometido.
Crianças, o que podemos aprender com essa história? Que Deus sempre abençoa quem trabalha duro. Precisamos sempre nos esforçar, na escola, nos estudos, na ajuda nos afazeres de casa, e quando crescerem, no trabalho. Também nos ensina que Deus cumpre suas promessas, pois estava com Jacó e o abençoou, não deixou faltar o que comer nem o que vestir. Deus cumpre suas promessas. Por isso, podemos confiar sempre em Deus, crianças.
 
 
ORAÇÃO:-Querido Deus, queremos hoje pedir que o Senhor abençoe os trabalhadores, que como Labão se esforçam para conseguir o que precisam para viver. Ajuda-nos, Senhor, a sermos crianças esforçadas e a nos tornarmos adultos trabalhadores. Obrigado, Deus querido, por sempre cumprir suas promessas e por estar sempre pertinho de nós. Amém!
 
Atividade:
Colorir desenho