ESTUDOS > Jesse Criança 2015
3 Caim e Abel - Devo controlar os meus desejos
    ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
Rua Aquidaban, 731 -  Vila Mendonça-  fone: (18) 3624-2264 - Araçatuba-SP
2015 – 3ª AULA – FEVEREIRO – CAIM E ABEL – DEVO CONTROLAR OS MEUS DESEJOS
 
ALVO: Apresentar para as crianças a história de Caim e Abel e ensiná-los que devemos controlar os desejos do nosso coração.
 
PARA TIAS E TIOS: Gn 4.
 
VERSÍCULO PARA DECORAR: “A ti vai seu desejo, mas tu deves dominá-lo”(Gn 4, 7B).
 
CANTO:-
 
MATERIAL PARA AULA:Preparar pedaços de algodão para representar, durante a história, as ovelhas de Abel e algumas frutas para representar a oferta de Caim.
 
APRESENTAÇÃO DA AULA: Olá crianças! Como passaram a semana? Muito bem! Vocês ainda se lembram sobre o que nós aprendemos na aulinha passada? Puxa, que bom! Falamos sobre como Jesus controlou a tempestade com o poder dEle e também aprendemos que Ele tem o domínio sobre todas as coisas que existem, porque foi Ele mesmo quem os criou. Falamos sobre Autoridade! Quem se lembra o que é Autoridade? Muito bem!
Na aulinha de hoje, vamos conhecer mais uma história da Bíblia que é contada logo depois da historinha da criação do mundo. Hoje vamos aprender um pouco mais sobre Caim e Abel!
Alguém sabe quem são esses dois? Então vamos conhecê-los!
Como vocês sabem, Adão e Eva desobedeceram a ordem de Deus lá no paraíso. Eles foram expulsos de lá e por isso deveriam trabalhar, plantar e cultivar o solo para se alimentarem e assim, sobreviver. Então, algum tempo depois Eva ficou grávida e deu à luz um filho que se chamou Caim, o primeiro filho de Adão e Eva. Depois de Caim, Adão e Eva tiveram um outro filho que se chamava Abel.
Caim era agricultor! Quem sabe o que faz um Agricultor? Isso mesmo! Um agricultor é quem trabalha no campo, plantando e colhendo. Caim plantava frutas, verduras e legumes e quando chegava o tempo da colheita, ele oferecia alguns frutos que ele colheu como oferta para agradar a Deus. Abel, seu irmão, era pastor de ovelhas! Vocês sabem o que faz um pastor de ovelhas? Isso mesmo! Um pastor cuida de ovelhas, bois e etc. Muito bem, Abel cuidava das ovelhinhas, levava elas para comer capim em vários campos, levava elas até o rio para beberem água, protegia todo o rebanho dos ataques dos lobos, cuidava dos machucados e dava muito carinho. Quando nasciam os primeiros filhotinhos dos carneiros, Abel sempre separava a ovelhinha mais bonitinha que tinha nascido e levava até o Altar do Senhor Deus para ofertar e agradar o coração de Deus. Aconteceu que nesse dia, o Senhor Deus se agradou mais com a oferta de Abel, pois Ele viu que foi uma oferta feita de coração. Mas Caim ficou cheio de inveja, ficou bravo e saiu de lá do altar do Senhor Deus sem falar com ninguém.
Então, o Senhor Deus percebeu que Caim havia ficado com inveja e com o coração cheio de raiva e, por isso foi conversar com ele.
O Senhor Deus disse: “Porque você tem andado tão irritado, Caim?” Mas Caim não respondeu nada ao Senhor Deus.
O Senhor Deus disse ainda: “Acaso não sabes que se fizer coisas boas seu coração ficará cheio de alegria e não ficarás mais irritado e raivoso? Mas, se deixar o coração cheio de raiva o pecado sempre vai te levar a fazer coisas más. Você não pode se deixar levar pelo desejo do seu coração, mas você tem que dominá-lo!”
Caim não deu atenção para o que Deus tinha falado, então foi até Abel e o chamou para passear no campo com ele.
Enquanto eles passeavam no campo, Caim, deixando-se levar pela raiva que dominava seu coração, começou a brincar com Abel e ali mesmo o matou. Vejam crianças que coisa mais feia Caim fez. E tudo isso porque ele guardava raiva no coração.
No dia seguinte, Deus procurou por Abel e não o encontrou, então foi perguntar para Caim onde é que estava o irmão dele. Caim, ainda cheio de raiva, respondeu ao Senhor Deus com grosseria: “Eu vou lá saber do meu irmão! Eu não sou o guarda costas dele!”.
Mas Deus já sabia o que Caim tinha feito, então disse a Caim: “O que fizestes com seu irmão é um pecado muito sério! Não tem perdão!” Por isso, Deus o amaldiçoou e disse que tudo o que ele fosse fazer não daria mais certo, todas as plantas que ele plantasse, não dariam mais frutos e ele passaria fome e enfrentaria muita dificuldade para viver na terra.
Crianças, Deus nos ensina por meio dessa história que não podemos guardar coisas ruins no nosso coração, porque isso faz com que nós fiquemos pensando em coisas más. Por exemplo, quem de vocês já foi mal tratado por algum colega da escola? E como vocês se sentiram? Tristes, chateados, com raiva, nervosos e até deixou de conversar com aquele colega e passou a ser inimigo dele, não é assim? Pois é! Depois disso, com certeza, vocês devem ter falado mal desse colega para seus outros amigos, não é mesmo? Mas isso tudo são coisas boas? Falar mal do colega, mesmo que ele tenha sido chato com você, é uma coisa legal? Deus se alegra com isso? Claro que não!
Foi por isso que Deus disse a Caim que ele devia dominar o desejo que ele estava sentindo no coração. A raiva de Caim era tanta que ele estava com desejo de matar Abel e foi o que acabou acontecendo.
Por isso, é importante que vocês saibam que guardar mágoa, raiva, irritação e nervoso pode nos levar a fazer coisas horríveis e que nós nem gostaríamos de fazer.
É como se o pegado nos deixasse cegos e por isso não enxergamos o que estamos fazendo. Mas depois vem as consequências.
Caim teve que pagar pelo que fez com Abel! Por isso viveu sofrendo pelo resto da vida dele.
(Os tios que desejarem, podem fazer um momento de exame de consciência. Peçam para as crianças fecharem os olhos e começar a se lembrar das vezes que eles falaram mal de algum coleguinha, das vezes que ficaram com vontade de bater nos outros e por todas as vezes que eles não perdoaram os colegas que fizeram alguma coisa ruim e que os deixou magoado).
Vamos pedir a Deus que nos ajude a perdoar e deixar os nossos corações livres de toda mágoa, raiva, sentimentos ruins, inveja, irritação e nervosismos?
 
ORAÇÃO: Senhor Deus, queremos pedir a sua preciosa ajuda para tirar do nosso coração todos os sentimentos ruins. Todos os sentimentos que me fazem ser mau. Que me deixam distante de ti. Livra-me de todo sentimento de raiva, inveja, irritação. Tira toda mágoa que tenho com algumas pessoas, me ajude a perdoá-las. Quero viver com o coração tranquilo, cheio de alegria e repleto da sua presença. Vem morar no meu coração e tira tudo o que há de feio. Eu te amo e espero em ti, Senhor. Amém!
 
Atividade:-
 
- Colorir o desenho.