ESTUDOS > Jesse Criança 2015
1 - JESUS O PÃO DA VIDA
 
ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
Rua Aquidaban, 731 -  Vila Mendonça-  fone: (18) 3624-2264 - Araçatuba-SP
 
2015 – 1ª AULA – JUNHO–JESUS, O PÃO DA VIDA
 
ALVO:Fazer com que as crianças compreendam que Jesus é o pão consagrado em todas as missas.
 
PARA TIAS E TIOS:Mt 26, 26-29. Jo6, 51-58.
 
VERSÍCULO PARA DECORAR:“Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente” (Jo6, 51a) .
 
CANTO:- Deus é dez (Faixa 6)
                - Passa fogo (Faixa 22)
 
APRESENTAÇÃO DA AULA:Quemse lembra da aulinha passada? Sobre o que falamos mesmo? Isso mesmo! Falamos sobre Jacó e Esaú! Agora, o que vocês acham de aprendermos um pouco mais de Jesus?
Na Bíblia encontramos diversas passagens em que Jesus fala que ele é o Pão da Vida, vocês já ouviram isso? Onde? Muito bem! Nós ouvimos isso em todas as missas, na hora em que o padre levanta a hóstia para o alto. Mas, o que Jesus quer nos dizer quando Ele diz que é o Pão da vida? Vocês sabem?
Antes de entender o porquê Jesus fala que Ele é o pão da vida, precisamos entender melhor o que é o pão. Quem aqui gosta de pão? Se prestarmos atenção, é difícil encontrar uma pessoa que não goste de pão, não é mesmo?Vocês sabiam que o pão existe em todos os lugares do mundo? Não existe nenhum país no mundo que não tenha pão! Quando Jesus disse que Ele é o pão da vida, Ele escolheu esse alimento justamente porque é um alimento muito comum, que todos conhecem e que todos comem, significa que Jesus quer estar perto de todas as pessoas!! Existem vários tipos de pães, vocês sabiam? O pão bengala (da Itália), o pão sírio (da Síria), pão doce, de batata, de mandioca, o pão francês e o pão caseiro. Mas, embora existam todos esses tipos diferentes de pães, todos eles servem para a mesma coisa. Vocês sabem me dizer para que serve o pão? Isso mesmo, o pão serve para nós comermos, para nos alimentar! Alimentar o nosso corpo e saciar nossa fome. Mas porque precisamos nos alimentar? Quem sabe me dizer? Muito bem! Precisamos nos alimentar para manter nosso corpo forte, sadio e não morrer! Quando não comemos, nosso corpo fica fraco, ficamos doentes e podemos até morrer!!
Mas não é somente o nosso corpo que precisamos alimentar, não é mesmo? Todos os seres humanos, além do corpo, possui também uma alma, pois somos os únicos seres vivos capazes de pensar, sonhar e sentir. Por isso, além do alimento para manter nosso corpo forte e sadio, precisamos também alimentar nossa alma para que ela fique sempre forte e sadia! Não é mesmo?
E qual é o alimento para nossa alma? Quem sabe? Muito bem! Jesus é o alimento da nossa alma! Por isso, Ele diz “Eu sou o Pão da Vida”! É somente Ele que vai fazer com que tenhamos uma alma cheia de vida, bonita e muito saudável. É por isso que Ele fala que é o “Pão da Vida”, porque, se nós nos alimentarmos dEle, Ele vai encher nossa alma de vida.Jesus fala que “quem como deste Pão, viverá eternamente”. Quando alimentamos a nossa alma de Jesus, ganhamos o céu e isso é viver eternamente!!E como é que nós podemos nos alimentar de Jesus? Vocês sabem? Nós nos alimentamos de Jesus todas as vezes que vamos à missa, quando ouvimos a palavra de Deus e comemos do Corpo de Cristo que é justamente aquele pãozinho que o padre eleva para o alto e abençoa, então a partir daquele momento, já não é mais um simples pão, mas é o próprio Corpo de Jesus de Cristo. Vocês se lembram da última ceia que Jesus teve com os apóstolos dele? Muito bem! Antes dele entregar o pão para os apóstolos comerem, Jesus o abençoou, partiu e disse: “Este é o meu Corpo que será entregue por vós” e depois para finalizar deu uma ordem para que todos fizessem isso em memória dele para sempre.
É por isso que falamos que Jesus é o Pão da Vida! Porque todas as pessoas que já fizeram a primeira comunhão, quando vão à missa, comem o pãozinho abençoado pelo padre, que nada mais é do que o próprio Corpo de Jesus Cristo. Vocês acreditam nisso? Precisamos acreditar, porque Jesus mesmo quis estar pertinho de nós, como nosso alimento, para nos dar força!!
Mas existem alimentos que não fazem muito bem para o corpo, não é mesmo? Como quando comemos muita fritura, muito gordura, muito doce, quando comemos “porcarias”, isso tudo vai causando problemas na nossa saúde e ficamos doentes. Da mesma forma, precisamos tomar cuidado, pois algumas coisas são alimentos que fazem mal para a nossa alma. Como, por exemplo, ouvir músicas que não agradam a Deus, assistir novelas, quando guardamos mágoa das pessoas, quando assistimos filmes de terror... tudo isso vai se acumulando na nossa alma e com o tempo, nossa alma vai ficando doente, vai ficando sem Deus e pode até morrer. E isso é muito triste, não é mesmo? Quem quer ter uma alma saudável, bonita, cheia de vida e forte??? Muito bem!! Então precisamos parar de dar alimentos ruins para a nossa alma e nos alimentarmos do Pão da Vida!!! Mesmo quem ainda não comunga na missa, pode se alimentar de Jesus, ouvindo a Palavra e acreditando que aquele pãozinho da missa é o próprio Jesus. Então você pode olhar para Ele, falar com Ele e pedir para Ele vir morar no seu coração!!
 
ORAÇÃO:Jesus, pão da vida, eu quero ter uma alma forte e cheia de vida! Venha ser meu alimento de cada dia, pois só o Senhor é a minha força e a minha alegria! Obrigado por ficar tão perto de nós através da Eucaristia, em cada missa que vamos! Permanece sempre conosco para que a nossa alma não fique fraca! Amém!
 
ATIVIDADE: Colorir desenho.
 Oferecer um pãozinho como lembrancinha ou como lanche neste dia. Pode-se fazer como na última ceia, pão e suco de uva e dividir com todos.