ESTUDOS > Jesse Criança 2015
2 Abraão e Isaac - Deus testa a fidelidade de Abraão
    ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
Rua Aquidaban, 731 -  Vila Mendonça-  fone: (18) 3624-2264 - Araçatuba-SP
 
2015 – 2ª AULA – MAIO – ABRAÃO E ISAAC – DEUS TESTA A FIDELIDADE DE ABRAÃO
 
ALVO:Ensinar para as crianças a história de Isaac e como Deus testou a fidelidade de Abraão, seu pai.
 
PARA TIAS E TIOS:Gn 21, 1-7. Gn, 22.
 
VERSÍCULO PARA DECORAR:“Eu te abençoarei e tornarei tua descendência tão numerosa como as estrelas do céu e como as areias da praia” (Gn 22, 17a).
 
CANTO:-Ele vem (Faixa 10);
                - Quero estar em Tuas mãos (Faixa 29);
                - Amar-Te mais (no momento da oração, depois da história – letra abaixo).
 
APRESENTAÇÃO DA AULA:- Como foi o dia das mãe, crianças? O que vocês fizeram de especial para mamães de vocês? Vamos partilhar?
Há duas aulinhas atrás aprendemos sobre a história de Abraão. Vimos que Deus mandou que Abraão, junto com sua família, deixasse a terra onde eles viviam para se mudarem para uma nova terra que Deus lhes havia preparado. Quem se lembra do nome dessa nova terra? Muito bem! Canaã.
Nessa história, vimos também que Deus fez uma promessa para Abraão. Quem se lembra qual foi a promessa que Deus fez para Abraão? Isso mesmo. Deus prometeu a Abraão que ele seria pai de muitas e muitas pessoas. Mas vocês sabiam que, quando Deus fez essa promessa para Abraão, ele tinha 99 anos? É isso mesmo, já era velho demais para ter filhos, não é mesmo, crianças? Além disso, a esposa de Abraão, Sara, também já estava muito velhinha. Quando Sara ouviu os anjos de Deus dando essa notícia para Abraão, ela chegou a dar risada, pois não acreditava que isso seria possível, pois, além de ser velha, Sara tinha problemas para ficar grávida. Durante toda a vida dela, não conseguiu engravidar e dar um filho a Abraão. Vocês já viram alguma velhinha grávida?? É muito difícil, né?!
Mas, como vocês já sabem, crianças, para Deus nada é impossível, não é mesmo? Logo que os anjos de Deus foram embora, alguns dias depois, Sara ficou grávida de um filho de Abraão. Então os dois ficaram muito felizes e agradeceram a Deus por isso. Quando o filho de Abraão e Sara nasceu, eles louvaram e agradeceram ao Senhor pela fidelidade de Deus e deram ao menino o nome de Isaac. Viram, crianças! Deus é fiel. Ele sempre cumpre com as promessas que faz.
Depois disso, Abraão passou a confiar muito mais em Deus. E acreditar verdadeiramente nEle e no poder que ele tem que fazer todas as coisas, até mesmo aquelas que nós pensamos ser impossíveis.
Mas será que Abraão era fiel a Deus? Será que Abraão seria capaz de fazer qualquer coisa que Deus lhe ordenasse? Vamos ver.
Certo dia, Deus chamou Abraão dizendo: “Abraão”. Então Abraão respondeu: “aqui estou! ”. E Deus lhe disse: “Pegue Isaac, seu filho, e vai para o lugar onde eu mandar, leve consigo lenha e ofereça o seu filho como sacrifício para mim”. E agora, crianças? Será que Abraão teria coragem de entregar seu filho para Deus? Será que ele foi fiel no que Deus lhe pediu?
Abraão foi obediente e imediatamente chamou Isaac, tomou consigo lenha e foi para o lugar onde Deus lhe havia mandado. No caminho, Isaac disse a Abraão: “Papai, se estamos indo oferecer um sacrifício para Deus, onde está o carneirinho? ” Pois naquela época, as pessoas costumavam sacrificar animais (principalmente carneiros e ovelhas) do rebanho que eles tinham para mostrar ao Senhor Deus que eles O amavam muito. Então, depois que Isaac fez essa pergunta, Abraão respondeu: “Deus vai providenciar, meu filho”.
Quando chegaram ao local que Deus havia indicado, Abraão amarrou Isaac sobre um altar que ele mesmo tinha preparado, organizou a lenha debaixo do altar e se preparou para sacrificar seu filho único em nome da fidelidade de Deus. Mas de repente, uma voz forte voz vinda do céu disse: “Abraão, não machuque Isaac! Agora sei que você é fiel a mim! Agora sei que você me ama acima de todas as coisas, pois ia sacrificar seu filho único por mim. ”
Então, Abraão tomou consigo um carneiro que estava próximo daquele local e o ofereceu em sacrifício a Deus.
Viram, crianças? Deus se alegrou por ver que Abraão era fiel! Pois Abraão mostrou que amava a Deus acima de todas as outras coisas. O Senhor Deus queria saber se Abraão seria fiel, se ele realmente amava o Senhor Deus e também saber se Ele considerava que Deus era a pessoa mais importante da vida de Abraão, até mais que a esposa e o filho dele.
Crianças, assim como Abraão, nós precisamos colocar o Senhor nosso Deus em primeiro lugar na nossa vida. Pois é Ele quem nos dá todas as coisas que precisamos. Ele nos dá a vida, a natureza, o nosso alimento, a nossa felicidade e tudo mais o que temos de bom. Por isso, não podemos deixa-lo de lado e dar mais importância às coisas que nós temos. Já pensou como Deus ficaria triste se visse que vocês preferem mais seus brinquedos, suas roupas e seus amigos ao invés dEle?
Não quer dizer que devemos matar as pessoas, estragar os brinquedos, quebrar, jogar fora...não é nada disso, crianças!! Quer dizer que precisamos dar mais importância a Deus do que a todas as outras coisas e pessoas... Não devemos ficar zangados com Deus quando alguma coisa der errado, quando uma pessoa que amamos estiver longe de nós, quando o brinquedo que eu mais gosto quebrar... Precisamos sempre nos lembrar que, aconteça o que acontecer, Deus está comigo, Ele é meu amigo, e é tudo o que mais importa para mim!!
Deus nos ama muito e Ele sempre tem o melhor para nós. Por isso precisamos ser fiéis a Ele assim como Abraão foi e também acreditar que Deus sempre estará cuidando de nós.
Vamos agradecer esse amor tão grande de Deus?
 
ORAÇÃO:- Senhor Jesus, obrigado por me dar essa oportunidade de conhecer a história de Abraão e Isaac. Hoje aprendemos que o Senhor é a pessoa mais importante da nossa vida, por isso precisamos deixar o Senhor cuidar de nós. Então, gostaria de lhe entregar o meu coração e também lhe entregar todas as coisas que tenho, pois foi o Senhor mesmo quem me deu. Me ensine a te amar cada dia mais, para que o meu coração fique sempre cheio da sua presença. Amém.
 
Fazer um momento de louvor com as crianças, com a música “Amar-Te mais”.
Música: Amar-Te mais
Amar-te mais, que a mim mesmo..
Amar-te mais, que tudo que há aqui,
Amar-te mais, que aos mais queridos,
Amar-te e dar a vida só por ti ...(bis)
 
Com minhas forças, Com minha alma,
de todo o coração,viverei eu
só pra te amar,
Amar-te, Amar-te, Amar-te e dar a vida só por ti (bis)
 
Atividade:
Colorir desenho