ESTUDOS > Jesse Criança 2015
3 Isaac e Rebeca - Uma esposa para Isaac
    ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
Rua Aquidaban, 731 -  Vila Mendonça-  fone: (18) 3624-2264 - Araçatuba-SP
 
2015 – 3ª AULA – MAIO – ISAAC E REBECA – UMA ESPOSA PARA ISAAC
 
ALVO:Ensinar a história de Isaac e Rebeca para as crianças. Mostrar como Abraão confiou em Deus e de como o Senhor cuidou de todos os detalhes para escolher Rebeca como esposa.
 
PARA TIAS E TIOS:Gn 24
 
VERSÍCULO PARA DECORAR:“Quem é aquele homem que vem caminhando pelo campo ao nosso encontro?”. (Gn 24, 64b).
 
CANTO:-Quem me tocou? (Faixa 28);
               - Deus, quero louvar-Te (Faixa 08).
 
APRESENTAÇÃO DA AULA:- Quem se lembra da última aulinha? O que aprendemos nela? Muito bem! Ouvimos a história de Abraão e seu filho Isaac. E quem se lembra como foi que Deus testou a fidelidade de Abraão? Muito bem!
Hoje vamos continuar ouvindo a história dessa família tão abençoada por Deus. A família de Abraão, da qual todos nós fazemos parte, sabiam crianças? Isso mesmo. Quando Deus falou para Abraão que ele seria pai de uma grande multidão de pessoas, Deus se referia a cada um de nós. A todos que fazem parte da igreja de Jesus.
Então, como vocês já ouviram, Abraão e Sara já eram velhos quando Deus os abençoou com um filho, o Isaac. E lhes prometeu que eles seriam pais de uma grande multidão de pessoas.
Quando Isaac cresceu, Sara, sua mãe, já estava muito velhinha e veio a falecer. Abraão ficou muito triste então mandou que fizessem um túmulo muito bonito para enterrar Sara.
Depois disso, Abraão ficou preocupado, pois ele também já estava velho e Isaac ainda não tinha se casado. Por isso, chamou o criado que ele mais gostava e que era muito amigo dele e disse: “Preciso que vá até a cidade que nasci, Harã, e encontre uma mulher para meu filho Isaac, pois ele precisa se casar! Não quero que ele se case com uma mulher daqui de Canaã, mas ela deve ser da minha terra natal, uma parente minha”. Crianças, Abraão não queria que Isaac se casasse com uma mulher de Canaã, pois as pessoas que viviam lá não adoravam a Deus, mas adoravam deuses falsos. Além disso, as pessoas que viviam em Canaã tinham costumes muito feios que não agradavam a Deus.
Abraão fez com que o criado jurasse que iria encontrar uma mulher muito boa em Harã para se casar com Isaac e disse ainda que se ele não encontrasse, ele estaria livre do juramento que ele fez.
Imediatamente, o criado de Abraão pegou dez camelos e vários presentes valiosos para entregar à jovem que seria a esposa de Isaac. Ele levou jóias, roupas, perfumes, sapatos e etc. Abraão mandou que ele levasse tudo isso para presentear aquela que seria esposa de Isaac.
Chegando em Harã, o criado de Abraão parou próximo de uma fonte onde as mulheres da cidade iam para buscar água. Então, o criado orou pedindo a Deus que mostrasse a ele qual das mulheres deveria ser a escolhida para ser esposa de Isaac, por isso ele pediu a Deus que lhe desse um sinal. A primeira moça que oferecer água para mim e meus camelos seria ela a escolhida por Deus.
Pouco tempo depois, veio Rebeca com um balde bem grande para buscar água. Então, o servo de Abraão pediu a ela um pouco de água para matar a sede e Rebeca imediatamente baixou o balde e o serviu com água, depois disso ela voltou até a fonte e tirou mais água para dar aos camelos do criado. Isso era muito trabalho, porque os camelos bebem muita água para saciar a sede, sabiam crianças?
Quando Rebeca acabou de servir os camelos, o criado de Abraão perguntou como se chamava o pai dela e também perguntou se ele podia dormir na casa do pai dela naquela noite, pois ele não tinha onde ficar. Então Rebeca respondeu: “Meu pai se chama Betuel, e é claro que você pode dormir na nossa casa”.
O criado de Abraão sabia que Betuel era parente de Abraão, por isso ajoelhou-se e louvou a Deus por ter levado ele até os parentes de Abraão.
Quando chegou a noite, já na casa de Betuel, pai de Rebeca, o criado de Abraão disse aos pais e ao irmão de Rebeca o motivo pelo qual ele estava lá. Disse que Abraão havia enviado ele para procurar uma esposa para Isaac.
Ele contou também sobre como ele tinha pedido a Deus que lhe mostrasse quem seria a escolhida para voltar com ele e se casar com Isaac.
Depois de ouvirem tudo, o pai de Rebeca concordou que Rebeca retornasse a Canaã junto com o criado de Abraão para se casar com o filho dele. Mas e a Rebeca, crianças? Vocês acham que ela queria ir?
Quando perguntaram a Rebeca se ela aceita ir para Canaã e se casar com Isaac, ela disse: “Sim, eu quero ir!” Então o criado de Abraão lhe entregou os presentes que o sogro dela havia enviado. Rebeca foi correndo contar tudo o que havia acontecido para mãe dela.
No dia seguinte, Rebeca e o criado de Abraão iniciaram a viagem de volta para Canaã. Eles chegaram lá quase no fim do dia. No caminho Rebeca avistou um homem andando pelo campo. Era Isaac. Isaac imediatamente se alegrou ao ver Rebeca chegando. Já fazia 3 anos que Sara, a mãe de Isaac, tinha morrido, ele ainda estava muito triste. Mas com a chegada de Rebeca Isaac passou a amá-la e voltou a ficar novamente feliz.
Rebeca também amava muito Isaac, eles logo se casaram e os dois tiveram uma vida muito feliz e abençoada.
Viram, crianças, que história mais linda? Viram também como Abraão confiou em Deus e acreditou de todo coração que Deus iria providenciar uma esposa muito abençoada para seu filho Isaac?
Isso nos mostra que nós também precisamos aprender a confiar na providência de Deus e esperar o tempo que Deus precisa para agir. Não precisamos ter pressa para namorar nem para tomar nenhuma decisão, não precisamos nos preocupar sobre como vai ser amanhã, pois Deus já tem tudo preparado para nós e só vamos saber o que Deus quer de nós se orarmos e formos fiéis.
 
 
ORAÇÃO:-Senhor Jesus, muito obrigado por essa linda história de hoje. Assim como Abraão, queremos confiar no seu amor e esperar em Ti sempre que eu precisar de alguma coisa, pois sei que o Senhor cuida de mim em todos os dias da minha vida e sempre tem o melhor para mim. Por isso, eu te louvo, Jesus! Amém.
 
 
Atividade:
Colorir desenho