ESTUDOS > Jesse Criança 2015
4 Jacó e Esaú
    ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
Rua Aquidaban, 731 -  Vila Mendonça-  fone: (18) 3624-2264 - Araçatuba-SP
 
2015 – 4ª AULA – MAIO – JACÓ E ESAÚ: ESAÚ VENDE SEUS DIREITOS
 
ALVO:Mostrar para as crianças que não podemos trocar as bênçãos de Deus por nada nesse mundo. E mostrar que às vezes o que parece sem valor para o mundo, é valioso para Deus.
 
PARA TIAS E TIOS:Gn 25,19-34. Gn 27,1-40.
 
VERSÍCULO PARA DECORAR:“Abençoa-me também a mim, meu pai” (Gn 27, 38b).
 
CANTO:-Se começarmos a orar (Faixa 01);
               - Sacudir (Faixa 30);
               - Lá na terra do contrário (Faixa 47).
 
PREPARAÇÃO DA AULA: Faça pequenos “vales” de papel e entregue para cada criança antes de iniciar a história. Coloque em saquinhos foscos (pode ser saco de pipoca, por exemplo) três balas em cada (um para cada criança). Quando contar que Esaú trocou sua primogenitura por um prato de sopa, perguntem às crianças se elas querem trocar seus “papeizinhos” por aquele saquinho.
Prepare outros brindes melhores (exemplo: canetinhas, lápis de cor, uma barrinha de chocolate). E expliquem que os “papeizinhos” valiam um brinde muito mais valioso do que aquele primeiro.
 
APRESENTAÇÃO DA AULA:-Vamos relembrar um pouco da aulinha passada. Sobre o que falamos mesmo? Isso mesmo, falamos de Isaac e Rebeca!!
(ENTREGAR OS VALES  e explicar que vamos utilizá-los para a história de hoje).
Rebeca foi escolhida para ser esposa de Isaac e logo eles se casaram. Mas Rebeca não podia ter filhos. Então, Isaac orou e pediu para Deus por sua esposa, para que eles pudessem ter filhos. Deus ouviu a oração de Isaac e sua esposa ficou grávida de gêmeos. Eram dois meninos. E eles deram o nome de Esaú e Jacó. Esaú era o mais velho, o primogênito, pois nasceu primeiro, ele era ruivo e peludo. Bem, antigamente, o filho mais velho recebia uma bênção especial do pai e recebia também a maior parte das riquezas pouco antes do pai morrer. E isso se chamava “direito de primogenitura”, era o direito de filho mais velho. E Esaú tinha esse direito. Mas isso era uma coisa que Jacó desejava muito.
Certo dia, Jacó estava cozinhando uma sopa muito gostosa, quando seu irmão mais velho chegou do trabalho. “Estou com muita fome. Me dê um pouco dessa comida maravilhosa” – disse Esaú.
Jacó respondeu: “Eu dou... mas só se você me der seu direito de primogenitura. Vamos fazer uma troca: esta sopa pelo seu direito de filho mais velho”.
E então, crianças, vocês acham que Esaú trocou? Vocês querem trocar seus “papeizinhos” por esses saquinhos aqui? Ora, crianças, o que vocês vão fazer com um pedaço de papel, não é mesmo? (TROCAR OS VALES PELOS SAQUINHOS DE BALA DE QUEM QUISER).
Certo. Então cada um já fez sua troca. E Esaú tinha uma escolha a fazer. Naquele momento, ele estava com muita fome. De que adiantaria seu direito de primogenitura se ele não valia nada agora e ele não tinha o que comer naquela hora? Além disso, Esaú não dava muito valor ao seu direito – achava que não tinha importância. Assim, ele trocou sua bênção e o direito de primogenitura por um prato de sopa.
Passou o tempo e Esaú já tinha até se esquecido que tinha vendido seu direito para Jacó. O pai deles ficou quase cego, velhinho, e resolveu que era hora de dar a bênção a seu filho mais velho.
Então, chamou Esaú, mandou ele preparar uma carne assada bem gostosa e trazer para ele comer, pois depois de comer ele ia abençoá-lo. E assim Esaú saiu para caçar um animal, preparar a carne e vir receber a bênção do pai. Sabendo disso, com ajuda de sua mãe, Rebeca, Jacó se apressou e levou a carne assada primeiro a seu pai. Como ele não estava enxergando muito bem, perguntou: “Quem é você?”. E ele respondeu: “Sou Esaú”. E Isaac disse: “ Venha cá, meu filho, para que eu te toque e veja se é você mesmo”. Seu pai sabia que Esaú era peludo e Jacó tinha a pele lisa. E agora, crianças? Será que ele descobriu que não era Esaú?
Não!! Jacó e sua mãe foram muito espertos... ela pegou a pele do carneiro, cheia de pelos, e enrolou nas mãos, braços e pescoço de Jacó, para que ele ficasse peludo como Esaú. Então, quando seu pai o tocou, disse: “A voz parece a de Jacó, mas as mãos são de Esaú”. E decidiu abençoá-lo. Comeu a carne e pediu um beijo do filho, então o abençoou.
Quando Esaú chegou com sua carne para receber a bênção, viu que já era tarde demais. Esaú choroue se arrependeu de ter vendido seu direito e perdido a bênção, então pediu ao pai: “Abençoa a mim também, meu pai”. Mas o pai já havia dado a bênção maior para Jacó. Esaú insistiu tanto que o pai deu a ele uma bênção também, mas não era tão grande como a de Jacó.
Mais tarde vamos ver que a bênção de Jacó fez nascer dEle a nação santa, o povo de Deus, que é chamado de Israel, um povo escolhido, amado e abençoado por Deus de forma maravilhosa. Jacó teve as melhores terras, embora Esaú também tenha conseguido terras e uma descendência. 
Agora, vejam, crianças, o prêmio de quem não trocou os papeizinhos. (TROCAR OS VALES PELOS BRINDES MELHORES...DEIXAR QUE ABRAM E VEJAM).
Qual prêmio é melhor? Foi isso o que aconteceu com Esaú, trocou o que ele achava que não valia nada – mas era valioso, não percebeu o valor da bênção e do direito de primogenitura na hora da fome. Só pensou no que ele queria naquele momento. Precisamos aprender a valorizar o que Deus nos dá de mais precioso.  Ás vezes, só pensamos no que é melhor para nós na hora, queremos tudo na hora e falamos para os nossos pais: eu quero um brinquedo agora, eu quero um doce AGORA. E não percebemos que o mais importante que temos é a bênção e isso não acaba nunca!! Israel, o povo de Deus, que somos cada um de nós, é abençoada até hoje e a Igreja nunca vai deixar de existir!!
Vocês desejam a bênção de Deus como Jacó desejou? Porque Jacó desejou a bênção de todo coração, ele queria muito ser abençoado. Vocês desejam? Então, vamos pedir para o Senhor?
 
ORAÇÃO:-Senhor Deus querido, o Senhor é precioso para mim e não há nada maior na minha vida do que a Tua bênção! Dá-me, Senhor, a Tua bênção! Não quero, Senhor, trocar a Tua bênção por nada deste mundo, nem pelo doce mais gostoso, nem pelo brinquedo mais legal! Fica comigo, Jesus! Amém!
 
 
Atividade:
Colorir desenho
 
Sugestão: o tio pode preparar com as crianças uma sopa para o lanche.