ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27/01/2019 - Deus quer jovens missionários hoje

O Papa Francisco celebrou neste domingo, 27 de janeiro, a Missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Panamá 2019, com um convite aos jovens para assumirem seu chamado missionário agora, e não no futuro, seguindo o exemplo de Maria que disse "Faça-se em mim segundo a tua palavra".

O Santo Padre fez este apelo aos 720 mil peregrinos que foram ao Campo São João Paulo II – Metro Park, na Cidade do Panamá, onde também se realizou uma grande vigília ontem à noite.

Em sua homilia, o Pontífice refletiu sobre a passagem do Evangelho que inicia a vida pública de Jesus, ao afirmar na sinagoga que a profecia de Isaías havia se cumprido.

Francisco explicou que este foi um "momento importante na vida do Mestre", porque "uma palavra até então proclamada apenas como promessa do futuro", na boca de Jesus "só podia ser pronunciada no presente, tornando-se realidade".

"Jesus revela o agora de Deus, que vem ao nosso encontro para nos chamar, também a nós, a tomar parte no seu agora de ‘anunciar a Boa Nova’”.

"É o agora de Deus que, com Jesus, se faz presente, se faz rosto, carne, amor de misericórdia que não espera situações ideais ou perfeitas para a sua manifestação, nem aceita desculpas para a sua não realização", afirmou.

Francisco assinalou que os jovens "não são o futuro", mas o presente, "o agora de Deus" que os convoca em suas comunidades e cidades a se erguerem e "tomar a palavra e realizar o sonho com que o Senhor vos sonhou".

"Não amanhã; mas agora! Pois, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração; e, aquilo que vos enamora, conquistará não apenas a vossa imaginação, mas envolverá tudo."

MOMENTO MARCANTE

Na quarta-feira, dia 23, ao chegar no Panamá para participar da JMJ, durante o trajeto do Pontífice do Aeroporto Internacional de Tocumen até a Nunciatura Apostólica, uma cena ficou imortalizada no coração de milhões de pessoas: o momento em que o Pontífice, do papamóvel, abençoou um jovem que foi levantado entre os fiéis em sua cadeira de rodas.

A foto pertence a Carlos Yap, que compartilhou em sua conta no Instagram. Nela, aparece Lucas, um jovem de 17 anos que participa da Paróquia Imaculada Conceição de La Chorrera, no Panamá. Ele foi levantado na sua cadeira de rodas pelos amigos para poder ver o Santo Padre passar. Como se vê na imagem, Francisco viu o gesto e abençoou o peregrino.

JMJ 2022

A próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) já tem confirmada a sua próxima sede, conforme foi anunciado pelo presidente do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Farrell, no final da missa deste domingo, 27 de janeiro. Será em Lisboa, Portugal, em 2022.

"Vão e testemunhem o que vocês viram e ouviram, não com muitas palavras, mas com gestos simples e cotidianos. Não sei se estarei na próxima JMJ, mas Pedro certamente estará lá e confirmará vocês na fé." (Papa Francisco)