ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19/06/2019
Participe das celebrações de Corpus Christi


Com pó de café, palha, serragem colorida, sal grosso, tampinhas de garrafas e muita criatividade, representantes das 12 paróquias de Araçatuba participam da decoração das ruas por onde passará a procissão de Corpus Christi que é feita a partir do ginásio Plácido Rocha até a praça João Pessoa.

Os voluntários iniciam o trabalho na madrugada e vão formando figuras que representam a Eucaristia, a devoção a Nossa Senhora e, neste ano, muitos dos motivos deverão lembrar o Jubileu de Prata da Diocese de Araçatuba.

Os fieis estão sendo convocados a fazer um gesto concreto antes das missas, doando um quilo de alimento não perecível. O que for arrecadado será repassado para os trabalhos pastorais que cuidam das famílias carentes.

Em Araçatuba, a doação pode ser feita na entrada do Ginásio de Esportes Plácido Rocha, onde é celebrada a tradicional missa, às 16h. A celebração será presidida pelo bispo Dom Sergio Krzywy, com a participação de todos os padres da cidade.

Em Andradina, a missa será na Paróquia Nossa Senhora das Graças, às 17h, reunindo fiéis locais e da Paróquia São Sebastião. Todos seguirão em procissão para a igreja matriz da cidade para a bênção do Santíssimo Sacramento.

Pode ser doado açúcar, leite e óleo, alimentos que serão repassados para as entidades assistenciais de Andradina.

A data

O vigário da Paróquia Nossa Senhora das Graças e da região Pastoral de Andradina, padre Edson Barbosa, explica que a elaboração dos tapetes é uma tradição herdada de Portugal, durante a colonização do Brasil.

“Hoje os tapetes são expressões de arte, onde o povo de Deus manifesta carinhosamente, com desenhos eucarísticos, sua expressão de amor à Eucaristia. E é exclusivamente por eles que o Santíssimo passa durante as procissões a serem realizadas”, afirma.

De acordo com o vigário, a festa de Corpus Christi surgiu no Século 13. Santa Juliana de Mont Cornillon, quando a então freira agostiniana belga revelou visões de Cristo pedindo que se mostrasse a necessidade de uma festa onde a Eucaristia fosse apresentada ao povo.

Essa festa logo se espalhou pela Diocese de Liege, por toda a Bélgica, até que o papa Urbano 4º instituiu a solenidade, em 1264.

“A Solenidade de Corpus Christi é celebrada anualmente na quinta-feira posterior ao Domingo da Santíssima Trindade. É a única festa em que o Santíssimo Sacramento sai da igreja para uma procissão pública, como vemos todos os anos nas cidades de nossa diocese”, explica.