ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25/03/2020
Olhemos para a cruz de Cristo


“Deus permite calamidades e tribulações, mas nos dá também a força para superá-las. Neste período quaresmal de penitência e conversão, superemos com alegria estes sacrifícios e sofrimentos olhando para a Cruz de Jesus e ajudemo-nos uns aos outros vivendo na fé, na esperança.” É o que afirmam os bispos da Coreia do Sul numa mensagem dirigida ao povo e aos fiéis, publicada na conclusão de sua Assembleia semestral, realizada de 16 a 19 de março.

Na mensagem, os bispos agradecem aos agentes de saúde, aos voluntários, e às autoridades que estão atuando para contrastar e conter, com extraordinária capacidade, a difusão do vírus Covid-19 na península.

A Igreja na Coreia está combatendo a pandemia observando rigorosamente as regaras preventivas adotadas pelas autoridades no âmbito do combate nacional ao coronavírus. Todas as 16 dioceses suspenderam as missa públícas, as reuniões e os eventos eclesiais nos respectivos territórios.  

O cardeal Andrew Yeom Soo-jung da Arquidiocese de Seul, onde vive 26% da população católica coreana – ao todo cerca de 6 milhões de fiéis –, convidou todos os fiéis a rezar fervorosamente uma Novena a partir desta quarta-feira, 25 de março, para pedir “ao Senhor que nos conceda a graça da cura aos que sofrem o contágio do coronavírus, a força e a coragem aos agentes de saúde, e para pedir a intercessão de Nossa Senhora da Consolação”.

 

Na segunda-feira, 23 de março, o cardeal recitou o Terço diante da estátua de Nossa Senhora de Fátima na capela da Cúria arquidiocesana pela mesma intenção junto aos quatro bispos auxiliares, sacerdotes e colaboradores da cúria, observando as medidas sanitárias preventivas.

 

Dias atrás, o cardeal Andrew Yeom exortou também a não se instrumentalizar politicamente essas situações lamentáveis.