ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28/10/2017
Conheça a história do Pe João Schiavo beatificado hoje em Caxias do Sul/RS


Neste sábado, 28 de outubro, a Diocese de Caxias do Sul ficou marcada pela beatificação do Padre João Schiavo nos Pavilhões da Festa da Uva, diante de uma multidão de cerca de 7 mil pessoas, dentro os quais devotos que acreditam na força da sua fé.  Gente de diversos estados, como São Paulo, Paraná, Distrito Federal e Santa Catarina desembarcou em Caxias do Sul para ver de perto a beatificação, processo que se repetiu 52 vezes no Brasil.

Também havia grupos do Chile e da Itália, país onde o padre nasceu.

-É muita emoção tu estares neste momento com a tua família que veio da Itália - comentou Rosa Calabron, 75 anos, sobrinha do beato e moradora de Caxias do Sul.

O padre João Schiavo da Congregação Josefinos de Murialdo veio para o Brasil em 1931, onde se envolveu em atividades comunitárias. Fundou o primeiro grupo Murialdinas no Brasil. Também ajudou a criar duas escolas, um seminário para formação de padres, um noviciado, uma congregação de irmãs e um orfanato. Estes são alguns exemplos da articulação poderosa que o aproximava tanto de famílias carentes quanto de empresáios abastados. Ele morreu em 1967. 

Trinta anos após a morte do padre, a igeja reconheceu  que Schiavo viveu as virtudes cristãs de forma heróica, aprovando inclusive um milagre atribuído por sua intercessão: a cura imediata de Juvelino Cara, que sofria de uma trombose mesentérica e foi desenganado pelos médicos. Sua mulher conta ter rezado a oração do Padre João Schiavo para pedir a cura, o que aconteceu. Cara tem 84 anos e esteve presente na cerimônia deste sábado. 

- Estou feliz e emocionado -  contou.  

Mas há também quem atribua ao religioso a cura de um câncer, a aquisição de bens materiais, casamentos bem sucedidos e outros desfechos felizes.

O fato é que Caxias do Sul tem seu primeiro beato, numa  cerimônia que durou quase duas horas  e foi esperada por quase 16 anos, tempo que a congregação de São Leonardo Murialdo batalhou no Vaticano para ter sucesso na beatificação de Schiavo. Pelo menos 200 sacerdotes, incluindo bispos e arcebispos, participaram da festa.

Confira o vídeo com os principais momentos da cerimônia