Encontro par formação de catequistas em Rio Preto

Compartilhe via twitter

“Mistagogia: novo caminho formativo de catequistas”. Este é o tema do 7º Sulão de Catequese. O encontro, que acontece em São José do Rio Preto, reunirá representantes das Dioceses presentes nos estados de São Paulo (Regional Sul 1), Mato Grosso do Sul (Regional Oeste 1), Paraná (Regional Sul 2), Santa Catarina (Regional Sul 4) e Rio Grande do Sul (Regional Sul 3). Já foram confirmadas mais de 300 inscrições.

Abertura
Conferências, trabalhos em grupo e missas fazem parte do programa que segue dessa sexta-feira, 19 de agosto, até domingo, 21 de agosto, nas dependências do Ipê Park Hotel.
O bispo de Palmas-Francisco Beltrão (PR), dom José Antônio Peruzzo, presidirá, a partir das 14h, a Celebração Eucarística de abertura do 7º Sulão, representando a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. Na seqüência, será feito o resgate da história do evento; que aconteceu pela primeira vez em 1988.

Tema
A palavra “mistagogia” é de origem grega. Formada pela junção de duas significações (“mist” – mistério e “agogia” – conduzi, guiar), pode ser traduzida como “ação que guia para dentro do mistério”.
O encontro, que acontece na Diocese de São José do Rio Preto, quer conduzir os catequistas a uma formação bíblico-catequética; objetivando o comprometimento efetivo com o processo de iniciação cristã. “A mudança de cultura exige catequistas mais bem formados e atualizados para enfrentar a diversidade da época. Terão que entender o mundo do individualismo subjetivista com uma marca de emoção muito grande. Então, o objetivo é formar líderes que toquem os corações e as mentes dos seus interlocutores, os catequizandos”, explicou dom Paulo Mendes Peixoto.

Serviço
Sulão de Catequese – São José do Rio Preto

De 19 (sexta) a 21 (domingo) de agosto

Sexta-feira, 19 de agosto
14 h – Missa de abertura
15h30 – Resgate da história do Sulão

Ipê Park Hotel
Rod. Washington Luís, KM 428 – Cedral
17. 3266.1282

Fonte: Sistema Diocesano de Comunicação

   

Associação Jesse - Todos os direitos reservados