ESTUDOS > Plano de Deus
Lutando Esferas Celestiais - parte 1
  ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
“JESUS É O SENHOR”
Rua Aquidaban, 731 – Vl. Mendonça-   CEP 16015-100 – Fone:(18) 3624-2264– Araçatuba-SP
NA INTERNET:www.jesse.com.br EMAIL: jesse@jesse.com.br
CONTRIBUIÇÕES: Bco. Itaú  - agência 7158 / conta corrente: 00021-1
 
 
 
LUTANDO NAS ESFERAS CELESTIAIS
 
 
“O Senhor que arrancou vosso pecado e perdoou vossas faltas está disposto a vos proteger e a vos guardar contra os ardis do Diabo que vos combate, a fim de que o inimigo, que costuma engendrar a falta, não vos surpreenda. Quem se entrega a Deus não teme o demônio.  Se Deus é por nós, quem será contra nós?” ( Rm 8,31 ).
S. Ambrósio
O CHAMADO PARA A GUERRA ( parte 1 )
                   O Senhor na Sua infinita graça, permitiu que conhecêssemos o ministério da reconciliação. Primeiro, temos que nos reconciliar com Deus; depois conosco e depois com os outros. É ministério da igreja levar esta reconciliação ao mundo ( 2 Co 5,18-19 ). Agora o Senhor quer nos levar um passo além neste ministério: lutar nas esfera celestiais para arrebatar àqueles que estão no fogo do inferno, levando-os à reconciliação com Deus. S. Judas, em sua carta, nos exorta: “Compadecei-vos de alguns que estão na dúvida – salvai-os, arrebatando-os do fogo – quanto a outros, sede também compassivos em temor, detestando até a roupa contaminada pela carne” (Jd 22,23 ). Cristo já fez a Sua parte neste ministério, ou seja , tudo o que precisava ser feito; temos provisão da parte dEle para tudo o que necessitarmos. Nossa parte é tomar nossas armas e sair contra as forças das trevas. Ele deu a nós a palavra e o ministério da reconciliação para que usemos nossas armas para salvar os perdidos.
                   Temos visto nestes dias, um ataque terrível do inimigo contra a humanidade. A violência tem aumentado em todos os níveis, a pornografia, a homossexualidade, o adultério, a rebeldia, enfim temos visto inúmeras famílias, instituições, cidades e até nações presas pelo diabo. É uma guerra realmente, e os únicos soldados que podem lutar no mundo espiritual, são os filhos de Deus. Não é necessário contar o que o diabo tem feito, porque basta olhar os jornais e noticiários, bem como os sofrimentos que presenciamos ao nosso redor e já teremos uma idéia. O que nos interessa é o que a igreja tem feito em relação a isto. Não é preciso ir muito longe: quantas pessoas dentro da igreja têm sido oprimidas e têm visto seus familiares sendo arrastados para o inferno?  E qual é o posicionamento da igreja?  Será que não é hora de aprendermos a usar as armas espirituais que o Senhor nos deixou e partirmos para uma defesa eficaz e um ataque poderoso? A ordem de “salvar alguns, arrebatando-os do fogo” ecoa como nunca no meio de nós. O Senhor “é Homem de guerra, Javé é o Seu nome” ( Ex 15,3 ), Ele nos “treina para lutar” ( Sl 17 ou 18,32-43 ), dando-nos toda a força necessária para destruir o inimigo de forma que “não conseguem reerguer-se e tombam à nossos pés”. Davi diz nesse salmo que o treinamento de Deus lhe permitirá usar o arco de bronze (vs.34), que era a mais poderosa arma bélica de sua época, destinada aos guerreiros valorosos e bem treinados. O Senhor quer nos treinar para que possamos usar as mais poderosas armas espirituais contra o inimigo, de maneira que ele não nos possa resistir ( 2 Co 10,4 ).
                    Nestes dias o Senhor tem visto a aflição do seu povo e das nações ao redor, isto é, o sofrimento de toda a humanidade e tem chamado o seu povo para a guerra, afim de lutar contra as hostes inimigas e trazer libertação. Muitos têm se considerado fracos e despreparados para esta luta e tentam fugir dela, mas não há como, pois de um jeito ou de outro estamos em guerra. Se um país inimigo invadir o Brasil e começar a destruí-lo, quer eu queira ou não, estarei dentro da guerra, e só me restará três opções: não lutar e deixar que o inimigo destrua tudo que é meu; lutar despreparado , sem armas e perder, ou  me preparar e conhecer as armas mais poderosas para vencer o inimigo e assim destruí-lo.
                    Temos acompanhado o exemplo dos Kosovares, que por serem camponeses e não conhecerem armas e nem saberem lutar, estão sendo dizimados, num sofrimento atroz de homens, mulheres e crianças. Ainda que eles não queiram estar em guerra, estão. Não há opção. O inimigo é cruel e não tem compaixão, e eles estão sentindo na pele este horror.
                   Para que não aconteça isso conosco, o Senhor tem nos convocado para a guerra. O profeta Joel apregoa uma guerra santa ( Jl 4,9-11 ). O Senhor nos exorta a forjar espadas e lanças e a dizer: “Eu sou forte”. Isto significa que ninguém está isento desta luta e que das nossas experiências do dia a dia ( arado e podadeira ), devemos forjar as armas para lutar. O Senhor vai nos treinar nas situações diárias que enfrentamos e vai nos capacitar. A nós só basta dizer: “Sou forte”, e partir para o adestramento.
                   Creio que nestes dias o Senhor estará nos ensinando a lutar no mundo espiritual com armas espirituais. Nos fará conhecer as estratégias do inimigo, de que forma tem atacado e por que brechas tem entrado no nosso arraial. O Senhor nos levantará neste ministério de reconciliação de uma forma mais profunda: vamos destruir as forças satânicas que tem se colocado entre Cristo e o mundo, de maneira que possamos apressar a volta do Senhor Jesus, para que verdadeiramente haja paz. É necessário que todo o mundo ouça falar de Jesus, antes que Ele volte ( Mt 24,14 ), e a igreja tem que se preparar para  este avanço. A promessa de que a glória da segunda igreja será maior do que  a primeira, tem que se cumprir ( Ag 2,9 ), e é por isso que o Senhor tem no chamado a saquear o inferno, de modo que a Igreja do Senhor se levante forte e poderosa, a noiva sem mancha, nem mácula, nem ruga ( Ef. 5,27 ).
                   Deus deu a Davi a incumbência  de preparar todo o material necessário para a construção de sua casa, e também de guerrear e submeter todos os povos ao redor, para que o templo pudesse ser construído (1 Cr 22,2-10 ). Davi não pôde construir o templo porque foi chamado para guerrear  e coube a ele trabalhar com afinco para que não só o material estivesse preparado, mas também a planta do templo e as pessoas para construí-lo já estivessem convocados ( 1 Cr 22,14-16 ).Antes da geração que verá a glória da igreja, é necessário uma geração que como Davi, prepare o material necessário para a construção e guerreie contra os inimigos de Israel. Quem sabe não somos nós parte desta geração que irá guerrear e trazer os suprimentos para a construção da casa do Senhor?  O ouro, a prata, o  bronze, e os demais materiais nos fala da restauração da palavra, dons, ministérios, para que a igreja possa ser restaurada. A construção sobre o fundamento que é Jesus, deve ter ouro, prata e pedras preciosas à disposição para a edificação da igreja ( 1 Co 3, 9-14 ). Deus está levantando uma geração que a exemplo de Davi, esteja disposta a pagar o preço de guerrear e com os despojos trazer ouro para a construção da Igreja.
                   É interessante notar que a restauração e com ela a paz, é precedida de muita luta. Em Isaías 2, 1-4; o Senhor anuncia  a glória  de Israel ( que é a igreja espiritual ) para os últimos dias, onde  as nações converterão suas espadas em arados e suas lanças em podadeiras, exatamente a mesma expressão usada por Joel  4, 10; que também fala dos tempos do fim, mais precisamente do tempo que precede o fim , nos mostrando que antes das nações deporem suas armas, o povo de Deus tem que pegar em armas. O Senhor Deus irá julgar as nações, mas o seu povo deve se preparar para a batalha que virá antes deste julgamento.
                   Antes de Salomão, existiu Davi; antes de pentecostes, existiu o calvário; antes da igreja gloriosa, deverá existir a igreja guerreira.
                   Que o chamado do profeta Joel se torne vivo  e queime os nossos corações!
 
 
“Proclamai isto entre as nações: santificai-vos para a guerra, estimulai os guerreiros; aproximem-se, subam, todos os homens de guerra!” 
                                                     Jl 4,9
 
 
 
 
 
 
 
13/04/2015