ESTUDOS > Armas Espirituais
As Armas Espirituais - parte 8

ARMAS ESPIRITUAIS ( parte 8)

"Na Tua Palavra, nada aparece e desaparece, porque é realmente imortal e eterna. Com esta Palavra, que é eterna como Tu, enuncias a um só tempo e eternamente tudo o que dizes. E tudo o que dizes que se faça, realiza-se." 
Santo Agostinho , Confissões.


"... e a espada do espírito, que é a palavra de Deus". ( Ef 6,17 )

A espada ( ziphos, no grego ), é uma arma de ataque e era feita de bronze. Podia Ter várias formas e dimensões. Como toda arma tinha que estar bastante afiada, para ser útil. Imagine só uma espada enferrujada e sem corte, não seria eficaz para um ataque. A palavra de Deus, que como diz santo Agostinho, é eterna e realiza tudo o que Deus diz ( Is 55,10-11), só pode ser eficaz, isto é, ser afiada, pelo Espírito Santo. É ele quem revela, ilumina o entendimento (Ef 1,17), tornando a palavra tão afiada a ponto de ter dois gumes e poder dividir a alma do espírito, trazer à tona tudo o que está oculto e julgar as intenções do coração (Hb 4,12-13). 
Aí está a questão: pegar a arma e torná-la afiada. Não adianta ao soldado buscar um instrutor que lhe ensine a manejar a arma, se não tiver arma. Também não adianta saber manejá-la e ela não estar afiada. O primeiro passo é possuir a arma, depois afiá-la e saber manejá-la. 
Em 1 Pedro 1,23-25, diz que fomos gerados pela Palavra viva de Deus, que é o anúncio do evangelho, que é o próprio Jesus, pois o evangelho são as boas novas da salvação que temos por Jesus Cristo. Jesus é o "verbo", a Palavra encarnada, viva e poderosa, cuja revelação se dá através do evangelho. O primeiro passo portanto, é a conversão, é ser gerado novamente por esta Palavra viva, que permanece eternamente, e cumpre o propósito de Deus. O segundo passo é aprender a manejá-la, através do conhecimento revelado dela. E o terceiro passo é afiá-la, para que realmente seja eficaz no combate espiritual. Em todos estes três passos, está a presença marcante do Espírito Santo. Só Ele pode gerar esta palavra viva em nós e operar o novo nascimento (Jo 3,5-6).
Muitos ainda não tiveram esta experiência de novo nascimento, e têm um conhecimento mental, intelectual do evangelho. É como saber que existe espada, suas características, formas de manejo, mas ainda não Ter tocado numa espada; não tem como usá-la em combate. Outros, não sabem manejá-la; nasceram de novo, mas não se interessam em conhecê-la, ou a conhecem superficialmente. É como ganhar uma espada, mas guardá-la e por achar difícil de manuseá-la, ou até Ter preguiça de treinar com ela, não a usa em combate, ou quando usa, não aproveita os melhores golpes e não pode ser um soldado "aprovado" (2 Tm 2,15). Por fim, existe os que até sabem usá-la, mas deixaram que perdesse o corte, sujaram a arma, permitiram que a ferrugem tomasse conta da espada e portanto não é eficaz no combate. Estes são os que conhecem a Palavra, mas deixaram que ela perdesse a vida. Substituíram o Espírito Santo, pela alma, deixaram que a sujeira do pecado enferrujasse a espada.
Do que precisamos então? Mais do que nunca, de um derramar do ESPÍRITO SANTO!!! Só Ele, poderá restaurar a verdadeira Palavra viva, que produz conversões genuínas, conhecimento revelado e um povo que maneja bem a Palavra da verdade! Um derramar do Espírito, vai fazer da palavra um divisor entre alma e espírito, desnudando tudo o que é da carne em nós e na obra de Deus, trazendo quebrantamento e arrependimento para o povo de Deus. Só assim teremos condições de ser uma igreja que ataca as portas do inferno e saqueia o inimigo; só assim causaremos impacto no mundo em que vivemos, à ponto de provocar verdadeiras mudanças nesta geração!
Irmãos, mais do que nunca é tempo da igreja se levantar e buscar esta restauração da Palavra! É tempo de buscar um avivamento, um derramar do Espírito capaz de abalar os infernos. Jesus precisa voltar para uma igreja gloriosa, que só será assim se for tratada pelo Espírito.
Derramemos nossos corações. Arrependamo-nos de tanta obra da carne. Desejemos o genuíno, o ouro do santuário, o Espírito! Quebrantemos nossos corações e voltemos ao Senhor! Vamos buscar a Palavra revelada, que traz vida! Vamos buscar os três passos: conversão, conhecimento revelado, unção do Espírito. 
Que Deus nosso Pai nos abençoe e leve todo o povo dEle a se mobilizar por um derramar do Espírito Santo.
Amém.