ESTUDOS > Estudos Bíblicos
Novo Testamento / Introdução aos Evangelhos Sinóticos
ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
“JESUS É O SENHOR”
Rua Aquidaban, 731 – Vl. Mendonça - CEP 16015-100 - Fone: (18) 3624-2264 - Araçatuba-SP.
CONTRIBUIÇÕES: Bco. Itaú - agência 7158 / conta corrente: 00021-1
 
 
NOVO TESTAMENTO
 
ESTUDO DOIS
 
Introdução aos Evangelhos Sinóticos
 
        Evangelho, segundo o sentido grego da palavra, significa “Boa Nova”. Vem da palavra grega “evangelion”, formada por “eu”, que significa “bem” e “angello” que significa “eu anuncio, trago uma mensagem, uma notícia”(Mc 1,1). Foi S. Justino que, pela primeira vez, usou esta palavra para designá-la como livro, por volta do ano 150 d.C.
        A boa notícia sobre a salvação da humanidade pregada por Jesus e seus discípulos. Para Paulo, é o anúncio da salvação na pessoa de Jesus Cristo. No início da igreja não eram livros, enquanto obra literária, eram tradições orais e talvez  escritas. Durante aproximadamente 40 anos a boa nova foi anunciada, pregando sua vida, morte e ressurreição. Os discípulos pregavam de acordo com a necessidade da vida da igreja e tudo isso foi sendo passado, juntamente com a liturgia e a catequese, até ser escrito pelos evangelistas, que trabalharam a partir desses dados tradicionais.
       Cada evangelista trabalhou nos seus escritos segundo sua perspectiva, visando a necessidade da Igreja naquele momento. Vejamos um exemplo, como o relato da santa ceia, que possui quatro versões (Mt, Mc, Lc e 1 Cor). De um lado temos a de Mateus e Marcos e de outro a de Lucas e Paulo. A forma de Mateus e Marcos, usa a benção judaica (tendo abençoado), já Lucas e Paulo usam o termo “dar graças” (em grego eukharistéõ), que mostra um ambiente helênico (do mundo grego).
       Os escritos de Mateus, Marcos, Lucas e João receberam este título de evangelho porque proclamavam esta boa notícia ao falarem de Jesus e suas ações, de sua morte e ressurreição.
       A palavra sinótico vem do grego, da junção de duas palavras: syn (junto) e opsis (ver), significa “que tem forma de sinopse, resumo”, isto é, que permite ver um conjunto de uma só vez e assim se ter uma visão geral do todo.
      Os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, apresentam exposições que permitem comparar as relações que estabelecem sobre um mesmo acontecimento. São chamados de sinóticos porque contem muitas histórias em comum, com muitas semelhanças entre si, parecendo depender um do outro.
        Um grande número de passagens aparecem nos três evangelhos (tríplice tradição); muitos textos são encontrados somente em Mt e Lc (dupla tradição) e cada evangelho contém textos que lhe são próprios.
       É interessante notar que Mc está quase todo presente nos evangelhos de Mt e Lc, por causa disso surgiram hipóteses de que estes dois evangelistas tomaram o livro de Mc como fonte.
      Os evangelhos não foram escritos de uma única vez, mas sofreram diversas modificações durante seu escrito por conta das tradições vivas que circulavam nas comunidades.
     
 
 
                                                                                                                      17/06/2013