ESTUDOS > Jesus
parte 6 - O NOME DE JESUS
ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA       1
                    “JESUS É O SENHOR”
Rua Aquidabam, 731  - Vila Mendonça CEP 16015-100 - Fone:( 18)3624-2264– Araçatuba-SP
NA INTERNET:www.jesse.com.br EMAIL: jesse@jesse.com.br
                   CONTRIBUIÇÕES:  Bco. Itaú - agência 7158 / conta corrente00021-1
 
Jesus  (parte 6)
 
 
O NOME DE JESUS
 
 
“ O nome de Deus é grande lá onde for pronunciado com o respeito devido à sua grandeza  e à sua majestade. O nome de  Deus é santo lá onde for proferido com veneração e temor de    ofendê-lo”.
                                                                    Santo Agostinho , serm. Dom. 2,45,19.
 
 
(Fp 2: 6-11)   (Ef 1: 20-21)   (Hb 1: 2-4)
 
                        Jesus adquiriu legalmente, pela obra gloriosa que realizou através da obediência ininterrupta ao Pai, um nome que está acima de todo o nome. Logo após ressuscitar, em Mt 28: 18-20, Ele mesmo diz que recebeu toda autoridade no céu e na terra, e logo em seguida diz aos discípulos: “Ide”. Ele autoriza a igreja a sair em seu Nome, em cima de sua autoridade. Jesus concedeu à igreja, isto é, aos que crêem e se tornam filhos de Deus (Jo 1:12), uma procuração legal, atestada em cartório divino, para agirmos em Seu Nome. Aqui na terra, através de uma procuração com firma reconhecida em cartório, nós podemos comprar, vender e dispor de todos os bens daquele que nos cedeu a procuração. Para que você possa usar bem esta procuração, precisa conhecer todos os bens que a pessoa possui e quanta autoridade e poder ela tem. Se ela for o presidente de uma empresa, terá muita autoridade, e você com a procuração dele, poderá agir como um presidente de empresa. O mesmo acontece com a procuração que recebemos de Jesus. Ele concedeu que usássemos Seu Nome, e precisamos conhecer toda autoridade que está investida neste Nome. Cada vez que oramos, falamos ou agimos no Nome de Jesus, estamos relembrando diante dos poderes das trevas, tudo o que Jesus fez e alcançou através de sua encarnação, vida, morte e ressurreição. Quanto mais fé temos neste Nome, fé esta, adquirida pelo conhecimento de sua obra salvadora (Rm 10:17), mais poder possuímos para usar este Nome. Por exemplo: Se você não sabe o que o presidente da empresa pode fazer, ao chegar lá, você quer modificar algo, mas vem um diretor e diz: -“ah, isso você não pode fazer”. Se você não sabe, se intimida e fica quieto, mas se você conhece a autoridade de quem lhe deu a procuração, imediatamente faz valer esta autoridade: -“ claro que posso, estou agindo assim em nome do presidente da empresa, que tem autoridade para modificar o que quiser”. O diretor não tem remédio, se não obedecer.
                        Para uma procuração ter validade, ela precisa ser firmada e reconhecida em cartório. Para nós também, a procuração para usar o Nome de Jesus é dada aos filhos de Deus, isto é, a Igreja, e o selo (firma reconhecida) é o Espírito Santo (II Co 1: 21-22). Qualquer pessoa que usa esse Nome, fora da Igreja ou do Espírito Santo, tem o mesmo fim dos 7 filhos de Ceva (At 19: 13-20).
                        Fazendo parte da Igreja, tendo o penhor do Espírito Santo, só nos resta crer neste Nome, e no que Ele representa (I Jo 3:23), e a partir daí, agir. Mas como podemos usar este glorioso Nome? A Palavra nos ensina.
1 - Na oração: Jo 16: 23-24 - Assim como a chave é que liga o carro, o Nome de Jesus é que abre a porta dos céus.
2 - Na determinação: Jo 14: 13-14- Tudo quanto exigirmos no mundo espiritual, (dentro de nossa herança) em Nome de Jesus será feito (At 3: 12-16). É importante lembrar, que não estamos “exigindo” que Deus faça o que queremos, ao contrário, por conhecer a vontade de Deus expressa em Sua Palavra, exigimos que esta vontade seja cumprida, quebrando todas as resistências espirituais para que isto aconteça. Na verdade, determinar é lançar a palavra de Deus com ousadia, para que ela cumpra o propósito para o qual foi enviada                                                                                                             
(Is 55,11). Nós determinamos dentro do mundo espiritual, exigindo que a Palavra Criadora de Deus seja cumprida, por isso, só temos o direito legal de determinar o que está expresso na Palavra.
3 - Expulsando demônios: Mc 16, 17; At 16,18. É importante lembrar que quando lidamos com o mundo espiritual devemos estar limpos, isto é, não devemos ter no coração qualquer pecado não confessado ou perdoado (I Jo 3, 21), mas devemos ter ousadia e não nos deixar perturbar quanto aos pecados passados, lembrando que pecado confessado é pecado perdoado. (I Jo 1, 9). É preciso também crer neste nome, com a consciência de que ao invocarmos este nome, toda a obra de Jesus é relembrada e o inimigo é envergonhado e tem que obedecer.
4 - Dando graças: Ef 5, 20.
5 - Fazer tudo: Col 3, 17 - Se você trabalhar, faça-o em Nome de Jesus, se for lavar o chão, lave-o em Nome de Jesus, se for fazer visita, faça-a em Nome de Jesus. Assim, tudo o que fizermos, faremos bem feito e sem lamentações.
                        Temos que lembrar também o que já alcançamos através deste nome:
- Salvação - At 4, 12; 2, 21
- Purificação, santificação, justificação - I Co 6, 11.
                        Há uma razão para usarmos este Nome. Nós seremos cooperadores, operários de Deus (I Co 3, 9). A Igreja é o corpo de Jesus, que deve continuar sua missão aqui na terra. É nesta visão que temos que agir neste Nome. Não podemos cair no fanatismo de usar o Nome de Jesus como um amuleto mágico, pois estaremos pecando contra o 2° mandamento: “não usar seu santo Nome em vão”.
                        Devemos conhecer o poder deste Nome, crer de todo o coração na obra que Jesus realizou e na autoridade que conquistou, e então, usar a procuração deixada por Ele, com o único fim de cooperar com Ele na sua obra.
                        Devemos nos perguntar: “Se Jesus estivesse no meu lugar, o que faria? ”. Vemos nos evangelhos, que Jesus usava seu poder e autoridade em situações específicas, sempre com a finalidade de glorificar a Deus e fazer conhecido o Seu Reino. Se agirmos fora deste princípio, estaremos agindo  como diz Tg 4, 3, e estaremos fora da vontade de Deus.
                        Que o Espírito Santo nos conceda a graça de compreendermos a vocação para a qual fomos chamados e o poder que em nós opera, pelo Nome de Jesus!
                        Aqui vão alguns versículos para que possamos meditar e estudar em casa. sobre o Nome de Jesus e Sua autoridade:
Mateus: 1, 21-25; 10, 22; 12, 18-21; 18, 5.19.20.29; 28, 19.
Marcos: 9, 38-41; 16, 17-18.
Lucas: 10,17; 24, 46-47.
João: 1, 12; 2, 23; 3, 18; 14,13.14.26; 15, 16; 16, 23-26; 20, 31.
Atos: 2, 21.38; 3, 6.16; 4,7.8.10.12.17.18.29.30; 5, 28.40-42; 8,12.
Atos: 9, 14-16; 9, 21.27.29; 10, 43.48; 15, 25-26; 16, 18; 19, 5.
Romanos: 1, 5; I Coríntios 1, 2.10; 6, 11; Efésios 5, 20; Filipenses 2, 9-11.
Colossenses 3, 17; II Tessalonicenses 1, 12; II Timóteo 2, 19; Hebreus 1, 4; 6, 10; 13, 15.
Tiago 5, 14; I Pedro 4, 14; I João 2, 12; 3, 235, 13; Apocalipse 19, 12.13.16; 22, 3-4.