ESTUDOS > Jesse Criança 2015
1 Paixão de Cristo - a mais tristes das histórias
    ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
Rua Aquidaban, 731 -  Vila Mendonça-  fone: (18) 3624-2264 - Araçatuba-SP
2015 – 1ª AULA – ABRIL – PAIXÃO DE CRISTO – A MAIS TRISTE DAS HISTÓRIAS
 
ALVO: Contar a história da paixão e morte de Jesus para as crianças, mostrando que a todo momento, Jesus se fez obediente ao plano de Deus para salvar a humanidade.
 
PARA TIAS E TIOS:Is 52, 13 – 15 e 53, 1 – 12; Mt 27, 38 – 66; Jo 10, 17 – 18; Rm 5, 10 – 11 e 1Pd 3, 18..
 
VERSÍCULO PARA DECORAR:“Por Suas feridas, nós fomos sarados” (Is53, 5).
 
CANTO: -Ninguém te ama como eu (não tem no CD)
 
 
APRESENTAÇÃO DA AULA:Quem se lembra da história que vimos na semana passada? Muito bem! É isso aí. Conhecemos um pouco da história do Pentecostes. Quem gostou dessa história? É uma história alegre? Claro, neh! Os discípulos ficaram muito felizes quando receberam sobre eles o Espírito Santo.
Mas, a história que vamos ver hoje, não é uma história feliz! Talvez seja a história mais triste que vocês já ouviram. Hoje vamos ouvir a história da Paixão e Morte de Jesus. Quem já ouviu essa história? É triste, não é mesmo? Mas, vamos ver depois, que não podemos manter essa tristeza no nosso coração, pois foi pela morte e ressureição de Jesus que hoje temos a vida eterna.
Logo depois da última ceia, em que Jesus lavou os pés dos discípulos e comeu pão e vinho com eles, foram até um jardim para orar. Eles já eram acostumados a ir rezar nesse jardim. Quem sabe qual o nome desse jardim? Esse jardim era conhecido como o Jardim das Oliveiras.
Então, enquanto Jesus estava rezando, um pouco antes do sol nascer, os guardas do governador foram até Jesus e os discípulos no jardim das Oliveiras e levaram Jesus preso para o castelo do governador que se chamava Poncio Pilatos. Pilatos era um homem mau, estava nervoso com Jesus, pois tinha ficado sabendo que ele falava que era Rei e ainda que Ele era o filho de Deus. Então, por medo de perder o governo, Pilatos mandou prender Jesus para que Ele fosse julgado como um malfeitor.
Pilatos não sabia o que fazer com Jesus, então foi até o portão do castelo e perguntou à multidão que estava lá o que ele devia fazer com Jesus. Se ele devia soltá-lo ou a um outro bandido que havia sido preso. E vocês sabem quem o povo pediu para soltar? O ladrão! O povo queria que Jesus fosse crucificado.
Sendo assim, Pilatos mandou que os soldados batessem em Jesus com chicotes e açoites e depois o levasse para ser crucificado. Ah, como deve ter doido essas coisas em Jesus, não é mesmo, crianças?
Quando Jesus já estava todo machucado, os soldados colocaram uma cruz de madeira muito grande e pesada nas costas de Jesus e mandou que ele levasse a pé até o lugar em que eles o crucificariam. Esse lugar era chamado de Gólgota.
Quando chegaram no alto da montanha, eles tiraram a roupa de Jesus e repartiram-nas entre eles. Que triste, não é mesmo, crianças?
Depois disso, pregaram Jesus sobre a madeira da cruz e depois a levantaram para que Jesus tivesse uma morte dolorida e lenta.
Ora crianças, Jesus era Deus, vocês não acham que Ele podia ter acabado com isso tudo rapidinho? Ele tinha o poder para sair daquela cruz e continuar vivendo normalmente, não tinha, crianças? Claro que sim! Pois Ele é Deus.
Mas Jesus entendia muito bem qual era o plano de Deus Pai. Ele sabia que a humanidade inteira haveria de ser condenada pelo pecado que existia no mundo, por isso, ele foi até o fim. Ele foi até a morte, para que assim nossos pecados fossem perdoados, pois como Jesus era santo, Ele não tinha nenhuma condenação para morrer, mas ele comprou todos os nossos pecados e levou-os com ele até o fim. Até a morte. Portanto, crianças, Jesus morreu por cada um de nós. Ele morreu para nos livrar do pecado e da condenação eterna.
Assim precisamos ter a certeza de que fomos salvos pela morte e ressureição de Jesus. Pela morte, Jesus retira os nossos pecados e com a ressureição Jesus nos dá a vida eterna.
Mesmo que essa história seja triste, precisamos coloca-la no nosso coração como uma história de esperança. Pois depois da morte, Jesus ressuscitou! Ele ressuscitou e nos salvou!
Vamos pedir perdão pelas nossas faltas que tanto machucaram Jesus na cruz?
 
ORAÇÃO:Querido Jesus, precisamos pedir desculpas por todos os nossos pecados que foram transformados em dor para o Senhor. Obrigado por mostrar que o Senhor fez tudo isso por amor à toda humanidade. Amém.
 
 
Atividade:
- Colorir o desenho.