ESTUDOS > Jesse Criança 2015
1 Jacó - A aliança de Deus com Jacó
    ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
Rua Aquidaban, 731 -  Vila Mendonça-  fone: (18) 3624-2264 - Araçatuba-SP
2015 – 1ª AULA – AGOSTO – JACÓ: A ALIANÇA DE DEUS COM JACÓ
 
ALVO:Associar a aliança entre Jacó e Deus com a aliança que Deus faz conosco por meio de Jesus.
 
PARA TIAS E TIOS:Gn 28, 10 - 22.
 
VERSÍCULO PARA DECORAR:“Sem dúvida, o Senhor está neste lugar” (Gn 28, 16).
 
CANTO:-Vamos celebrar com júbilo (não tem no CD)
              - Deus está em todo lugar (não tem no CD).
               - Tem anjos voando neste lugar – Pe. Marcelo Rossi (não tem no CD);
               - Jesus é aliança (não tem no CD).
 
PREPARAÇÃO PARA AULA:-Antes de iniciar a história da aliança de Deus com Jacó, os tios que desejarem, poderão pedir para cada criança confeccionar uma escada utilizando palitos de sorvete e cola. Enquanto as crianças constroem suas escadas, o tio deverá manter um diálogo com as crianças a respeito da escada que eles estão construindo. Pode-se perguntar, quem acha a escada um objeto importante? Vocês conhecem alguma história em que se fala de uma escada?... Quando as escadas estiverem quase prontas, o tio poderá falar que hoje ouviremos uma história que fala de uma escada bem grande e que foi importante para vida de Jacó.
MATERIAL: Palitos de sorvete e cola.
 
APRESENTAÇÃO DA AULA:-Já faz tempo que não aprendemos uma nova história da Bíblia, não é mesmo crianças? Quem se lembra qual foi a última que aprendemos? Muito bem! A história dos irmãos Esaú e Jacó. Os filhos de Isaque e Rebeca!
Muito bem, crianças. Hoje vamos ouvir um pouco mais sobre a história de Jacó.
Como já ouvimos na última aula, Isaac queria dar a benção especial de filho mais velho ao seu filho Esaú, mas no fim quem recebeu a bênção foi Jacó, pois Jacó queria muito receber a bênção de seu pai.
Depois que Isaque abençoou Jacó por engano, ele disse a Jacó que ele não deveria se casar com uma mulher cananeia, ou seja, uma mulher da cidade de Canaã, pois as pessoas que vivam lá serviam a outros deuses que não existiam. Então Isaac mandou que Jacó fosse imediatamente para a casa de um tio dele, chamado Labão, para que ele escolhesse uma das filhas de Labão como esposa.
Imediatamente Jacó saiu em viagem, mas ele foi principalmente porque queria fugir de Esaú, porque estava com medo dele.
Quando Esaú chegou na casa de Isaque e viu que Jacó havia sido abençoado pelo pai em seu lugar, ele ficou muito enfurecido e prometeu que mataria Jacó. Imaginem como Esaú ficou zangado, crianças! Vocês também ficariam?
Durante o caminho, quando o sol estava quase para se pôr, Jacó resolveu parar para descansar e dormir. Então pegou uma pedra para usar como travesseiro, deitou no chão e logo caiu no sono. Quem de vocês já usou uma pedra como travesseiro, crianças? Será que é confortável o bastante para descansar? Claro que não, neh!
Enquanto Jacó dormia, ele teve um sonho muito especial. Vocês já tiveram sonhos especiais, como se fossem reais?
Pois é...mas esse sonho de Jacó foi muito especial mesmo. Sabem por que? Porque Deus falou com ele nesse sonho. No sonho, Jacó viu uma escada que ligava a terra com o céu. Devia ser uma escada muito grande, não é mesmo? A escada estava cheia de anjos que subiam e desciam nela.  Lá no alto da escada estava o Senhor Deus que lhe dizia: “Eu sou o Senhor, Deus de teu pai Abraão, o Deus de Isaac. Eu lhe darei e a toda sua família essa terra que você está dormindo agora. Sua descendência será maior que a poeira da terra e em ti todas as famílias da terra serão abençoadas. Eu estou com você e vou te proteger em qualquer lugar que você estiver”.
Quando Jacó acordou, ele ficou tão espantado com aquele sonho e disse: “Sem dúvida, o Senhor Deus está nesse lugar, mas eu não sabia! Aqui deve ser a casa de Deus e a porta do céu”.
Tão logo, Jacó se levantou, pegou a pedra dura que ele usou como travesseiro e começou a montar um altar para o Senhor Deus. Assim, fez uma aliança com Deus, dizendo “Se o Senhor me proteger na minha viagem, se ele me der o que comer e o que vestir e eu voltar são e salvo para casa, o Senhor será o meu Deus e esta pedra será transformada em casa de Deus”.
E foi assim que fizeram uma aliança... Vocês sabem o que é uma aliança? Uma aliança é quando duas ou mais pessoas fazem um acordo entre elas, uma promessa. Como no casamento, em que os noivos prometem o amor um para o outro. Ou então a tia promete dar um lanchinho gostoso no final da aulinha e vocês prometem que vão se comportar e escutar a aulinha...combinado? Certo, então temos uma aliança.
 Assim, Deus prometeu que daria a Jacó a terra em que ele estava dormindo e o protegeria. E Jacó prometeu que ali ele construiria a casa de Deus.
Para a aliança valer, as duas pessoas precisam cumprir o que prometeram, se não a aliança se quebra. Muitas vezes, as alianças dos homens se quebram. Mas, crianças, a aliança que Deus faz é verdadeira e nunca se quebra, Deus sempre cumpre suas promessas.
A aliança sempre tem um sinal. Vocês se lembram o sinal da aliança que Deus fez com Noé? O arco íris! Muito bem! E qual o sinal da aliança dos noivos no casamento? Um anel!  A aliança de Deus com Jacó também teve um sinal: a pedra que Jacó usou de travesseiro.
Deus também fez aliança com cada um de nós, sabiam, crianças? E sabe qual é a terra que Deus prometeu dar para nós? O céu!! E a nossa parte do combinado seria cumprir todas as leis de Deus, sermos obedientes. E para não correr o risco de o homem quebrar essa aliança com Deus, Deus mandou seu filho Jesus como homem para cumprir a nossa parte.E sabe qual é o sinal da nossa aliança com Deus? A cruz de Jesus!
Jesus foi o único homem que obedeceu a todas as leis de Deus e não tem nenhum pecado. Ele já fez a nossa parte. Agora tudo o que temos que fazer é acreditar em Jesus. Claro que não podemos ser folgadinhos e achar que não precisamos obedecer a Deus, precisamos continuar obedecendo, pois quem acredita e ama Jesus quer ser cada vez mais parecido com Ele. Vamos fazer uma aliança com Deus hoje?
 
(Levar um crucifixo para cada criança, simbolizando a aliança que fizeram com Deus. Pode ser feito de palito de sorvete e pintado.)
 
ORAÇÃO:-Senhor Deus, assim como o Senhor estava com Jacó, o Senhor está aqui hoje bem pertinho de nós. Queremos receber essa terra que o Senhor nos dá, que é o Céu. Queremos te obedecer, Pai querido. Queremos hoje, Senhor, fazer uma aliança contigo e Te dizer que acreditamos em Jesus. Acreditamos que Jesus nasceu como homem, mas sem nenhum pecado, morreu por nós na cruz e ressuscitou. Acreditamos que Jesus já ganhou o céu para nós e para a nossa família. Eu creio em Ti, Jesus! Amém!
(Rezar a oração do Creio – levar por escrito para as crianças decorarem).
 
Atividade:
Colorir desenho
 
 
Música para decorar (baseada na música da Dona Aranha): “Jacó deitou na pedra e teve um sonho lindo. Ele viu os anjos descendo e subindo. E ali fez aliança, Deus o protegeria e aquela pedra se transformaria”.