ESTUDOS > Armas Espirituais
As Armas Espirituais - parte 7

ARMAS ESPIRITUAIS ( parte 7 )

"A vida subsistente e verdadeira é o Pai que, pelo Filho e no Espírito Santo, derrama sobre todos, sem exceção, os dons celestes. Graças à sua misericórdia também nós, homens, recebemos a promessa indefectível da Vida Eterna.". 
S. Cirillo de Jerusalém.

..."Tomai também o capacete da salvação"... ( Ef 6,17)

O capacete que protegia a cabeça, no grego era
"Perikephalaia". O soldado vestia todas as peças da armadura, mas o capacete e a espada lhe eram entregues pelo escudeiro. Paulo demonstra aí a gratuidade da salvação. Ela nos é entregue ( Rm 6,23; Ef 2,1-10).
A palavra salvação, vem do grego "sozo", que significa,
salvar por completo, envolvendo curar, restaurar, renovar. A salvação nos garante a vida eterna, e a vida eterna se inicia quando recebemos a salvação, isto é, ainda nesta terra. Já aqui, podemos experimentar a cura, a renovação, a restauração.
É interessante notar que Paulo coloca como capacete, a
salvação. O capacete cobre uma região vital do corpo, que é cabeça. É nela que estão os olhos, os ouvidos, o olfato, a gustação, ou seja, a maior parte dos órgãos dos sentidos. É através deles que recebemos as informações do mundo que nos cerca e que respondemos a elas. São os sentidos que nos fazem "experimentar" e interagir com o meio. É também na cabeça que se encontra a mente, que produz as idéias, os pensamentos, que dirigirão o corpo. Um cego teria muita dificuldade em estar numa batalha, assim como um surdo, ou um deficiente mental. Alguém ferido na cabeça, inutiliza o restante do corpo.
A salvação, pois, protege nossa mente, nossos órgãos dos
sentidos, ela cuida da nossa relação com o meio. O capacete, não deixa que a visão se espalhe, mantém os olhos fixos, também protege os ouvidos e a cabeça de golpes mortais. A salvação mantém nossos olhos voltados para o Senhor e protege nossos ouvidos das palavras malignas, assim como nossos pensamentos. Quem tem a mente firme no Senhor, recebe a paz (Is 26,3).
Vejamos Hb 10,16-17. O Senhor faz uma nova aliança, através e Jesus Cristo, onde promete que inscreverá as suas leis nos nossos corações e mentes. Com a salvação que recebemos por meio de Jesus, recebemos o Espírito Santo, que faz o papel do escudeiro: nos entrega o capacete, ou seja, começa a nos colocar ao alcance da cura, restauração, renovação, que vem pela salvação. Paulo diz: "Tomai". A salvação já é nossa, está aí; cabe a nós receber das mãos do Espírito Santo, o pacote que vem com a salvação para o espírito, alma e corpo. As leis começam a ser inscritas em nossos corações e mentes e somos transformados. Os nossos olhos são curados de toda
miopia (visão curta do que Deus tem para nós), nossos ouvidos são
restaurados da surdez para ouvir o Senhor, passamos a sentir o "suave
cheiro" de Cristo, nosso paladar se torna sensível para os manjares do
Senhor e o mais importante, nossa mente é transformada, nosso entendimento a respeito das coisas de Deus também, e nossa boca passa a falar a Palavra de Deus.
Há uma mudança em nossa forma de interagir com o meio. É
como uma pessoa que não enxerga e põe óculos. Tudo fica diferente. Ela pode reconhecer as pessoas, andar sozinha, admirar a natureza, enfim ter uma idéia clara de como são as coisas. Também uma pessoa que não ouve bem e coloca aparelho auditivo. Pela primeira vez poderá distinguir sons, vozes, barulhos que antes lhe eram incompreensíveis. É a mesma coisa com a mente, se não aprendemos equação de 2º grau, e nos pedem para resolvê-la, quebraremos a cuca e não sairá nada, mas no momento em que "entendemos", tudo parece que se esclarece, a dificuldade termina, e resolvemos o problema.
Assim é com as coisas do Senhor. Muitas vezes, não conseguimos enxergar com clareza, nem ouvir o Senhor e muito menos entender
seus propósitos em nossas vidas, mas à medida em que pela nova aliança, que nos vem pela salvação em Jesus Cristo, a vontade do Senhor vai sendo inscrita em nossas mentes, tudo muda! É preciso guardarmos nossa cabeça para que não aconteça de termos ouvidos e não ouvir, olhos e não ver e assim perdermos a bênção (Rm 11,8).
É tempo de tomarmos o capacete da salvação, que o Espírito gentilmente nos oferece. Buscar uma renovação, restauração, cura,
para nossas vidas. É preciso também mudar nossa relação com o meio em que vivemos. Uma renovação dos nossos "sentidos espirituais". Temos uma aliança com o Senhor de sangue, e sangue precioso de Jesus. Por ela, temos acesso à vontade do Senhor em nossos corações e mentes. Temos a revelação, da vontade do Senhor, e a força vinda dEle, para cumprí-la.
Entendamos bem: O Senhor está muito interessado em nossa total salvação, em espírito, alma e corpo! Ele quer nosso espírito livre,
nossa alma restaurada e nosso corpo curado. Todas as circunstâncias
(ambiente), que tentam dizer o contrário, devem ser defendidas pelo capacete da salvação. Nossos olhos, ouvidos e mentes, já não têm mais que interpretar os estímulos do meio de forma doente e limitada, mas de forma nova, restaurada, dentro da perspectiva da nova e eterna aliança!
Imagine que você vai ao médico, ele lhe examina, diagnostica e lhe dá a receita para a compra dos remédios, que lhe trará acura de seu mal. Porém aquele dia seu ouvido estava entupido com cera e você não entendeu bem as explicações do médico. Estava sem óculos e não conseguiu ler a receita, resultado, você não faz nada do que ele mandou e não é curada! Ainda por cima sai falando mal do médico, pois seu mal piorou.
Infelizmente é isso que fazemos com Jesus...
Tomemos nosso capacete e marchemos, com um novo entendimento, com a conversão, o abandono do pecado, a mudança de vida, para que haja cura em todo o povo de Deus ( Mt 13,10-17)!