ESTUDOS > Frentes de oposição
O MILAGRE 3
ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
“JESUS É O SENHOR”
Rua Aquidaban, 731 – Vl. Mendonça-   CEP 16015-100  Fone:(018)3624-2264– Araçatuba-SP
NA INTERNET:www.jesse.com.br EMAIL: jesse@jesse.com.br
                   CONTRIBUIÇÕES:  Bco.Itaú  - agência 7158 / conta corrente00021-1
                          
 
                                    O MILAGRE DA REGENERAÇÃO
 
 
          Certa vez ouvi uma pessoa criticar o cristianismo dizendo ser este, uma religião que impõe normas a seus seguidores, impossíveis de serem alcançadas, o que gera grande culpa.      Realmente essa pessoa não conhece o amor infinito do Pai, e o estupendo milagre que Ele realiza para capacitar seus filhos a cumprir seus mandamentos. Esse milagre é o novo nascimento . Deus não trabalha com remendos. Ele quebra e faz tudo de novo. Ele não tem preguiça e nem faz nada mal feito ou pela metade. Assim é sua obra conosco. Sabemos que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. (Rm, 3,23).
            Sabemos também que como Davi afirmou de si mesmo, nascemos em pecado e em iniquidade fomos formados (Sl.50,7 ou 51,5). Somos pecadores, herdeiros do pecado, transmissores do pecado. Temos a natureza do pecado. Ninguém precisa ensinar uma criança a pecar, a ser rebelde, a desobedecer. Pelo contrário, para educar uma criança é que dá trabalho. As coisas erradas são aprendidas facilmente. Porque esta é a natureza do homem. Uma laranjeira só pode dar laranjas. Uma macieira, maçãs; e pecadores geram pecadores. Por mais que você treine uma tartaruga, jamais ela terá a velocidade da lebre; porque sua natureza não é para isso. Por mais que você tente, um tatu não conseguirá voar como águia , e nem tão pouco a águia conseguirá abrir buracos como um tatu. Cada um tem sua natureza. Assim é com o homem. Sua natureza de pecador não lhe permite andar em espírito, ter comunhão com o Pai. Que comunhão pode haver entre um Deus 3 vezes santo e o pecado? Entre as trevas e a luz?
             Deus sabia disto, que o homem nunca conseguiria cumprir a lei.
             Ele precisava capacitar o homem para isto. Mas não podia ser um remendo no espírito do homem; precisava fazer de novo. O homem precisava nascer de novo! Era necessário que houvesse uma nova natureza, uma nova “genética”, que impelisse o homem para Deus e para as coisas do espírito. Como Deus fez isto? Vejamos:
             Adão e Eva foram criados à imagem e semelhança de Deus. Satanás apareceu, usou como mensageiro a serpente, que lançou uma palavra a Eva, e colocou nela a semente do pecado, gerando a morte nela e em todos os seu descendentes. Adão passa a ser terreno, carnal. Coloca sua semente no útero de Eva, isto é na carne; e gera filhos carnais. (I Cor. l5,45-49).      
         Deus toma sua semente, Jesus, que é a Palavra, e entra na terra, para recriar o homem. Deus envia uma Palavra à Maria, que unindo-se ao Espírito Santo que à cobriu com Sua sombra, gera o filho de Deus. Agora, Jesus ao vencer a morte, o pecado, o diabo, gera filhos celestiais. A Palavra (Jesus) mais o Espírito Santo, geram uma nova vida. O Espírito é recriado, e passa a ter os “genes divinos”, passa a ter a natureza do Pai.(I Pe.1,23; Jo.3,3-8).
 
                                                                                                                                               
   
     Nesse momento no reino espiritual, são quebrados todos os laços da semente herdadas de Adão (II Cor.5,17). Seu espírito, isto é, você, está livre para seguir a Jesus e andar nEle (I Jo.3,9). A sua natureza te impele agora não para o pecado, mas para Deus.
      Você começa a ter prazer em buscar o Senhor, ir à  Igreja, ler a Palavra, cantar louvores, orar, jejuar, estar com os irmãos, participar dos Sacramentos. O seu coração se entristece com o pecado, com as obras das trevas. Algo mudou dentro de você. Não é preciso mais um esforço terrível e penoso para seguir a Deus, como seguindo a lei (religiosidade).O Espírito se move em nós e nos leva a obedecer a Deus (Rom.8,1-9).Somos filhos de Deus, com a mesma natureza do Pai. Mortos para o pecado, e vivos para Deus, herdeiros do Pai e co-herdeiros com Cristo. (Rom.8,17).
         É muito importante que compreendamos isto: que não somos os mesmos. Morremos com nosso velho homem e seus pecados. Nascemos de novo em Cristo.(Rom.7,4-6 ;6,1-7).
          Deus foi muito sábio ao dizer “nascer de novo, pois isto significa que deve haver um crescimento. Assim como a criança segundo a carne, nasce e precisa crescer, desenvolver-se, até torna-se adulto, nós também temos que crescer até chegar a “estatura de varão perfeito” (Ef.4,13). Nesse crescer, Deus nos corrige como um Pai amoroso. À medida que vamos adquirindo entendimento, Ele vai exigindo de nós, e vai-nos tratando conforme nossa “idade espiritual”.Às vezes não compreendemos como é que Deus atende a oração de uma pessoa que mal está começando na fé, e não atende a nossa que já estamos  no “grupo de crescimento”! Saiba que Ele vai requerendo que nós aprendamos a orar, a crer, a esperar. O tratamento muda.
         É importante lembrar também que o novo nascimento acontece no espírito do homem. O corpo e a alma continuam os mesmos. O corpo vai precisar de ser curado e a alma restaurada; e aí entra todo um processo de tratamento de Deus para nossa transformação.
         Enfim, é uma alegria constatar que esse grupo de remidos, nascidos de novo, forma o corpo de Cristo, a Igreja do Senhor!