ESTUDOS > Igreja
Santificação
ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA                 
                    “JESUS É O SENHOR”
Rua: Aquidaban,731 – Vl. Mendonça – Cep 16015-100 - Fone:(18)3624-2264– Araçatuba-SP
NA INTERNET:www.jesse.com.br EMAIL: jesse@jesse.com.br
                   CONTRIBUIÇÕES:  Bco. Itaú - agência 7158 / conta corrente00021-1
 
 
                                  S A N T I F I C A Ç Ã O
 
 
A-    O cristão nascido de novo, é verdadeiramente uma nova criatura. Tem um novo espírito, com nova semente. Também é um justo, através da obra de Jesus, porém sabemos que tantos cristãos tem uma vida que não condiz com sua vocação. A palavra diz que Cristo se entregou pela sua Igreja, para apresentá-la a si próprio , “sem mancha, nem ruga, mas santa e irrepreensível”. (Ef.5,26-27).
         Vamos estudar agora, o que é essa igreja santa. Paulo se refere aos membros das igrejas nas suas cartas como santos. (Ef.1,1; Rom.1,7; Fp.1,1; II Cor.1,2). Se Paulo fosse escrever a nós, faria assim: “aos santos que estão em Araçatuba”. A palavra continuamente nos exorta a ser santos- “Sede santos porque eu sou santo” (I Pe.1,16).
           Segui a santificação  sem a qual ninguém  verá o Senhor. (Hb.12,14).
           Mas o que é ser santo?
          Primeiro  é  preciso  entender que “santificação” e “santidade” são sinônimos, assim como “santificado” é  “santo”.
          A palavra  santo  tem os seguintes sentidos:
a)     Separação - quando Deus separa  uma  pessoa ou  objeto (Rom. 1,1; Dt.7,1-8; Lv.20,26) para seu serviço; Ele separa essa pessoa ou aquele objeto do uso comum e a pessoa ou objeto torna-se “santo”.
b)     Dedicação - (Ex.19,3-6; II Tm.2,21; Rm.14,18; Tg.4,8) santo é dedicado a Deus. É usado no serviço divino e dedicado a Deus por ser sua propriedade. Por ex.: Israel é uma nação santa por ser dedicada ao serviço divino, os levitas são santos por servirem no tabernáculo. Ex.: Samuel (I Sm.1,11 e 28) Sansão (Jz. 13,5).
c)     Purificação - O  caráter de Deus age  sobre  tudo o que lhe pertence. Os cristãos nascidos de novo são participantes da natureza divina; e começam uma experiência de purificação. Tudo o que é consagrado a Deus deve ser limpo. A limpeza é uma condição de santidade, mas não a própria santidade, que é primeiramente separação e dedicação. (Is.1,16; II Cor.7,1). É viver uma vida santa e justa, “digna da vocação a qual fomos chamados” (Ef. 4,1). Somos justos por decreto divino.     
            Ao crer no Senhor Jesus somos justificados, passamos a ter a sua justiça, nascemos de novo e somos “separados” para Deus; porém nossa carne continua do mesmo jeito.                    Começa então um processo de consagração, de jogar o que é velho e ter uma vida condizente com o novo estado. (I Pe.1,15).
            Quando a nação de Israel foi consagrada a Deus, este deu-lhes o levítico, um conjunto de leis que os orientaria em como deveriam viver. São regras de santidade.
 
                   
             Nós  somos  santo porque  Deus é  santo (I Pe.1,15-16), Ele  nos  comunica sua santidade, através da fé em Cristo, “aos santificados em Cristo Jesus” (I Cor.1,2), porém somos chamados pela consagração do batismo (Rm.6,1-4) a ter uma vida pura (Ef.4,1-32; 5,1-20; Col.3,5-15; I Tes. 4,1-12).
             Através deste crescimento em santidade, vamo-nos tornando mais e mais semelhantes a Deus, de maneira a revelá-lo ao mundo. Ao apartarmo-nos do mal, tornamo-nos uma canal limpo, por onde o Espírito Santo pode fluir sem barreiras. Assim também o inimigo não encontra brecha para agir em nossa vida.
              Não devemos esquecer, que a obediência à vontade de Deus a às ordenanças, atrai benção para nossa vida, enquanto que a desobediência, nos afasta do Senhor, entristece o Espírito Santo, embrutece o nosso coração, cauterizando nossas consciências, de maneira a permitir que Satanás nos engane e atraia sobre nós as conseqüências do pecado. (Dt.26.16-19; 28,1 e 15).
d)        Serviço - A palavra  santo  expressa a  aliança  entre Deus  e seu  povo. Nesse relacionamento, servir a Deus significa ser sacerdote. Pelo sangue da aliança, tornamo-nos sacerdócio real (I Pe.2,9.5), oferecemos sacrifícios de louvor (Hb. l3,l5) e nos dedicamos como sacrifícios vivos sobre o altar (Rm. 12,l).
              O serviço é elemento essencial da santificação, pois é assim que pertencemos a Ele, isto é, como adoradores que lhe prestam serviço. Paulo entendia isso (At.27,23). A santificação envolve ser possuído por Deus e servir a Ele, onde Ele o desejar, da maneira como Ele nos chamar e da forma que Ele determinar. É uma disposição incondicional.                                    “Quem lança mão do arado e olha para trás não é digno de mim” disse Jesus. (Lc.9,62) .  Devemos  nos despir de todo preconceito e tradição na idéia que temos de servir. “Ah! eu queria tanto tocar e cantar na igreja! Comprei violão ou teclado e agora vou insistir nisto; ou então “Ah! como eu queria ter o dom de curar ou de pregar para multidões! E começa a buscar as coisas que acha bonito, que tem vontade de fazer, sem se preocupar se esta é a vontade de Deus. Quando existe um chamado para onde realmente se precisa, cadê a disposição? Quantas pessoas Deus tem chamado para serem intercessoras e que não estão ouvindo este chamado... E nas pequenas coisas também, como ajudar a olhar das crianças, ajudar arrumar o som e outras coisas que não aparecem mas que são tão importantes. O Senhor diz: “fiel no pouco, fiel no muito” (Lc.16,10). Quem não é fiel nas pequenas atribuições que o Senhor lhe dá, não precisa esperar receber grandes chamados.
             Quantas pessoas já buscaram o Senhor para saber onde o Senhor a tem chamado?
             Quantas se oferecem  para servir na oração aos enfermos, nas visitas aos doentes, no trabalho com crianças, com presos, ou aconselhamento? Será que o Senhor não tem chamado nenhum para essas vidas? (Js. 22,5; Sl. 2,11; Rm.12,11)
 
B-                   M E I O S   D E   S A N T I F I C A Ç Ã O
 
             O Senhor estabeleceu três maneiras pelas quais somos santificados.
1) O SANGUE DE JESUS - dá-nos a santificação absoluta, quanto a nossa posição perante Deus. É uma obra acabada, pronta, que permite ao pecador arrependido estar diante de Deus  (Hb. 13,12; 10,10 e 14; I Jo.1,7; Hb 10, 19-22; Ex 12, 23).
2)   O ESPÍRITO SANTO - opera  internamente,  transformando  o  nosso homem interior
 (I Cor. 6,11;  I Pe. 1,1-2; Is 32, 14-18; Is 44, 1-5; Ez 36, 24-28).                                                                                              
3)PALAVRA - (Jo.17,17; 15,3) é um  meio externo  e prático,  que  diz respeito ao comportamento do cristão. Ela desperta-nos para compreendermos nossa insensatez.
          Com o arrependimento, há uma purificação pela Palavra. Quando um sacerdote era consagrado para o ministério, recebia um banho sacerdotal completo, que nunca se repetia. Era feito uma vez para sempre, Todos os dias porém, ele tinha que lavar as mãos e os pés.               Nós também fomos regenerados de uma vez por todas, mas precisamos de uma limpeza diária, conforme nos foi mostrado na Palavra de Deus (Tg.1,22-25).
             Esses pois são os métodos ensinados pelo Senhor para tratarmos com a carne.
             A libertação do poder da carne vem por meio da fé na expiação (sangue de Jesus) e na entrega ao Espírito Santo. Vale lembrar que Deus olha a Igreja como um todo. É  o corpo de Cristo. Não adianta ter alguns membros limpos e outros sujos, se alguém aparece diante de nós com os pés e as mãos imundas , e o resto limpo, vamos dizer, nossa, como o fulano está sujo! O cheiro passa para todo  o corpo.  Uma axila mal cheirosa, um pé com chulé, já basta para afastar qualquer um do corpo todo.
              O Senhor ilustra bem isto em (Js.6,16-18 e 7,1). Um homem; Acã, pecou desobedecendo a Deus, e todo povo foi prejudicado. Temos que ter essa consciência. O meu pecado barra a benção, não só minha, mas de todo o povo. Que Deus nos abençoe pela ação do Espírito Santo e que possamos ser inteiramente renovados.
                Vamos  deixar  aqui o  significado de algumas palavras de difícil compreensão, de maneira a nos ajudar a entender os pecados da carne.
            CONCUPISCÊNCIA:  desejo carnal de bens ou gozo materiais
            TORPEZA: procedimento indigno
            CHOCARRICE:  piadas  indecentes, picantes ou  maliciosas,  gozações e    zombarias de mal gosto. 
            FORNICAÇÃO:  ato de fornicar (praticar o coito)
            LUXURIA: incontinência animal, libertinagem, sensualidade.

            AVAREZA: apego demasiado e sórdido ao dinheiro, mesquinhez.