ESTUDOS > Jesse Criança 2015
3 Jacó - Jacó reencontra Esaú
    ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
Rua Aquidaban, 731 -  Vila Mendonça-  fone: (18) 3624-2264 - Araçatuba-SP
2015 – 3ª AULA – AGOSTO – JACÓ REENCONTRA ESAÚ
 
ALVO:Mostrar a riqueza e a importância do perdão.
PARA TIAS E TIOS:Gn32-33.
VERSÍCULO PARA DECORAR:“Basta-me ter achado graça aos olhos do meu Senhor” (Gn 32,15c).
CANTO:- Eu preciso de você (Faixa 13)
              - Dentro de Mim (Faixa 38)
APRESENTAÇÃO DA AULA:-Vocês se lembram o que aprendemos na última aulinha, crianças? Isso mesmo! Vimos que Jacó trabalhou muito para Labão, se casou, teve uma família grande e tinha agora seu próprio rebanho, seus próprios empregados, escravos, camelos, bois, cabras. E então, pegou tudo o que tinha e partiu para a terra de seu pai com sua família.
Mas só tinha um problema, crianças... vocês se lembram do que ele fez com seu irmão Esaú? Ele ficou com a bênção de filho mais velho em seu lugar. Esaú tinha ficado bravo com ele. E agora, crianças? Como será que ele ia receber Jacó de volta?Vocês já magoaram alguém e depois ficaram com medo de falar com essa pessoa? Como foi?
Vocês querem saber o que aconteceu com Jacó e Esaú? Vou contar para vocês.Jacó mandou alguns mensageiros irem na sua frente e avisarem Esaú que ele estava indo e que gostaria de ser recebido por ele em paz. Mas os mensageiros voltaram e disseram que Esaú estava vindo encontra-lo com quatrocentos homens contra ele. Jacó ficou com muito medo de que Esaú matasse a ele, sua família, seus empregados e escravos. Então, teve um plano e pensou “Vou mandar alguns presentes para o meu irmão, quem sabe assim ele me perdoa”. Então, Jacó dividiu seus homens em 2 turmas. E mandou os servos levarem os presentes primeiro:  ovelhas, cabras, bois, camelos, vacas, touros e jumentos.
Jacó orou para que Deus o protegesse, como havia prometido, que não deixasse ele e sua família morrerem, pois já tinha recebido de Deus mais do que merecia, tinha muitos bens, mas sua família valia muito para ele. 
Assim, seguiram viagem. E no caminho, Jacó encontrou um anjo e pediu para o anjo abençoá-lo. Jacó lutou com o anjo a noite toda para receber a bênção. O anjo mudou o nome de Jacó para Israel, pois ele lutou com Deus até conseguir a bênção. E foi assim que nasceu o povo de Deus, que até hoje é chamado de Israel. Depois de ter recebido a bênção, Jacó continuou viagem. Quando viu Esaú, Jacó partiu na frente e se curvou sete vezes em sinal de respeito. E sabem o que aconteceu?
Esaú correu para encontra-lo, abraçou-o e beijou-o e os dois começaram a chorar. Foi assim que aconteceu o perdão, assim fizeram as pazes. Nem precisou que falassem nada.
Esaú nem queria aceitar os presentes que Jacó mandou, pois Esaú também já tinha muitas coisas, tinha um grande rebanho também. Mas aceitou de tanto Jacó insistir.
Esaú queria deixar alguns empregados dele para ajudar Jacó com a mudança, mas Jacó estava tão agradecido por ter sido bem recebido, que disse “Basta-me ter encontrado graça aos olhos do meu Senhor”. Ele estava agradecido pela bênção de Deus, pelo perdão do seu irmão e apenas isso bastava, não precisava ganhar mais nada.
Como o perdão é lindo, não é mesmo, crianças? Assim precisamos também perdoar nossos irmãos e amigos. Porque não há nada melhor que o perdão. Já pensou como seria ruim perder uma amizade por causa de uma coisa boba ou então ficarmos sem falar com um irmão por causa de algo que aconteceu há muito tempo? Não vamos perder tempo, crianças, se precisam perdoar ou pedir perdão para alguém, façam como Jacó, peçam ajuda de Deus, peçam a bênção de Deus e corram para abraçar essa pessoa. Vamos pedir para Deus nos ajudar?
 
ORAÇÃO:-Pai querido, como é lindo o perdão! Quero pedir que o Senhor sempre me ajude a perdoar as pessoas que me magoam. Peço também, Senhor, que as pessoas que eu magoei possam me perdoar. Assim também, Deus amado, que o Senhor perdoe sempre os meus pecados e me dê a sua bênção. Amém!
 
Atividade:Colorir desenho