ESTUDOS > Jesse Criança 2015
4 José - Os sonhos de José
    ASSOCIAÇÃO JESSE DE ARAÇATUBA
Rua Aquidaban, 731 -  Vila Mendonça-  fone: (18) 3624-2264 - Araçatuba-SP
2015 – 4ª AULA – AGOSTO –OS SONHOS DE JOSÉ
 
ALVO: Ensinar para as crianças que Deus também fala conosco através dos sonhos.
 
PARA TIAS E TIOS:Gn 37
 
VERSÍCULO PARA DECORAR:“o sol, a lua e onze estrelas prostravam-se diante de mim” (Gn 37, 9b)
 
CANTO:-O Barquinho (Faixa 62)
 
APRESENTAÇÃO DA AULA:- Quem se lembra da última aulinha? Sobre o que falamos mesmo? Muito bem! Terminamos de ouvir a história da vida de Jacó e também como Deus usou da vida de Jacó para abençoar toda a humanidade.
Muito bem! Vocês aprenderam que Jacó teve 12 filhos e que quando ele estava voltando para terra de Canaã com sua família, Deus mudou o nome dele para Israel! Pois Deus o amava muito e havia prometido abençoá-lo para sempre através dos filhos, netos, bisnetos, tataranetos e etc. Ou seja, através da bênção que Deus deu à Jacó, todos nós também somos abençoados!
Hoje, vamos aprender sobre a história de um dos filhos de Israel. Ele era o filho mais novo e se chamava José.
José era muito obediente aos pais e ajudava Israel a cuidar dos rebanhos da família, por isso, Israel amava seu filho José mais do que qualquer outro filho, pois era sempre José que estava ao lado dele. Crianças, isso não significa que Jacó não amava os outros filhos, neh! Ele apenas gostava muito de José, pois ele era mais próximo dos pais.
Certo dia, quando José tinha 17 anos, Israel mandou que fizessem uma roupa muito linda para José. A roupa foi feita com tecidos lindos e de cores alegres. Quando José recebeu o presente do pai, ele ficou muito alegre e agradecido, mas os outros 11 irmãos de José ficaram com ciúme, por isso começaram a odiar José e ter inveja de tudo o que Israel fazia para José. Que triste, não é mesmo, crianças? Os próprios irmãos de José tinham ódio dele, sem que ele fizesse nada para merecer isso.
Um dia, José teve um sonho durante a noite. Ele sonhou que estava na colheita de trigo junto com seus 11 irmãos e que cada um deles estava amarrando os trigos que haviam colhido, então, de repente o trigo amarrado por José ficou de pé e os trigos amarrados pelos 11 irmãos ficaram curvados diante do de José como se estivessem curvados diante de um rei. Os irmãos dele disseram: “Então você quer dizer que vai reinar sobre nós? Que será o nosso rei e que nós deveremos te obedecer? ” Depois disso, os irmãos de José ficaram com mais raiva ainda por causa do que ele tinha dito sobre o sonho.
Depois de alguns dias, José teve outro sonho. Desta vez ele tinha sonhado que o sol, a lua e mais onze estrelas havia se curvado diante dele. Então, José contou esse sonho para seus pais e os irmãos.
Israel, pai de José, exclamou: “Será que esse sonho quer dizer que um dia nós e seus irmãos iremos nos curvar diante de ti?”
Imediatamente seus irmãos ficaram com mais raiva de José, no entanto, Israel, seu pai, ficou pensando sobre o que o sonho significava.
Certo dia, Israel chamou José e pediu para que ele fosse até o campo para ver se estava tudo bem com os irmãos que estavam pastoreando os rebanhos dele. José então, vestiu a linda roupa que havia ganhado do pai e foi ao encontro dos irmãos. Chegando lá, seus irmãos fizeram uma armadilha para pegar José, pois eles ainda estavam zangados e com muito ciúme.
Quando José se aproximou eles o agarraram, arrancaram dele a roupa que o pai havia mandado fazer e depois jogaram José num poço que estava vazio. Depois disso eles sentaram para comer.
Pouco antes do entardecer do dia, passaram por eles um monte de pessoas que moravam no Egito e que estavam em viagem de volta para lá. Então os irmãos de José venderam ele para essas pessoas como se ele fosse um escravo. Eles o venderam por 10 moedas de prata.
Então, José foi levado para o Egito como um escravo pelos homens que estavam viajando. Que coisa mais triste, não é mesmo crianças? Já pensou como José ficou triste ao ver o que os irmãos tinham feito com ele?
Para que Israel não ficasse bravo com os irmãos de José, eles mataram um cabrito e mancharam a roupa de José com o sangue e então levaram para Israel dizendo que José havia sido devorado por um animal na floresta.
Quando Israel viu a roupa de José toda suja de sangue e ouviu o que seus 11 filhos disseram sobre José, ele vestiu roupas de saco (que naquela época significada a mesma coisa de vestir roupa preta quando morre alguém que se ama) e chorou muito por vários dias.
Mal sabia Israel, que seu filho José estava vivo e que vivia como um escravo no Egito.
Crianças, vocês verão nas próximas aulinhas que José se tornou uma pessoa muito importante no Egito. Ele se tornou a pessoa mais respeitada pelo Faraó, pois ele sonhava as coisas que iriam acontecer no Egito e também explicava ao Faraó o que significavam aqueles sonhos.
Crianças, com essa história de José, podemos aprender que Deus também fala conosco através dos sonhos. Ás vezes, quando Deus quer revelar alguma coisa para nós, ele nos mostra através dos nossos sonhos ou de outras pessoas.
No caso de José, Deus estava revelando que ele seria uma pessoa muito grande e respeitada, como aconteceu com ele no Egito.
Já aprendemos em outras histórias que Deus fala conosco por meio dos sonhos. Por exemplo, o velho Simeão, quando Deus revelou a ele em sonho que antes que morresse ele veria com os próprios olhos o Messias, que era Jesus. José, o pai de Jesus, recebeu de Deus as orientações sobre o que fazer quando Maria estava grávida através dos sonhos. João, o evangelista, sonhou com todas as coisas que ele escreveu no livro de Apocalípse.
Já pensou, crianças, que maravilha que é ouvir a vós de Deus nos nossos sonhos? Isso não seria demais?
Por isso, crianças, devemos acreditar nos sonhos que Deus nos dá. Muitas vezes ele usa dos nossos sonhos para revelar alguma coisa para nós. Isso já aconteceu com vocês? Vamos partilhar? (DEIXAR QUE AS CRIANÇAS PARTILHEM).
Muito bem! Vamos agora orar e pedir que o Espírito Santo de Deus use dos nossos sonhos para falar conosco.
 
ORAÇÃO:-Senhor Jesus, obrigado por nos mostrar que é possível ouvir a sua voz através dos nossos sonhos. Queremos pedir que o Senhor falei conosco sempre, para me ajudar a ser uma criança melhor, me ensinando como devo ser e o que devo fazer. Envia sobre a minha vida o Seu Espírito Santo para que eu possa entender os sonhos que o Senhor me dá. Amém.
 
BRINCADEIRA:-Um sonho muito louco.
O tio deverá separar vários objetos diferentes e guardá-los numa caixa. Em cada rodada uma criança deve ser escolhida para começar a contar sobre um sonho que ela já teve. Enquanto a criança vai contando, o tio retira um objeto da caixa e mostra para todos. A criança que está contando o sonho deverá incluir esse objeto na sua narrativa. Mas não pode ser de forma isolada, o objeto deve ser inserido no contexto da história que está sendo contada.
 
Atividade:
Colorir desenho